Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica

Especialização

Em Salvador

R$ 7.560

Descrição

  • Tipologia

    Especialização

  • Local

    Salvador

  • Duração

    24 Mêses

Especializar profissionais para uma atuação psicopedagógica na instituição escolar e na clínica, dotando-os de instrumental teórico e técnico, capaz de permitir-lhes compreender e acompanhar, na dinâmica de aprendizagem - podendo aí intervir - como se articulam as dimensões social, cognitiva e desiderativa, constitutivas de ser cognoscente. Dirigido a: O curso destina-se a profissionais de nível superior, da área das ciências humanas, que possam comprovar o interesse e/ou atuação em ocupações assemelhadas com a prática psicopedagógica.

Instalações

Localização

Início

Salvador (Bahia)
Ver mapa
Av. Oceânica, Nº 2717, Bairro Ondina, 40170-010

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Explicitar as razões que levam a FACULDADE SOCIAL DA BAHIA a propor, dentre seus cursos, uma especialização voltada para profissionais interessados numa atuação psicopedagógica na instituição escolar e na clínica, obriga a esclarecer em que contexto histórico-cultural a própria Faculdade define seu papel institucional.

Dar conta dessa tarefa, hoje, é impossível sem considerar a necessária relação entre pós-modernidade, globalização e educação. Pois a cultura da globalização, posta a serviço dos interesses do neoliberalismo - sendo esta a ideologia prevalecente na pós-modernidade - impõe a força de uma lógica ao processo de construção das políticas sociais, particularmente, as educacionais. Na lógica de mercado da cultura globalizada, a educação é produto a ser consumido de acordo com as competências requeridas pelas leis desse mercado.

Nesse modelo de funcionamento, as instituições formadoras de recursos humanos, e as universitárias, particularmente, vêem-se obrigadas a propor seus programas na consideração desses valores político - ideológicos, sem se submeterem, porém, aos aspectos restritivos de uma ordem que, ainda, se orienta pela teoria do capital humano.

Na definição de seu programa de formação, a Faculdade Social tem assumido uma postura crítico - reflexiva, buscando estratégias que minimizem os efeitos perversos do modelo neoliberal. No caso do Curso de Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica, ora proposto, o próprio objetivo explicitado já mostra a preocupação norteadora do processo no qual acredita-se indissociável a articulação entre aprendizagem e dinâmica de subjetivação. Ou seja, o profissional em formação deverá saber que a atuação do psicopedagogo na escola ou na clínica tem como ponto de partida um sujeito - que é o sujeito da aprendizagem - o qual, em seu processo de aprender, mobiliza, ao mesmo tempo, três dimensões que lhes são constitutivas: a social, a cognitiva e a desiderativa.

A abordagem sobre a dimensão social da educação, destacando os componentes sociais que interferem na construção do objeto de conhecimento, será feita desde o estudo sobre a definição do objeto da psicopedagogia e da história do processo de constituição dessa nova área de saber, até as formulações introduzidas a partir da psicologia social.
A dimensão cognitiva será considerada mediante o estudo da epistemologia piagetiana, com os acréscimos que foram feitos ao interacionismo pela teoria vigotskyana, ressaltando-se a importância da dimensão social no processo de construção do conhecimento.

É forçoso dizer que a proposta se afasta, sistematicamente, de qualquer tentativa de psicologização do processo, na medida em que a forte influência da contribuição psicanalítica responde à necessidade de transpor a dimensão meramente cognitiva no trato da dinâmica de construção do conhecimento e de seus desvios, valorizando também a dimensão desiderativa que a sustenta, no propósito de enxergar a educação para além do registro de simples formadora de recursos para a estrutura produtiva.

Trata-se de ver, no Curso de Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica, delineado nesta proposta, a decisão da Faculdade de ultrapassar a perspectiva formadora de profissionais da educação, considerados como meros instrumentos de sustentação da ordem neoliberal, inserindo-se no quadro de projetos inovadores que visam contribuir para a instauração de uma sociedade mais democrática, mais igualitária, mais consciente de sua identidade.

Objetivo Geral do Curso:
Especializar profissionais para uma atuação psicopedagógica na instituição escolar e na clínica, dotando-os de instrumental teórico e técnico, capaz de permitir-lhes compreender e acompanhar, na dinâmica de aprendizagem - podendo aí intervir - como se articulam as dimensões social, cognitiva e desiderativa, constitutivas de ser cognoscente.

Objetivos Especificos do Curso:

Orientar a concepção e a prática de uma modalidade de diagnóstico psicopedagógico escolar e clínico, a partir de uma forma de "escuta" dos alunos e dos demais envolvidos na práxis pedagógica.

Acompanhar a elaboração e a execução de projeto psicopedagógico escolar, concebido a partir de diagnóstico, contendo medidas preventivas e/ou corretivas, na dependência da situação representada.
Discutir a questão da especificidade da Psicopedagogia Clínica e sua articulação com outras áreas do conhecimento, destacando a importância do trabalho interdisciplinar.

Identificar as etapas da intervenção na clínica psicopedagógica, com destaque para o diagnóstico e o tratamento na clínica de orientação psicanalítica.

Demonstrar domínio quanto aos fundamentos da psicopedagogia, expresso, concretamente, na capacidade de acompanhar o processo de produção do conhecimento escolar, em sua estreita articulação com a dinâmica escolar.


Disciplinas do curso
Disciplina
CH

Fundamentos da Prática Psicopedagógica
60

Psicologia Social e Prática Psicopedagógica
32

Psicomotricidade e Prática Psicopedagógica
32

Epistemologia e Construção do Conhecimento
32

Psicanálise e Psicopedagogia
32

Metodologia da Pesquisa Científica
32

Linguagem e Prática Psicopedagógica
32

Conhecimento Lógico Matemático e Prática Psicopedagógica
32

Seminário I: Inclusão e Psicopedagogia
20

Seminário II: Fundamentos da
Neurologia e Prática Psicopedagógica
24

Métodos e Técnicas da Prática Psicopedagógica Clínica
40

Métodos e Tecnicas da Psicopedagogia Escolar
32

Estágio Supervisionado de Psicopedagogia Escolar
100

Estágio Supervisionado de Psicopedagogia Clínica
100

TCC
44

















Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica

R$ 7.560