Especialização em Educação Inclusiva

Faculdade Social
Em Salvador

R$5.670
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  • Especialização
  • Salvador
  • Duração:
    18 Mêses
Descrição

Oferecer subsídios para compreensão do processo e das articulações entre os variados aspectos que constituem a Educação Inclusiva - o aluno, a escola e a família, por meio de conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para o aprimoramento de profissionais que buscam a melhoria no processo ensino-aprendizagem, e no desempenho escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais.
Dirigido a: Pedagogos, educadores e profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar na área de educação inclusiva.

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Instalações e datas

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Salvador
Av. Oceânica, Nº 2717, Bairro Ondina, 40170-010, Bahia, Brasil
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Programa

O propósito fundamental que orienta a elaboração do curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva é a preparação do educador para responder aos desafios desta modalidade educativa no âmbito do ensino regular, conforme aconselha as atuais diretrizes normativas do MEC (Ministério da Educação e Cultura) fundamentadas na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e na Declaração de Salamanca de 1994.
Este curso é o encontro entre teoria e prática, dimensões indissociáveis do conhecimento, em particular, do saber educativo que deve ser enfrentando a partir do debate que transcenda os modismos de ocasião. Neste sentido, o curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva se propõe a dialogar com as ciências que apresentam ao educador referenciais teóricos-metodológicos e boas práticas na educação e, especialmente, na educação inclusiva como parte integrada da educação regular contrariando antigas idéias que a colocam a margem do processo educativo ordinário.

Objetivos do curso:

Oferecer subsídios para compreensão do processo e das articulações entre os variados aspectos que constituem a Educação Inclusiva - o aluno, a escola e a família, por meio de conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para o aprimoramento de profissionais que buscam a melhoria no processo ensino-aprendizagem, e no desempenho escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais.

Objetivos Específicos:

· Discutir e analisar a política brasileira para a educação inclusiva;

· Identificar o processo de exclusão educacional do portador de necessidades educacionais especiais no contexto da diversidade social;

· Aplicar pressupostos teóricos da prática educativa na área de educação inclusiva;

· Discutir a construção do conhecimento e a diversidade na aprendizagem;

· Aprofundar o conhecimento das características de aprendizagem de indivíduos com necessidades educacionais especiais, criando condições para educador propor ações nas áreas das deficiências, das altas habilidades e das dificuldades de aprendizagem.


Diferencial:

O projeto de curso define a forma de resposta da Faculdade Social a uma demanda específica na formação de profissionais preparados para identificar as concepções e práticas equivocadas emanadas da evolução conceitual e da definição de políticas para a
Educação Inclusiva.
Desta forma, o curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva pretende ser um espaço de produção de conhecimento sobre o novo momento da educação regular através da preparação e da reflexão dos educadores acerca da educação como um fenômeno desafiante, rico e em constante transformação dada a sua complexa natureza.


Disciplinas:

Disciplina
CH

MÓDULOS

Fundamentos da Educação Inclusiva: Perspectiva Histórica, Abordagens e Tendências
20

Legislação e Políticas Públicas em Educação Especial no Brasil
20

Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
40

Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem
40

O Currículo e o Projeto Pedagógico na Diversidade
32

Metodologia da Pesquisa Científica
36

SUBTOTAL
188


SEMINÁRIOS TEMÁTICOS:


Estimulação Precoce e Educação Infantil
16

Deficiência Intelectual no Cotidiano Escolar
20

Deficiências Visuais no Cotidiano Escolar
20

Deficiências Auditivas no Cotidiano Escolar
20

Deficiências Motoras no Cotidiano Escolar
20

Transtornos Globais do Desenvolvimento (autismo e síndromes associadas) no Cotidiano Escolar
20

Altas Habilidades/Superdotação no Cotidiano Escolar
20

A Informática e a Tecnologia Assistiva Aplicadas a Educação Inclusiva
12

Introdução às Linguagens: Libras, Braille, e Comunicação Alternativa
24

A Família na Educação Inclusiva
16






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