Especialização em Educação Inclusiva
Especialização
Em Salvador
Descrição
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Tipologia
Especialização
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Local
Salvador
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Duração
18 Mêses
Oferecer subsídios para compreensão do processo e das articulações entre os variados aspectos que constituem a Educação Inclusiva - o aluno, a escola e a família, por meio de conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para o aprimoramento de profissionais que buscam a melhoria no processo ensino-aprendizagem, e no desempenho escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais. Dirigido a: Pedagogos, educadores e profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar na área de educação inclusiva.
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Opiniões
Programa
Este curso é o encontro entre teoria e prática, dimensões indissociáveis do conhecimento, em particular, do saber educativo que deve ser enfrentando a partir do debate que transcenda os modismos de ocasião. Neste sentido, o curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva se propõe a dialogar com as ciências que apresentam ao educador referenciais teóricos-metodológicos e boas práticas na educação e, especialmente, na educação inclusiva como parte integrada da educação regular contrariando antigas idéias que a colocam a margem do processo educativo ordinário.
Objetivos do curso:
Oferecer subsídios para compreensão do processo e das articulações entre os variados aspectos que constituem a Educação Inclusiva - o aluno, a escola e a família, por meio de conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para o aprimoramento de profissionais que buscam a melhoria no processo ensino-aprendizagem, e no desempenho escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais.
Objetivos Específicos:
· Discutir e analisar a política brasileira para a educação inclusiva;
· Identificar o processo de exclusão educacional do portador de necessidades educacionais especiais no contexto da diversidade social;
· Aplicar pressupostos teóricos da prática educativa na área de educação inclusiva;
· Discutir a construção do conhecimento e a diversidade na aprendizagem;
· Aprofundar o conhecimento das características de aprendizagem de indivíduos com necessidades educacionais especiais, criando condições para educador propor ações nas áreas das deficiências, das altas habilidades e das dificuldades de aprendizagem.
Diferencial:
O projeto de curso define a forma de resposta da Faculdade Social a uma demanda específica na formação de profissionais preparados para identificar as concepções e práticas equivocadas emanadas da evolução conceitual e da definição de políticas para a
Educação Inclusiva.
Desta forma, o curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva pretende ser um espaço de produção de conhecimento sobre o novo momento da educação regular através da preparação e da reflexão dos educadores acerca da educação como um fenômeno desafiante, rico e em constante transformação dada a sua complexa natureza.
Disciplinas:
Disciplina
CH
MÓDULOS
Fundamentos da Educação Inclusiva: Perspectiva Histórica, Abordagens e Tendências
20
Legislação e Políticas Públicas em Educação Especial no Brasil
20
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
40
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem
40
O Currículo e o Projeto Pedagógico na Diversidade
32
Metodologia da Pesquisa Científica
36
SUBTOTAL
188
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS:
Estimulação Precoce e Educação Infantil
16
Deficiência Intelectual no Cotidiano Escolar
20
Deficiências Visuais no Cotidiano Escolar
20
Deficiências Auditivas no Cotidiano Escolar
20
Deficiências Motoras no Cotidiano Escolar
20
Transtornos Globais do Desenvolvimento (autismo e síndromes associadas) no Cotidiano Escolar
20
Altas Habilidades/Superdotação no Cotidiano Escolar
20
A Informática e a Tecnologia Assistiva Aplicadas a Educação Inclusiva
12
Introdução às Linguagens: Libras, Braille, e Comunicação Alternativa
24
A Família na Educação Inclusiva
16
Especialização em Educação Inclusiva