Equipes de Alto Desempenho

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

Em um ambiente global, a inovação, a aprendizagem, a integração e a sinergia entre as pessoas são fundamentais para a construção de organizações eficazes e alinhadas às necessidades dos seus clientes. Com este foco, o presente treinamento visa ao aperfeiçoamento de gestores e membros de equipes que buscam esta sinton..
Dirigido a: Gerentes e líderes de equipes de empresas privadas e instituições públicas.

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Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Rosa Porto

Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Gestão de Pessoas

Apresentação

Em um ambiente global, a inovação, a aprendizagem, a integração e a sinergia entre as pessoas são fundamentais para a construção de organizações eficazes e alinhadas às necessidades dos seus clientes.

Com este foco, o presente treinamento visa ao aperfeiçoamento de gestores e membros de equipes que buscam esta sintonia, por meio da percepção do papel estratégico do trabalho em equipe e do papel do líder na construção e manutenção de equipes de alto desempenho, ampliando a compreensão dos participantes para o domínio pessoal e para o impacto da troca de experiências e conhecimentos na capacidade produtiva da equipe.

A Quem se Destina

Gerentes e líderes de equipes de empresas privadas e instituições públicas.

Resultado para a Organização

Contar com gestores conscientes da importância do seu papel para o desenvolvimento de equipes de elevado desempenho.

Resultados para os Participantes

  • Conscientização da força da liderança e da equipe de trabalho para a transformação da organização em uma organização de aprendizagem, com foco no capital humano e na concretização de sua missão, visão e valores.
  • Conhecimento do processo de construção de uma equipe, suas etapas, dificuldades encontradas e o estilo de liderança e poder a ser adotado em cada uma delas.
  • Aquisição de um estilo de liderança para a maximização do potencial das equipes e aprendizagem coletiva: o coaching

    de desempenho.
  • Utilização da inteligência emocional para obter a real sinergia das equipes de trabalho.
  • Exercício do papel da liderança no alinhamento e motivação e comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais.
  • Alcance de metas individuais e metas de equipe, por meio do entendimento e vivência dos seus fatores motivacionais.
  • Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na assertividade, por meio do auto-conhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal.
  • Avaliação de resultados em equipes por meio de um estilo de comunicação assertiva e baseada em objetividade, clareza, estilos de conversação, saber ouvir e feedbacks.
  • Entendimento e vivência dos princípios do coaching de desempenho, por meio do desenvolvimento de comportamentos assertivos e da utilização de ferramentas de comunicação específicas do coaching.


Conteúdo Programático

  • Alinhamento e conscientização da visão para a equipe

    • A construção e o compartilhamento de uma visão.
    • Definição de metas alinhadas à visão.
    • O papel do líder em significar uma visão.
  • Motivação humana e desenvolvimento dos potencias da equipe

    • O papel do líder educador e o capital humano da equipe.
    • Motivação e significação da visão.
    • O líder coach focado em metas para assegurar desempenho motivado.
    • Técnicas de motivação e comprometimento.
  • Relacionamento e comunicação interpessoal

    • Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade nas relações de trabalho.
    • Comunicação interpessoal: fatores de influência, decodificação da mensagem, ruídos na comunicação.
    • Técnicas e ferramentas de comunicação interpessoal: escuta ativa, paráfrase, estilos de conversação, feedback e abertura.
    • Construção de feedbacks: aplicação em casos reais.
  • Coaching para promoção de ganhos no desempenho

    • Avaliando os "gaps" motivacionais/de competências na equipe: aplicação de instrumento diagnóstico.
    • Técnicas de coaching de liderança: questionamento socrático, escuta ativa e diálogo.
    • Exercícios práticos e casos reais.


Metodologia

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.

Referencial Teórico

Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: modelos de aprendizagem organizacional de Peter Senge; contextualização de organizações modernas de Peter Drucker; aspectos de psicologia organizacional dos autores Silvia Vergara, Robbins & Finley, Edgar Schein, Chris Argyris; conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman Como referenciais para a abordagem de trabalho em equipe, os autores de referência são: Katzenbach, Minicucci e Byham. Como base instrumental são adotados instrumentos de avaliação de desenvolvimento de equipe desenvolvidos com base na abordagem de Fela Moscovici e Edina Bonsucesso; como exercícios e abordagem teórica em coaching são adotados os referenciais de Rhandy di Stefano.

Rosa Porto

  • Mestre em Engenharia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt- terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute.
  • Professora da FGV - Fundação Getúlio Vargas / Rj, FDC - Fundação Dom Cabral - FDC e da UCAM - Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA.
  • Consultora e professora na área de desenvolvimento humano, liderança e qualidade de vida, atuou em inúmeros programas pra empresas privadas e instituições públicas, em diversos programas das áreas comportamental e gerencial.
  • Desenvolveu sua carreira profissional na PETROBRAS, nas áreas técnica, gerencial e de Recursos Humanos (Universidade Corporativa).
  • É professora e consultora do IDEMP

    - Instituto de Desenvolvimento Empresarial.



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