Engenharia de Telecomunicações

UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo
Em Colatina

R$46.560
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Colatina
  • Duração:
    10 Semestres
Descrição

O Curso de Engenharia de Telecomunicações do UNESC tem como função primordial preparar profissionais de formação generalista, que atua com materiais elétricos e eletrônicos; de medição e controle elétrico e eletrônico; sistemas de comunicação e telecomunicações com e sem fio; redes de comunicação e satélite. Estuda, projeta e especifica matérias, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Colatina
Av. Fioravante Rossi, 2930, Bairro Martinelli, Colatina-Es, Cep:29.703-900, 29.703-900, Espírito Santo, Brasil
Ver mapa

Programa

O Curso de Engenharia de Telecomunicações do UNESC tem como função primordial preparar profissionais de formação generalista, que atua com materiais elétricos e eletrônicos; de medição e controle elétrico e eletrônico; sistemas de comunicação e telecomunicações com e sem fio; redes de comunicação e satélite. Estuda, projeta e especifica matérias, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos, eletrônicos, eletromecânicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de áudio/vídeo e de telecomunicações. Planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas e instalações de telecomunicações, equipamentos, dispositivos e componentes, sistemas e equipamentos de comunicação interna, externa, celular e satélite, redes de comunicação, cabeamento interno, externo e estruturado de rede lógica, sistemas irradiantes, de radiodifusão, radar e sistemas de posicionamento e de navegação. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. No UNESC, o aluno terá acesso a completos laboratórios, orientações para estágios, trabalhos de conclusão de curso, atividades complementares, entre outras, as semanas acadêmicas com palestras e debates constantes, visando, com isso, aliar teoria, prática e conhecimento da atividade para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas: profissionais e cívicas.



Duração: 10 períodos



Título conferido: Engenheiro de Telecomunicações



Horário: Noturno



Principais atividades:

* Desenvolve e implanta redes de telecomunicações. Com sólida formação na área elétrica e eletrônica, ele cria, planeja e constrói aparelhos e equipamentos utilizados nas telecomunicações e dá manutenção aos sistemas e redes implantados. Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. De seu trabalho depende toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão.


Áreas de atuação

* O engenheiro de telecomunicações é habilitado para trabalhar em empresas de telecomunicações, no desenvolvimento e operação de sistemas de comunicações e com tecnologia da informação; em empresa de Telemática, com técnicas analógicas e digitais; em empresas de telefonia e radiocomunicação fixa e móvel com satélites de comunicação; comunicação multimídia e telecomunicação via cabo ou rádio; com, instalações, equipamentos elétricos, eletrônicos, magnéticos e ópticos de Engenharia de Comunicação e Telecomunicações; com sistemas de cabeamento estruturado e fibras ópticas; em empresas de radiodifusão de sons e imagens, analógicas e digitais; no desenvolvimento de produtos para TV digital, de telefonia celular, setores de serviços e internet móvel, de telefonia fixa. Crescem ainda as oportunidades de colocação em grandes empresas e em bancos, para atuar na infraestrutura, cuidando dos departamentos de conectividade e rede. No setor público, o profissional também é requisitado. Marinha, Aeronáutica e agências reguladoras, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), costumam abrir vagas, por meio de concurso público, para esse engenheiro. Em suas atividades, considera ética, a segurança a legislação e os impactos ambientais.



Habilidades pessoais recomendadas

* Competências e habilidades básicas de engenharia, entre outras, matemática, física, informática, desenho e química. Competências e habilidades específicas em comunicação, eletrônica, eletromagnetismo, processamento de sinais, comunicações ópticas, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais, técnicas digitais, redes de computadores de alta velocidade, televisão (analógica e digital) e comunicação via satélite.


Informação adicional

Forma de pagamento : Mensalidade: R$ 776,00.

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais