Engenharia Sanitária e Ambiental

Universidade Católica Dom Bosco UCDB
Em Campo Grande

Preço a consultar
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Campo grande
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Campo Grande
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900, Mato Grosso do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Concepção

O Engenheiro Sanitarista e Ambiental, tem características específicas no campo da Engenharia, com atuação compromissada com o equilíbrio entre o desenvolvimento sócio-econômico e a manutenção das condições de sustentabilidade do meio ambiente.

O interesse e a preocupação demonstrados pelo homem através da sua história, com o controle e o manejo do seu ecossistema é, hoje em dia, muito mais evidenciado no mundo moderno. Isto, que tem sido conseguido com a proteção ambiental, objetiva fundamentalmente preservar a saúde e aumentar a eficiência humana, proporcionando conforto e equilibrando a utilização dos recursos naturais.

A proteção ambiental, centralizada na defesa da vida humana, é conseguida com a aplicação harmônica de um conjunto de dispositivos e obras de engenharia, apoiado por tecnologias complexas, que constituem os sistemas de engenharia do controle ambiental. Sabemos que as atividades humanas têm provocado alterações nos recursos ambientais, resultando, muitas vezes, em grandes problemas.

A gravidade da situação atual ressalta a necessidade de que o homem modifique a sua forma de agir, devendo compatibilizar as alterações que provoca na Natureza com a capacidade de recuperação da mesma. Face a multidisciplinariedade na formação do profissional, o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, desenvolverá uma visão na qual o homem passa a ser avaliado no seu meio e na forma do seu relacionamento com os outros componentes da sociedade e da natureza.

Faz-se importante conhecer a Saúde pois ela preenche os requisitos básicos necessários ao desenvolvimento da capacidade humana. Os conhecimentos de Saúde Pública, Saneamento e Ecologia, serão os apoios necessários para desenvolver a prevenção dos efeitos produzidos pelos homens no ambientes social e natural.

Neste momento, o Engenheiro Sanitarista e Ambiental é o elo na cadeia do desenvolvimento do homem na Terra, pois consegue estabelecer as condições ideais para a interação homem - natureza na busca do desenvolvimento sustentável.


Finalidade

O Engenheiro Sanitarista e Ambiental deve ter conhecimento dos conceitos básicos das ciências do ambiente e estar preparado para desenvolver suas atividades de forma a causar os menores impactos possíveis sobre recursos naturais, no sentido de que seja garantida a disponibilidade dos mesmos para as gerações atual e futuras.

Deverá reunir conceitos de ecologia, de saúde pública e de saneamento, de modo a preencher as condições necessárias à fim de se obter a conservação ambiental, no qual os recursos naturais devem ser utilizados racionalmente, respeitando-se a sua capacidade de recuperação e garantindo-se a sua perpetuação.

O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, elaborado de acordo com as novas diretrizes adotadas modernamente no estudo do saneamento ambiental, proporciona aos engenheiros e estudantes de Engenharia, por meio destes sistemas, a formulação e a análise dos fenômenos ambientais, bem como o modo de selecionar e projetar as instalações, obras e dispositivos necessários ao controle dos ambientes.

Objetivos

Objetivos Gerais Os objetivos gerais do curso se pautam nas diretrizes da LDB sobre o papel da Universidade e também na missão institucional da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB enquanto universidade católica e portanto comprometida com os ideais de uma sociedade mais justa e igualitária. Dessa forma, seus objetivos são :


· Formar profissionais aptos para a inserção em setores profissionais, para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, colaborando na sua formação contínua.


· Preparar para profissão e para o auto - aprimoramento contínuo.


· Desenvolver o potencial criativo, de raciocínio e a visão crítica do estudante.


· Formar profissionais conscientes de seu papel na sociedade.


· Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.


· Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e , desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.


Objetivos Específicos Os objetivos específicos referem-se ao perfil profissional que se pretende para o Engenheiro Sanitarista e Ambiental em termos de habilidades e competências. Assim, a nova geração de engenheiros deve ter as seguintes habilidades essenciais :


· Capacidade de síntese.


· Conhecimento das ciências de engenharia .


· Capacidade de formulação, análise e solução de problemas . (A Universidade ensina a resolver o problema pronto. A vida profissional é um desafio no qual a própria formulação do problema faz parte do mesmo.)


· Capacidade de atuação em projetos de engenharia.


· Habilidades para sistemas complexos e incertezas.


· Capacidade de trabalhar em equipe. Sensibilidade em relações interpessoais.


· Multiculturalismo: entendimento de diferenças culturais dentro do país e em países que participem da solução de um problema e forneçam ou comprem soluções.


· Iniciativa: capacidade de gestão, capacidade de tomada de decisão, familiaridade com tecnologias inteligentes, possibilitando oportunidades criativas.


Profissional Pretendido

O curso Engenharia Sanitária e Ambiental, tem sua raiz na área civil da Engenharia, portanto o profissional a ser formado estará apto para desempenhar atividades de planejamento, projeto, direção, supervisão, vistoria e avaliação, consultoria, fiscalização e execução de obras e serviços, orçamentos e operação nas áreas de:


· sistemas de abastecimento de água,


· sistemas de coleta e tratamento de efluentes líquidos


· sistemas de drenagem urbana e rural


· sistemas de tratamento de efluentes atmosféricos


· avaliação de impactos ambientais


· controle do meio físico


· planejamento e gestão de bacias hidrográficas


· educação ambiental


· obras hidráulicas


· controle de vetores


· estudos e ações referentes à melhoria da saúde pública


· resíduos sólidos


· recuperação de áreas degradadas

O profissional formado na UCDB também terá condições de desenvolver atividades de ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais