Engenharia de Produção

SENAI/CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil
Em

Preço a consultar
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Duração:
    9 Semestres
Descrição

Formar Engenheiros de Produção para atuarem como elementos transformadores nos mais diversos campos industriais com uma ampla visão dos conhecimentos essenciais em cada área das engenharias, permitindo uma análise das relações e interdependência de todo o ambiente produtivo.
Dirigido a: Estudantes e profissionais que concluíram o ensino médio e que tenham interesse por tecnologia, inovação e desafios. Pessoas interessadas em contribuir com o crescimento do pais e ter orgulho de ser Engenheiro.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Rua Magalhães Castro, 174 - Riachuelo, 20961-020, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

Duração: 9 semestres
Regime: Créditos
Turno: Manhã ou Noite
Campus: Riachuelo
Processo Seletivo: Semestral

Objetivo: Formar Engenheiros de Produção para atuarem como elementos transformadores nos mais diversos campos industriais com uma ampla visão dos conhecimentos essenciais em cada área das engenharias, permitindo uma análise das relações e interdependência de todo o ambiente produtivo. A demanda por Engenheiros de Produção qualificados e com visão sistêmica desenvolvida é patente em anúncios de emprego de empresas tais como: Vale, Ambev e Petrobras, seja no Rio de Janeiro ou no Brasil como um todo. O SENAI/CETIQT, por ter um sólido relacionamento com a indústria nacional, pretende com o curso de Engenharia de Produção suprir o mercado deste tipo de profissional.

Público-Alvo: Estudantes e profissionais que concluíram o ensino médio e que tenham interesse por tecnologia, inovação e desafios. Pessoas interessadas em contribuir com o crescimento do pais e ter orgulho de ser Engenheiro.

Campo de Atuação: Devido sua formação generalista e de alta capacidade em resolver problemas o Engenheiro de Produção tem atuação garantida em qualquer empresa do setor industrial e/ou de serviço, pública ou privada nas mais diversas atividades:pesquisa operacional, engenharia econômica, gerencia de produção e engenharia de produto, auditoria, controle de qualidade, ensino, gestão, perícia, planejamento, outras.

Componente Curricular: 1º Período:Cálculo I, Física I, Física Experimental I, Química Geral, Química Experimental, Introdução à Engenharia de Produção I, Geometria Analítica e Álgebra Linear. 2º Período: Cálculo II, Física II, Física Experimental II, Introdução à Engenharia de Produção II, Teorias da Administração, Desenho Técnico, Ética e Cidadania. 3º Período: Cálculo III, Física III, Métodos e Técnicas de Desenvolvimento de Produtos, Processos Produtivos em Engenharia da Produção, Informática Aplicada, Economia. 4º Período: Cálculo IV, Eletricidade Aplicada, Mecânica, Projeto do Produto e Serviços, Sistemas de Informações Gerenciais, Laboratório de Projetos I, Organização do Trabalho. 5º Período: Probabilidade e Estatística, Mecânica Aplicada, Engenharia do Produto, Gerência de Produção, Controle de Processos, Direito e Legislação Social. 6º Período: Pesquisa Operacional, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Fenômenos de Transporte, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Estratégia de Marketing, Controle de Qualidade, Automação da Produção, Produção de Texto Acadêmico-científico. 7º Período: Optativa/Eletiva, Resistência dos Materiais, Engenharia Ambiental e Responsabilidade Social, Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais, Gestão da Tecnologia de Produção, Planejamento Estratégico, Modelagem e Simulação em Engenharia de Produção, Metodologia da Pesquisa Científica. 8º Período: Optativa/Eletiva, Sistemas Térmicos, Planejamento e Controle da Produção, Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Financeira de Projetos, Laboratório de Projetos II, Projeto I. 9º Período: Optativa/Eletiva, Engenharia da Inovação, Redes e Gestão da Cadeia Produtiva, Logística e Distribuição, Projeto II. Formação Complementar: Noções Básicas em Libras, Análise Financeira e Custos Industriais, Gestão de Pessoas, Tratamentos de Efluentes Têxteis, Mercado Nacional e Internacional Têxtil, Métodos e Processos em Design, Eletrônica Analógica e Digital, Modelagem e Controle de Sistemas Dinâmicos, Complexo Industrial Têxtil, Planejamento de Projeto, Desenho Técnico Computacional, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado e Atividades Complementares. Disciplina Optativa, Noções Básicas em LIBRAS.

Facilidades: Refeições subsidiadas no campus; Ampla infraestrutura esportiva; Seguro e assistência médico-odontológicos; Possibilidade de auxílio financeiro para alunos indicados por empresas; Salas de aula com computadores e projetores e acesso à Internet; Rede integrada de computadores para alunos e professores; Oficinas e laboratórios com máquinas e equipamentos de última geração.

Diferencial do curso: A Faculdade SENAI/CETIQT por ter um relacionamento muito próximo com a indústria, está preparada para acompanhar a dinâmica do mercado de trabalho no contexto da incorporação de novas tecnologias aos processos produtivos, da globalização econômica e da formação de blocos econômicos regionais. Isso permite que a estrutura curricular do curso seja flexível o suficiente para acompanhar as mudanças no perfil desejado pelas empresas que contratam os Engenheiros de Produção. O SENAI/CETIQT possui 60 anos e desde sua criação vem atuando sempre na vanguarda, procurando atender às necessidades do mercado produtivo nacional. A experiência acumulada ao longo destes anos o tornou um dos mais importantes centros de formação profissional, prestação de serviços e consultorias. A Faculdade SENAI/CETIQT é a única do país a possuir uma fábrica completa para a simulação de sistemas produtivos, contando com uma rede integrada de laboratórios e diversos institutos especializados em cor, design e prospecção tecnológica e mercadológica. Detentora de expressiva infraestrutura na área tecnológica, o SENAI/CETIQT possui diferencial competitivo relevante para realizar serviços educacionais, técnicos e tecnológicos, dada sua capilaridade, sua capacidade de articulação institucional e sua interlocução permanente com o setor produtivo. A Faculdade SENAI/CETIQT diferencia-se, sobretudo por ser a faculdade da indústria. A integração permanente entre os futuros profissionais formados pela Faculdade, já no meio acadêmico, simula o ambiente empresarial e fornece visão de mercado. A Faculdade SENAI/CETIQT, que privilegia a participação da indústria na formação profissional de nível superior, representa um marco para o SISTEMA SENAI e para o ensino no país. Sempre inovando para não ficar defasado no contexto tecnológico e educacional, o SENAI/CETIQT prima pela busca constante na inovação dos processos, produtos e serviços oferecidos, criando desta forma uma interação mais dinâmica e sistemática

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais