Engenharia Mecânica

Universidade Santa Úrsula
Em Botafogo

Preço a consultar
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Botafogo
  • 4150 horas letivas
Descrição

A engenharia mecânica engloba o projeto, a análise, o teste e a fabricação de produtos que são usados em todas as atividades da sociedade moderna. No desempenho da sua função, o engenheiro mecânico usa os princípios de movimento, energia e força para assegurar as funções do produto quanto à segurança, eficácia, confiabilidade, e assegura-se que o mesmo seja fabricado a um custo competitivo.
Dirigido a: Os engenheiros mecânicos trabalham na indústria automotiva, aeroespacial, biomédica, de processos químicos, de geração de potência, nas áreas de informática, comunicação, e são também procurados para estudos ambientais.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Botafogo
Rua Farani, 42 - Botafogo, 22231-020, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

Engenharia Mecânica

A engenharia mecânica engloba o projeto, a análise, o teste e a fabricação de produtos que são usados em todas as atividades da sociedade moderna. No desempenho da sua função, o engenheiro mecânico usa os princípios de movimento, energia e força para assegurar as funções do produto quanto à segurança, eficácia, confiabilidade, e assegura-se que o mesmo seja fabricado a um custo competitivo. Os engenheiros mecânicos trabalham na indústria automotiva, aeroespacial, biomédica, de processos químicos, de geração de potência, nas áreas de informática, comunicação, e são também procurados para estudos ambientais.

Quatros áreas são importantes na Engenharia Mecânica:

Área de Projetos de Sistemas Dinâmicos, que enfatiza a modelagem e o controle dos processos dinâmicos em sistemas de engenharia, com aplicações nas áreas de controle de ruído, de vibrações, na análise e no controle de sistemas, na simulação de processos de formação de materiais, na programação de robôs, na segurança automotiva (análise de colisões), no desenvolvimento de softwares para sensoriamento, no controle e na produção industrial, ... ;

Área de Energia Termo-Fluida, que enfatiza a termodinâmica, a transferência de calor e a mecânica dos fluidos, com aplicações em processos de combustão, em transmissão de calor e massa, no controle de qualidade de emissões, na ventilação e no condicionamento de ar, ... ;

Área de Fabricação Industrial, que enfatiza a integração entre projeto, materiais e computadores, com aplicações no corte e na conformação de metais, na tecnologia do pó, na tribologia aplicada à análise de partes de máquinas, nos projetos auxiliados por computador para produzir metais e polímeros, nas áreas de robótica e automação, em metrologia, ... ;

Área de Mecânica dos Sólidos, que enfatiza tópicos em mecânica e ciência de materiais, com aplicações em mecânica de materiais com microestrutura, em mecânica experimental, plasticidade, propagação de onda e fratura dinâmica, em biomecânica, micromecânica, cerâmica, choque, polímeros, compósitos, e mecânica computacional.

A Universidade Santa Úrsula oferece à comunidade um curso de qualidade, que tem como meta formar Engenheiros Mecânicos aptos para o mercado profissional atual e futuro e para a participação no desenvolvimento da sociedade.

A grade curricular do Curso de Engenharia Mecânica está articulada em torno de atividades acadêmicas obrigatórias e eletivas. As disciplinas estão organizadas em dez períodos semestrais, os quais abarcam os núcleos de conteúdos básicos (que compreendem os princípios básicos da Engenharia), de conteúdos profissionalizantes (que aplicam os conhecimentos básicos no desenvolvimento tecnológico da Engenharia Mecânica) e de conteúdos específicos (que moldam o perfil personalizado do estudante).




Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais