Engenharia de Controle e Automação

Graduação

Em Rj

R$ 45.705

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Rj

  • Duração

    10 Semestres

Desenvolver habilidades e competências para a formação do Engenheiro de Controle e Automação, numa perspectiva técnico-científica que seja guiada por princípios éticos e de cidadania, comprometido com as necessidades da sociedade na qual está inserido. Dirigido a: O aluno que se interessa em entender como funcionam as coisas com as quais lida, como equipamentos e processos, vai se interessar pelo curso de Engenharia de Controle e Automação.

Instalações

Localização

Início

Rj (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Vereador Pinho de Carvalho, Nº267, Centro, Barra Mansa - Rj Cep: 27.330-550, 27.330-550

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sobre o Curso:
O curso de Engenharia de Controle e Automação foi concebido para oferecer ao mercado de trabalho um profissional com as competências e habilidades necessárias ao excelente exercício das atividades relacionadas à automação industrial, atendendo às orientações indicadas pelas Diretrizes Curriculares para Cursos Superiores de Engenharia estabelecidas pelo Ministério da Educação (Resolução Nº11 do CNE/CES, de 2002). A estrutura curricular do curso está fundamentada em conteúdos que contemplam uma formação abrangente, respeitando a multiplicidade de suas concepções teóricas e metodológicas, originadas em diferentes paradigmas e modos distintos de compreender a engenharia e em particular a engenharia de automação. Busca integrar teoria, prática e produção de conhecimento em diferentes áreas e contextos que têm caracterizado os campos de atuação profissional, como os diferentes processos de produção, sistemas de controle, equipamentos para automação, computação embarcada, sistemas especialistas, uso da robótica, visão integrada dos sistemas de automação aos sistemas corporativos, entre outros.


Objetivo Geral

Desenvolver habilidades e competências para a formação do Engenheiro de Controle e Automação, numa perspectiva técnico-científica que seja guiada por princípios éticos e de cidadania, comprometido com as necessidades da sociedade na qual está inserido.


Objetivos Específicos

Preparar profissionais com sólida formação em Engenharia de Controle e Automação, promovendo a qualificação técnico-profissional, na busca do conhecimento necessário para atender e superar as exigências do mercado de trabalho industrial nas áreas de aplicação da computação para controle e automação de processos, e no desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias.

Graduar profissionais com formação plena em Engenharia, aptos a conceber, especificar, desenvolver, projetar, analisar, implementar, instalar, otimizar, gerenciar, adaptar, utilizar e manter sistemas de controle e automação de equipamentos, processos e unidades de produção.

Tempo de duração do curso: 10 semestres
Turno: Noturno


Horário: 18h30 às 22h

A organização curricular do curso de Engenharia de Controle e Automação se desdobra em 10 períodos, de forma a integralizar as 3600 horas definidas pelo MEC, para cursos de engenharia.


Nos primeiros 4 períodos do curso, foram alocadas as disciplinas de fundamentos como matemática, física e química, com inserções de disciplinas instrumentais, como português e desenho, e algumas profissionalizantes. Nos períodos seguintes foram distribuídas as disciplinas dos núcleos profissionalizante e pertinente à especialidade em automação, seguindo as Diretrizes Curriculares para as Engenharias.


No caso das disciplinas específicas em controle e automação, estas ficaram mais concentradas nos períodos sétimo, oitavo e nono, ficando o último período mais dedicado à integração dos conteúdos de todo o curso, através da produção do Trabalho de Conclusão de Curso pelos alunos, com acompanhamento de professores-orientadores.


Procura-se utilizar de práticas pedagógicas diferenciadas com uma carga horária relevante nas práticas de laboratório (de PCI, de hardware, de automação, de visão computacional e de informática) além do estágio supervisionado e das atividades complementares previstas, visando formar no aluno a consciência do "aprender a aprender".


Para a implementação desta estratégia foi definida a alocação de salas de aula temáticas, isto é, as salas de aula serão ocupadas por turmas que estejam no período definido para aquela sala de aula. Com isto pode-se otimizar os espaços, através do direcionamento adequado de equipamentos e experimentos didáticos.


Assim, cada período possui sua sala de aula, com materiais e equipamentos que auxiliam o aprendizado conceitual e teórico, através de demonstrações e experiências práticas, tornando a própria sala de aula um local de aprendizado prático (um "laboratório").

O aluno que se interessa em entender como funcionam as coisas com as quais lida, como equipamentos e processos, vai se interessar pelo curso de Engenharia de Controle e Automação. Este curso potencializa o interesse do aluno no aprendizado sobre como os produtos são fabricados, como são as linhas de montagem e de produção, quais os equipamentos utilizados para comandar estas linhas de produção e como os equipamentos são escolhidos e programados para realizar estes comandos. Raciocínio lógico e estruturado, bom senso de observação, inovação e criatividade se encaixam dentro do perfil do aluno que se interessará por este curso.

Além disso, aqueles que desejam se colocar no mercado de trabalho industrial, têm neste curso uma grande oportunidade, pois as indústrias estão em expansão estão precisando de profissionais com o perfil formado pelo curso.

O UBM está inserido em uma região industrializada, com constantes investimentos de atualização e/ou expansão dos processos de fabricação e montagem, além de implantação de novas empresas, o que provoca uma grande demanda por profissionais da área de controle e automação de processos industriais. Por outro lado, historicamente as posições funcionais nesta área foram ocupadas por profissionais sem formação específica, ficando a cargo de engenheiros químicos, civis, mecânicos e elétricos, analistas de sistemas, entre outros, as atividades de projeto, implantação e manutenção de sistemas de controle e automação. Isto se deveu à pouca ou nenhuma oferta de cursos para formação específica nesta área, na região, a ponto de quem quisesse seguir esta especialidade deveria se deslocar para outros centros (principalmente Rio de Janeiro e São Paulo). O curso de Engenharia de Controle e Automação do UBM vem finalmente preencher esta lacuna em nossa região.

O mercado tem solicitado um profissional que tenha uma visão generalista dos processos industriais (com conhecimentos na área elétrica/eletrônica, mecânica e química), e com sólidos conhecimentos em controle digital de processos dinâmicos, contínuos e discretos, com extenso uso de computador, e uma visão integradora dos sistemas de automação ao sistema corporativo da empresa. Uma base conceitual sobre gestão de projetos (implantação e manutenção) também é requerida.

Qualquer indústria que possua processos automatizados ou que queiram automatizá-los (virtualmente todas), entre elas PETROBRAS, CSN, CSA, Votorantin, Peugeot, Volkswagem, SBM, Saint-Gobain, Guardian, Michelin, Ambev (para citarmos algumas), podem absorver o profissional de controle e automação

Os últimos dados sobre os investimentos no setor industrial indicam um forte aquecimento do setor em nossa região. Isto significa que há e haverá uma forte demanda por profissionais com formação em sistemas de controle e automação, já que a cada nova fábrica ou a cada expansão da fábrica existente, as mais recentes tecnologias de controle e automação serão implantadas. Para entender, projetar, implantar e manter estas tecnologias, será necessário um contingente de profissionais prontos para produzir.

As empresas não querem mais elas formarem os especialistas nesta área, mas buscarem no mercado aqueles que já possuam condições de atuar imediatamente. Por isso, considero uma grande oportunidade o ingresso no curso de Engenharia de Controle e Automação.

Perfil do Estudante:
O aluno que se interessa em entender como funcionam as coisas com as quais lida, como equipamentos e processos, vai se interessar pelo curso de Engenharia de Controle e Automação. Este curso potencializa o interesse do aluno no aprendizado sobre como os produtos são fabricados, como são as linhas de montagem e de produção, quais os equipamentos utilizados para comandar estas linhas de produção e como os equipamentos são escolhidos e programados para realizar estes comandos. Raciocínio lógico e estruturado, bom senso de observação, inovação e criatividade se encaixam dentro do perfil do aluno que se interessará por este curso.


Além disso, aqueles que desejam se colocar no mercado de trabalho industrial, têm neste curso uma grande oportunidade, pois as indústrias estão em expansão estão precisando de profissionais com o perfil formado pelo curso.

Mercado do Trabalho:
O UBM está inserido em uma região industrializada, com constantes investimentos de atualização e/ou expansão dos processos de fabricação e montagem, além de implantação de novas empresas, o que provoca uma grande demanda por profissionais da área de controle e automação de processos industriais. Por outro lado, historicamente as posições funcionais nesta área foram ocupadas por profissionais sem formação específica, ficando a cargo de engenheiros químicos, civis, mecânicos e elétricos, analistas de sistemas, entre outros, as atividades de projeto, implantação e manutenção de sistemas de controle e automação. Isto se deveu à pouca ou nenhuma oferta de cursos para formação específica nesta área, na região, a ponto de quem quisesse seguir esta especialidade deveria se deslocar para outros centros (principalmente Rio de Janeiro e São Paulo). O curso de Engenharia de Controle e Automação do UBM vem finalmente preencher esta lacuna em nossa região.


O mercado tem solicitado um profissional que tenha uma visão generalista dos processos industriais (com conhecimentos na área elétrica/eletrônica, mecânica e química), e com sólidos conhecimentos em controle digital de processos dinâmicos, contínuos e discretos, com extenso uso de computador, e uma visão integradora dos sistemas de automação ao sistema corporativo da empresa. Uma base conceitual sobre gestão de projetos (implantação e manutenção) também é requerida.

Qualquer indústria que possua processos automatizados ou que queiram automatizá-los (virtualmente todas), entre elas PETROBRAS, CSN, CSA, Votorantin, Peugeot, Volkswagem, SBM, Saint-Gobain, Guardian, Michelin, Ambev (para citarmos algumas), podem absorver o profissional de controle e automação


Dica do Profissional:
Os últimos dados sobre os investimentos no setor industrial indicam um forte aquecimento do setor em nossa região. Isto significa que há e haverá uma forte demanda por profissionais com formação em sistemas de controle e automação, já que a cada nova fábrica ou a cada expansão da fábrica existente, as mais recentes tecnologias de controle e automação serão implantadas. Para entender, projetar, implantar e manter estas tecnologias, será necessário um contingente de profissionais prontos para produzir.

As empresas não querem mais elas formarem os especialistas nesta área, mas buscarem no mercado aqueles que já possuam condições de atuar imediatamente. Por isso, considero uma grande oportunidade o ingresso no curso de Engenharia de Controle e Automação.




Engenharia de Controle e Automação

R$ 45.705