Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    10 Semestres

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 1 - Asa Norte - Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O curso de Engenharia de Computação do UniCEUB oferece ao aluno uma formação inédita no DF e mais abrangente, com foco em três áreas que mais necessitam de profissionais altamente qualificados:


· Eletrônica Digital
· Telecomunicações
· Sistemas Computacionais



Com este curso, você terá uma formação moderna, completa e que atende a demanda do mercado profissional.

Sobre o curso

Qual é a formação obtida?

Bacharelado em Engenharia de Computação.

Trata-se de Engenharia Elétrica com ênfase em computação.

Qual é a duração do curso?
10 semestres ou 5 anos.

O que faz um profissional formado na nova Engenharia de Computação?

O profissional estará habilitado a atuar nas áreas de eletrônica analógica e digital, telecomunicações e sistemas computacionais. Ao longo do curso, irá adquirir conhecimentos para gerenciar projetos de engenharia, obtendo noções de economia e gestão empresarial. Sua formação permitirá a escolha de candidatar-se à vaga em mercado de trabalho ou tornar-se um potencial empreendedor na área de formação.

Por que fazer o novo curso de Engenharia de Computação?

As estatísticas indicam vagas excedentes para engenheiros com formação ampla e atual, para atender o vasto mercado da tecnologia da informação. A ocupação de espaço no mercado de trabalho ou o avanço nos estudos de pesquisas acadêmicas com cursos de pós-graduação são justificativas plenas para fazer o novo curso de engenharia de computação.

Em que tipo de empresa o profissional atua?

Toda empresa que possua o trinômio eletrônica, telecomunicações e sistemas computacionais poderá absorver o engenheiro de computação. O setor financeiro, os bancos possuem avançadas áreas de tecnologia, como centros de processamentos de dados, sistemas de segurança de dados, exigindo profissionais altamente qualificados. O setor de telecomunicações, telefônicas, redes de TV e rádio, estão em franco crescimento com o uso intenso de celulares inteligentes, além do advento da TV digital. Os setores de prospecção de petróleo, o setor elétrico e o de transportes absorvem, potencialmente, profissionais com conhecimentos de controle e automação associados a sistemas computacionais. Essas áreas são objeto de negócios de empresas governamentais, empresas privadas, indústrias, centros de pesquisas e universidades públicas e privadas.

Existe reserva de mercado para a profissão?

Sim. O engenheiro de computação possui um órgão de classe que fiscaliza e inibe a atuação de qualquer profissional sem a devida formação acadêmica e o registro.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Computação?

O mercado para este profissional está em expansão, tanto para a geração de empregos quanto para potenciais empreendedores. Existe carência de profissionais de engenharia constatada pelo órgão de classe e amplamente divulgada na mídia. Com a perspectiva da instalação da Cidade Digital no DF, a situação torna-se mais favorável para este profissional.

Por que fazer o novo curso de Engenharia de Computação no UniCEUB?

O curso foi adequado às tendências de mercado, buscando melhor preparar o futuro engenheiro aos novos desafios da tecnologia moderna. Existe sempre a preocupação em formar o profissional com base acadêmica sólida, adicionada a experiências praticadas em laboratórios e estágios em empresas. Assim, o UniCEUB qualifica profissionais com potencialidade de sucesso em sua carreira.

Quais são os focos do novo curso do UniCEUB?

Além da formação geral adquirida, dois focos poderão ser objeto de escolha do aluno em sua formação: os estudos envolvendo programação (software) e a área de projeto e montagem de circuitos eletrônicos (hardware).

Como definir o corpo docente do UniCEUB?

São profissionais que acompanham as tendências de mercado, tornando um diferencial importante para o aluno. Somado a isso, há a alta experiência técnica, a longa vivência profissional e a sólida formação acadêmica nos níveis de mestrado e doutorado.

Existem áreas de especialização ao longo do novo curso?

O aluno pode escolher, a partir do oitavo período de sua formação, as áreas: Redes de Computadores (software) e Automação e Controle (hardware). As tendências de mercado indicam prosperidade nessas duas formações, a curto e médio prazo.

Existem cursos complementares à grade curricular?

Potencializamos os alunos interessados em especializar-se em temas oferecidos em cursos livres e gratuitos, como: Montagem e configuração de microcomputadores, Manuseio e aplicações de instrumentos eletrônicos, Introdução ao software livre, Linguagem de programação, etc.
O que diferencia um profissional formado no UniCEUB?

O profissional graduado no UniCEUB atende as necessidades do mercado de trabalho. O aluno recebe informações acadêmicas e mantém contato com profissionais atuantes, por meio de seminários, palestras, debates, workshops e outras atividades, permitindo definir, com segurança, a área de atuação.

Como o mercado de trabalho recebe os estagiários e os profissionais formados no UniCEUB?

Cerca de 80% dos alunos do curso de Engenharia de Computação do UniCEUB estão estagiando ou estão contratados em atividades relacionadas à área. Os profissionais formados no UniCEUB conquistaram o mercado de trabalho: 100% atuam no setor. A qualidade da formação obtida permite-lhes disputar as melhores vagas no Distrito Federal, em outros mercados competitivos, como São Paulo, Rio de Janeiro, e fora do país: Estados Unidos, França, Inglaterra.

Como definir a estrutura física do UniCEUB?

As instalações do curso do UniCEUB receberam comceito máximo na avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação.

Como definir os laboratórios do curso?

Um curso com as características da Engenharia de Computação necessita de uso constante de laboratórios. Praticamente, todas as disciplinas utilizam esse tipo de estrutura. O UniCEUB possui unidades tanto de informática quanto de uso específico das disciplinas, como Engenharia, Física e Química. O Laboratório de Engenharia está equipado com osciloscópios, geradores de função, kits de teleprocessamento, microcomputadores atualizados e instrumentos de ensaios tradicionais de excelente qualidade.

Como vocês avaliam o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Engenharia de Computação?

O acervo é bastante atualizado. A Biblioteca do UniCEUB fornece os títulos mais reservados e mais consultados. Dessa forma, temos condições de manter a literatura especializada para atender a demanda da comunidade acadêmica. O UniCEUB oferece um serviço especial: o aluno pode solicitar a aquisição de livros, contribuindo para o acervo especializado. Vale ressaltar que a Biblioteca possui recursos de multimídia para acesso remoto pela internet e videoteca. A base de dados para consulta de periódicos é uma das mais utilizadas no mundo acadêmico.





O curso de Engenharia de Computação provê a seu aluno capacitação plena em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação, voltada para o projeto, o desenvolvimento e a implantação de soluções em tecnologias, nas áreas de convergência da Engenharia Elétrica e da Tecnologia de Informação.
O curso atende às expectativas e às necessidades dos candidatos interessados em adquirir capacitação profissional e habilitação em engenharia elétrica, bem como às da sociedade que está demandando profissionais com essas habilidades para atuarem em empresas e organizações emergentes.

Perfil do candidato: O curso de Engenharia de Computação é dirigido ao candidato que possua um perfil constituído basicamente por:

  • raciocínio lógico e abstrato elevados;
  • espírito voltado para pesquisa, análise de componentes sistêmicos, proposição de idéias inovadoras;
  • capacidade de liderança e coordenação de equipes de trabalho;
  • capacidade de resolução de cálculos e problemas complexos; e
  • facilidade para aprendizado e utilização de idiomas estrangeiros durante o período discente e na vida profissional.

Grau conferido: Engenheiro de Computação.
Duração do Curso: 10 semestres ou 5 anos.

Mercado de Trabalho

O engenheiro de computação poderá atuar em qualquer área da informática, seja em empresas de produção de computadores, seja em empresas ou indústrias usuárias de informática, grupos financeiros, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e nos serviços públicos.


O profissional de engenharia de computação participa de projetos de automação empresarial e industrial, utiliza-se de técnicas de modelagem, especificação e simulação de sistemas, possui o conhecimento de programação de computadores, dominando também todo o ciclo de produção de um projeto, dentro de critérios de viabilidade econômica e de qualidade assegurada.


Engenharia de Computação
CH Disciplina: 4080
Currículo: 2005/1
CH Ética: 60
CH Complementar: 0


1º Semestre
Disciplina
Carga horária
Cálculo I
75
Introdução à Engenharia
75
Língua Portuguesa I
75
Química com Laboratório
75
Sociologia
75

2º Semestre
Disciplina
Carga horária
Álgebra Linear e Geometria Analítica
75
Arquitetura de Computadores I com Laboratório
75
Cálculo II
75
Física I com Laboratório
75
Linguagens e Técnicas de Programação I (com Laboratório)
75

3º Semestre
Disciplina
Carga horária
Arquitetura de Computadores II com Laboratório
75
Cálculo III
75
Equações Diferenciais Ordinárias
75
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I
30
Física II com Laboratório
75
Linguagens e Técnicas de Programação II (com Laboratório)
75

4º Semestre
Disciplina
Carga horária
Cálculo Numérico
75
Estrutura de Dados (com Laboratório)
75
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira II
30
Física III com Laboratório
75
Lógica Digital (com Laboratório)
75
Mecânica
75

5º Semestre
Disciplina
Carga horária
Circuitos Eletrônicos com Laboratório
75
Engenharia de Programas com Laboratório
75
Fenômenos de Transportes
75
Física IV com Laboratório
75
Métodos Matemáticos para Engenharia
75

6º Semestre
Disciplina
Carga horária
Compiladores
75
Probabilidade e Estatística
75
Resistência dos Materiais
75
Sistemas de Comunicação com Laboratório
75
Sistemas Operacionais (com Laboratório)
75

7º Semestre
Disciplina
Carga horária
Circuitos e Máquinas Elétricas (com Laboratório)
75
Gerência de Projetos
75
Língua Estrangeira
75
Microprocessadores e Microcontroladores (com Laboratório)
75
Redes de Computadores I (com Laboratório)
75

8º Semestre
Disciplina
Carga horária
Banco de Dados com Laboratório
75
Controle e Servomecanismo (com Laboratório)
75
Desenho Técnico por Computador (com Laboratório)
75
Instalações Elétricas
75
Processamento Digital de Sinais
75

9º Semestre
Disciplina
Carga horária
Aplicações e Serviços da WEB
75
Engenharia e Empreendedorismo
75
Estágio Profissional
240
Sistema de Tempo Real e Tolerantes a Falhas
75
Optativa Especifica 1
75

10º Semestre
Disciplina
Carga horária
Economia para Engenharia
75
Projeto Final
240
Tecnologia, Ambiente e Segurança no Trabalho
75
Optativa Específica 2
75
Optativa Específica 3
75

Engenharia de Computação

Preço para verificar