Engenharia Civil

UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande
Em Varzea Grande

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Varzea grande
  • Duração:
    10 Semestres
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Varzea Grande
Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900, Mato Grosso, Brasil
Ver mapa

Programa

Missão
O Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do UNIVAG - Centro Universitário forma engenheiros civis com a missão de capacitá-los à inserção profissional tendo como ideário a boa qualidade na prestação do serviço e responsabilidade social.

Perfil do Formando
A educação em Engenharia, nesta virada do milênio, deve formar um profissional que tenha o perfil para solucionar problemas, ter um aprendizado próprio, ter uma sólida base científica e também sólida base cultural, de comunicação fácil, comportamento ético, visão de marketing, comportamento empreendedor e de liderança. Com este perfil o profissional estará adequado a mudanças do mercado, a novas tecnologias e novas situações propostas pela sociedade. Os novos Engenheiros Civis precisam desenvolver-se em diversos eixos de conhecimento: humano e social, técnico, científico e gerencial. Assim, o Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Várzea Grande tem por objetivo geral, formar profissionais de nível superior que tenham formação generalista, alicerçada em sólido aprendizado técnico-científico, gerencial e social, aptos a absorver e desenvolver novas tecnologias e atuar criativa e criticamente na identificação das demandas sociais e no desenvolvimento sustentado da região e do país. O Curso do UNIVAG pretende formar Engenheiros Civis aptos a engajar-se em qualquer das áreas de aplicação da engenharia civil, com sólida formação profissional básica, capaz de aprendizagem e atualização contínua ao longo da vida profissional, ciente dos aspectos sócio-econômicos e políticos envolvidos nas soluções dos problemas de engenharia e das implicações ambientais decorrentes.

Diferencial
Por sua constante busca de diálogo com a realidade da profissionalidade do engenheiro no Estado de Mato Grosso, o Curso de Engenharia Civil do UNIVAG conta com um projeto pedagógico arrojado e com infra-estrutura própria e de ponta para bem formar seus egressos.

Turno de Oferta
Matutino e noturno

Estrutura Curricular
A matriz curricular do Curso de Engenharia Civil está organizada em quatro Núcleos de formação, com as respectivas disciplinas que sustentam a qualificação do egresso. Os dois primeiros Núcleos são entendidos como de formação geral e básica, cuja organização permite a construção de competências e habilidades que dêem ao estudante autonomia intelectual e domínio dos processos de produção da leitura do texto e da organização do pensamento científico, além de conhecimentos básicos de cada área; o terceiro Núcleo tem como referência principal os conhecimentos profissionais gerais que permitem ao estudante conhecer as referências que sustentam a sua atividade profissional; e o quarto Núcleo é predominantemente teórico-prático, pois pretende colocar o estudante em vivências concretas do mundo do trabalho. O primeiro Núcleo é integralizado em dois períodos letivos consecutivos, contendo dois conjuntos de disciplinas. O segundo Núcleo também é integralizado em dois períodos letivos, posteriores aos do primeiro, constituindo-se de dois conjuntos de disciplinas. O terceiro e o quarto Núcleos integralizam-se cada um deles em três períodos letivos, com os respectivos conjuntos de disciplinas. A seguir, apresenta-se a matriz curricular do Curso de Engenharia Civil.

Iº NÚCLEO
Disciplinas
C.H.
Sociologia
60
Investigação Científica
60
Introdução à Engenharia Civil
60
Produção de Leitura e de Texto
60
Cálculo I
60
Informática
60
Física Geral I
60
Química Geral
60
Filosofia
60
Estatística
60
Geometria Analítica e Álgebra Linear
60
Cálculo II
60
Total
720
IIº NÚCLEO
Disciplinas
C.H.
Legislação e Direito
60
Desenho Básico
60
Cálculo III
60
Física Geral II
60
Topografia
60
Geologia
60
Fenômenos de Transporte
60
Física III
60
Desenho Técnico
60
Cálculo IV
60
Isostática
60
Cálculo Numérico
60
Total
720
IIIº NÚCLEO
Disciplinas
C.H.
Mecânica dos Solos I
60
Hidráulica Experimental
60
Resistência dos Materiais
60
Instalações Elétricas
60
Materiais de Construção Civil I
60
Saneamento Básico
60
Materiais de Construção Civil II
60
Resistência dos Materiais II
60
Estruturas de Madeira
60
Mecânica dos Solos II
60
Estradas I
60
Hidráulica Geral e Sistemas Hidráulicos
60
Instalações Prediais: Hidráulicas e Sanitárias
60
Teoria das Estruturas
60
Planejamento de Transportes
60
Estradas II
60
Engenharia de Tráfego
60
Ecologia Geral e Aplicada
60
Total
1.080
IVº NÚCLEO
Disciplinas
C.H.
Concreto Armado I
60
Engenharia de Segurança
60
Hidrologia
60
Transporte Aéreo e Construção de Aeroportos
60
Estruturas Metálicas
60
Maciços e Obras de Terra
60
Construção de Edifícios I
60
Concreto Armado II
60
Fundações
60
Arquitetura e Urbanismo
60
Economia para Engenharia
60
Pavimentação
60
Construção de Pontes
60
Construção de Edifícios II
60
Economia de Transportes
60
Portos de Mar, Rios e Canais
60
Concreto Protendido
60
Administração
60
Estágio Supervisionado
200
Total
1.280

LIBRAS (Optativa)
60

Resumo dos Componentes Curriculares
Carga Horária
Conteúdos Científicos
3.600
Estágio Supervisionado
200
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
30
Atividades Complementares
170
Carga Horária Total do Curso
4.000

Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A proposta de trabalho do Curso apresenta uma visão que busca fortalecer a articulação da teoria com a prática nas disciplinas ao longo do curso e nos estágios, possibilitando aos alunos atividades de aplicação de conhecimentos. Esta modalidade possibilita que os alunos tenham, ao longo do curso, experiências teóricas, de execução e de aplicação dos conhecimentos e técnicas trabalhadas pelos professores. Valorizar-se-á também a pesquisa individual e coletiva, assim como a participação em projetos de pesquisa e extensão, modalidades estas onde o dualismo teoria x prática, contribuem para a qualificação dos futuros profissionais.

Infra-Estrutura de Ensino
Salas de aula climatizadas para 50 alunos, com disponibilidade de equipamento de audiovisual. Laboratórios de Materiais de Construção Civil, com equipamentos de ensaios para materiais leves e pesados. Laboratórios de Solos para ensaios geotécnicos de caracterização e estática e dinâmica dos solos. Laboratório de Concreto com ensaios de resistência mecânica e tração de aço, além dos materiais. Laboratório de Topografia compreendendo teodolitos, níveis, estação total e GPS. Laboratório de Geoprocessamento e Geologia. Dispõe ainda oficina de pré-moldados de estruturas de concreto com formas metálicas e usina de concreto em funcionamento.



Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais