Graduação

Em Nova Iguacu e Barra do Piraí

R$ 3.000

Descrição

  • Duração

    5 Anos

O Engenheiro Ambiental possui uma vasta área de atuação. Pode atuar na Supervisão, coordenação e orientação técnica; Estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnico-econômica; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; e dentre outras. Todas são atividades previstas para este profissional pelo CONFEA.

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar
Nova Iguacu (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Antenor de Moura Raunheltti,152 Luz - Nova Iguaçu - Rj Cep: 26260-050, 26260-050

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Engenharia Ambiental propõe a formação de um profissional atuante no campo de saber das questões ambientais, visando atender a demanda regional.

Este curso segue os mesmos princípios éticos e de qualidade que norteiam todos os cursos do UGB. Baseia-se em metodologia de ensino-aprendizagem, onde o aluno é sujeito ativo na construção do conhecimento, potencializando o desenvolvimento de suas competências sócio-educativas, pela articulação permanente de sua aprendizagem construída na experiência profissional e de vida, e ao longo de sua escolarização formal.

O que é?

O curso de graduação em Engenharia Ambiental é novo e considerado multidisciplinar, pois abrange conhecimentos da área de Exatas, Biológicas e Sociais, além de Matemática, Física, Química, Estatística, Direito e Engenharia. Nesta área deve haver a promoção do desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, o respeito aos limites dos recursos naturais. Cabe neste primeiro momento abordar, para uma melhor elucidação, que o Engenheiro Ambiental tem atribuição de sanar problemas no meio ambiente, promovendo gestões de prevenção e remediação por meio de intervenções tecnológicas disponíveis. Compete ainda atribuições referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos, conforme prevê a Resolução 447, de 22 de setembro de 2000. Este é o Embasamento que a UGB proporciona aos alunos!

Como o curso se organiza?

A Resolução nr 447, de 22 de setembro de 2000, dispõe sobre o registro profissional do Engenheiro Ambiental e discrimina suas atividades profissionais. Neste contexto, a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental está em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia. Ela está dividida em três eixos temáticos: a parte de formação básica e específica, que são estabelecidas pelo MEC; e a parte profissionalizante, que é norteada pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Por esses motivos, a UGB pode oferecer um curso totalmente atualizado, e ainda assim, cabendo atualização, a Instituição não medirá esforços para atingir tal excelência.

Por que estudar no UGB?

O UGB possui uma estrutura tecnológica e pedagógica que permite ao aluno de Graduação uma qualificação que o torna um diferencial no mercado. Há uma interação de todos os seguimentos da Instituição que proporciona uma verdadeira parceria de resultados, aglutinando Docentes, Discente e Administração. Está em constante reformulação de processos administrativos pedagógicos para que as práticas e inovações sejam instituídas de forma dinâmicas, orientadas e organizadas. Por meio do Núcleo de Ensino à Distância - NEAD, vem permitir que os alunos possam cursar em Regime de Adaptação e/ou Dependência os Componentes Curriculares, facilitando o melhor cumprimento da matriz curricular do seu curso.

Infra-estrutura do Curso

Todos os alunos do curso de graduação de Engenharia Ambiental da UGB têm disponibilizadas ferramentas que são facilitadoras do processo de aprendizagem, tais como: laboratórios do ciclo básico e específico, laboratórios de informática, atividades complementares, palestras de profissionais, visitas técnicas à empresas e aos Órgãos Públicos, Projetos de Iniciação Científica, Trabalhos Acadêmicos, Monitoria, Semana Acadêmica e Seminários. Tudo para o melhor aprimoramento e embasamento do conhecimento ao aluno, com qualidade!

O profissional de Engenharia Ambiental

O Engenheiro Ambiental possui uma vasta área de atuação. Pode atuar na Supervisão, coordenação e orientação técnica; Estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnico-econômica; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; e dentre outras. Todas são atividades previstas para este profissional pelo CONFEA.

Engenharia Ambiental

R$ 3.000