Engenharia Ambiental

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Canoas e Manaus

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  • Graduação
  • Em 2edes
  • Duração:
    60 Mêses
Descrição

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Início Localização
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Canoas
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
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Manaus
Av. Carlos Drummond de Andrade, 1460 - Conjunto Atílio Andreazza, Japiim Manaus/Am » Cep 69.077-730, 69.077-730, Amazonas, Brasil
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Programa

Modalidade: Formação Específica



Forma profissional capaz de atuar na preservação, monitoramento e restabelecimento do meio ambiente sobre modelos economicamente sustentáveis, baseados nas políticas ambientais vigentes· Está apto ao desempenho de atividades nas áreas do planejamento ambiental; preservação e uso de recursos naturais; recomposição de regiões; saneamento do meio; matrizes energéticas; controle da poluição e monitoramento; manejo de bioindicadores; revegetação; biotecnologia; tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; estações de abastecimento de água e de realização de estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA)·



Profissão: Engenheiro Ambiental


Como é o curso na Ulbra?


Primeiro curso reconhecido pelo MEC no Estado do Rio Grande do Sul· Trabalha com a qualidade da água e do ar, tratamento de resíduos e gestão ambiental, como eixos temáticos· Possui convênios internacionais com Centros de Pesquisa e Universidades.

Apresentação

O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas, foi implantado em março de 1994 e reconhecido em 2001, pela Portaria no 2672 do Ministério da Educação e do Desporto, publicada no Diário Oficial da União de 10 de dezembro de 2001.

A carga horária do curso é de 3706 horas-aula, correspondendo a 216 créditos, que podem ser integralizados em cinco anos. As disciplinas são ministradas no turno da noite, de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h. Apenas disciplinas especiais como topografia, que precisam ser ministradas durante o dia, são ofertadas sábados pela manhã.
São ofertadas 50 vagas semestrais para ingresso no curso.


Diferenciais

» Curso noturno, permitindo o trabalho ou estágios durante o período diurno.
» Inserção do aluno nos campos de atuação da engenharia ambiental desde o 1º semestre, propiciando a interação entre teoria e prática, valorizando a integração interdisciplinar e oportunizando a realização de estágio já no primeiro ano do curso.
» Visitas de campo, oportunizadas ao longo do curso, sempre acompanhadas por professores das respectivas disciplinas.
» Cursos de nivelamento, sem ônus, nas áreas de matemática, português e informática.
» Currículo atualizado de acordo com as novas diretrizes curriculares (Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002) avaliado pelo MEC com conceito máximo.
» Corpo docente formado por engenheiros-professores com larga experiência profissional, qualificação acadêmica e excelente relacionamento professor-aluno, também com conceito máximo na avaliação do MEC.
» Convênios com universidades estrangeiras para desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, com possibilidade de programas de intercâmbio para professores e alunos.


Objetivos
Formar profissional Engenheiro(a), que atenda às proposições acima expostas, capacitando-o(a) a trabalhar na solução técnica de problemas ligados à preservação e recuperação do meio ambiente, originado tanto pela ação antrópica quanto de origem natural, avaliando seus impactos e implementando medidas preventivas ou mitigadoras, consoantes com as políticas ambientais vigentes, de maneira economicamente viável.

Os objetivos específicos do curso de Engenharia Ambiental da ULBRA são:

» Identificar, compreender integralmente, avaliar e propor alternativas de soluções aos problemas ambientais.
» Aplicar e avaliar os resultados da utilização do conjunto de métodos, técnicas, equipamentos e instruments próprios da engenharia ambiental.
» Desenvolver a engenharia conceitual e básica para projetos ligados à área ambiental.
» Participar de trabalhos ou projetos multidisciplinares e de investigação científica.
» Desenvolver habilidades profissionais para práticas do conceito de ecoeficiência e suas ferramentas particulares.


Estrutura Curricular

A matriz curricular do curso de Engenharia Ambiental procura atender as novas diretrizes da Universidade, as diretrizes curriculares do MEC (Res. CNE/CES 11/2002) e a legislação vigente do CONFEA/CREA (Resoluções 218/73 e 1010/2005). Além disso o planejamento da organização curricular procura se adequar ao atendimento das situações locais, ao perfil do aluno ingressante e as exigências do mercado de trabalho.


Estágio Supervisionado em Engenharia Ambiental

A importância dos estágios na formação profissional é mais que uma obrigação regulamentar, os estágios são reconhecidos como um instrumento pedagógico muito rico, essencial na formação profissional e, principalmente, estratégico na inserção do futuro engenheiro no mercado de trabalho.

O Estágio Supervisionado em Engenharia Ambiental é uma atividade curricular obrigatória, com duração mínima de 160 horas/trabalho, realizada em uma empresa pública ou privada, e supervisionada por professores do curso. Este estágio deve ser realizado no penúltimo semestre do curso. Além deste estágio é importante que os alunos realizem também estágios extracurriculares (não obrigatórios) ao longo do curso.

Trabalho de Conclusão de curso em Engenharia Ambiental

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e objetiva aprofundar os conhecimentos teóricos, práticos ou ambos, adquiridos pelo aluno no tema objeto de estudo, estimulando ainda a habilidade individual de pesquisa e estudo independente. Busca, também, desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral do futuro engenheiro.

O TCC é um trabalho de caráter técnico-científico, apresentado sob forma de monografia, resultado da execução de um projeto de pesquisa, supervisionado e orientado por professores da Universidade. O trabalho é individual e deve ser defendido pelo graduando, perante uma banca examinadora.

A monografia é apresentada no último semestre, na disciplina TCC II, com a defesa do trabalho perante uma banca examinadora.

Atividades Complementares

Atividades complementares são consideradas como curriculares, mas devem ser realizadas em horários extraclasse. São todas e quaisquer atividades realizadas fora do âmbito curricular, que sejam consideradas de interesse para o enriquecimento da formação profissional e pessoal do aluno. Tem por objetivo complementar a formação do profissional de Engenharia Ambiental através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.



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