Graduação

Em São Luís

Preço para verificar

Descrição

  • Duração

    4 Anos

O Curso de Enfermagem do UNIceuma tem como objetivo, formar cidadãos e Enfermeiros com perfil generalista, humanista, com visão crítica e reflexiva, capaz de conhecer e intervir sobre os problemas de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase no Município de São Luís.

Instalações

Localização

Início

São Luís (Maranhão)
Ver mapa
Rua Josué Montello, Nº 1, Renascença Ii, 65.075-120

Início

Consultar
São Luís (Maranhão)
Ver mapa
Av. Edson Brandão, S/N Anil, 65.045-380

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

DURAÇÃO DO CURSO: 4 anos
TURNOS: Matutino e Vespertino (Unidade Renascença)

O Curso de Enfermagem do UNIceuma é um dos mais representativos da Instituição, considerando-se que atualmente consta com alunos distribuídos entre Campus da Unidade Renascença e Campus da Unidade Anil.

A matriz curricular dispõe de conteúdo teórico-prático indispensável à formação profissional e foi idealizada conforme as diretrizes curriculares nacionais. As aulas práticas são realizadas primeiramente em laboratórios específicos e multidisciplinares que oferecem infra-estrutura planejada para atender as necessidades de instalações, equipamentos e serviços para a condução das simulações necessárias a construção do conhecimento prático e aprimoramento de conhecimento teórico. Os laboratórios específicos foram formulados de forma a gerenciar uma infra-estrutura adequada ao contingente de alunos propostos para o desenvolvimento das atividades práticas, estabelecidas pelos docentes das disciplinas específicas e afins.Os estágios são efetivados em unidades de saúde da rede municipal, estadual e particular conforme realização de convênios.

O Curso de Enfermagem do UNIceuma tem como objetivo, formar cidadãos e Enfermeiros com perfil generalista, humanista, com visão crítica e reflexiva, capaz de conhecer e intervir sobre os problemas de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase no Município de São Luís. Reconhecer o ser humano como cidadão, com necessidades de saúde que devem ser atendidas durante o seu ciclo vital. Apresentando competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de enfermagem com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), visando a integralidade da atenção em saúde, a qualidade e humanização no atendimento. O profissional Enfermeiro está capacitado para trabalhar em hospitais gerais e especializados, clínicas, consultórios, centros de saúde, Unidade básica de saúde, escolas, creches, instituições geriátricas, centro de reabilitação, centros comunitários, empresas, atendimento domiciliar, além da área de pesquisa e de formação de recursos humanos da enfermagem.

A profissão derrubou barreiras erguidas durante décadas e décadas assumindo importância vital para os serviços de saúde, porque é capaz de atuar não só na assistência direta ao paciente, que é uma função básica do profissional, mais também exerce função de gestor, de coordenador das unidades de saúde, porque tem uma visão ampla da área da saúde, estar preparado para discutir os determinantes e condicionantes ligados à questão da saúde e da doença da população brasileira.

Há 19 anos, desde que a saúde do país foi instituída, através da constituição federal de 1988, como um direito de todos e um dever do estado e operada por meio do SUS, que os gestores deste sistema vêm atribuindo ênfase à mudança no modelo de atenção à saúde, priorizando o nível de atenção básica, desta forma, vários modelos assistências foram implementados, tais como a estratégia saúde da família, que é entendida como uma reorientação da lógica assistencial do SUS, do modelo vigente e operacionalizado mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidade básica de saúde. A atenção está centrada na família, entendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social, o que vem possibilitando às equipes de saúde da família uma compreensão ampliada do processo saúde-doença.

Nas transformações que vem ocorrendo no trabalho em geral na sociedade contemporânea e em particular no trabalho em saúde, percebe-se que um dos aspectos positivos das mudanças das políticas públicas, com a implantação da estratégia Saúde da Família, é a expansão do mercado de trabalho para a enfermagem. Mercado atualmente promissor e em ascensão, porém, enfatizamos a necessidade da educação permanente e de Pós-graduações, apesar do mercado ser bastante amplo, se faz necessário a constante atualização para os profissionais desempenhar um importante papel dentro de um mercado competitivo e seletivo.

Ao longo dos dezesseis anos de serviços prestados a comunidade maranhense, o UNIceuma apresenta hoje um quadro docente de alta qualificação, estando o Curso de Enfermagem inserido neste contexto. Atualmente o curso apresenta um quadro docente constituído por doutores, mestres e especialistas, todos pautados na filosofia "Educatio Qualitais". Este perfil pode ser comprovado através dos resultados do último concurso público municipal, com alto índice de aprovação dos docentes, discentes e egressos desta Instituição.

O Curso de Enfermagem comprometido com a responsabilidade social desenvolve atividades de extensão (cursos e serviços) sobre temas relevantes com impacto na melhoria da qualidade de vida da comunidade maranhense. Entende-se que a prestação deste serviço deve ser vista como conseqüência lógica do exercício das funções de ensino e pesquisa, atividade esta que proporciona ao discente oportunidade e capacidade de vivenciar e interagir nas adversidades encontradas.

Enfermagem

Preço para verificar