Graduação

Em Curitiba

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Curitiba

  • Duração

    4 Anos

O objetivo deste curso é formar profissionais comprometidos com a saúde da população, através da compreensão da natureza humana, atuação responsável e reconhecimento da arte e da ciência do cuidado com o ser humano. Dirigido a: O futuro profissional é preparado para ter consciência dos direitos e deveres preconizados pelo Código de Ética e pela Lei do Exercício Profissional, reconhecendo a saúde como direito de todos; o que o torna agente de transformação no processo de desenvolvimento humano, político e social; este ainda é orientado para desenvolver a práxis fundamentada nos princípios e diretrizes das políticas públicas de saúde no trabalho multiprofissional e interdisciplinar.

Instalações

Localização

Início

Curitiba (Paraná)
Ver mapa
Rua Padre Anchieta, 2770, Bairro Bigorrilho, 80730-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O objetivo deste curso é formar profissionais comprometidos com a saúde da população, através da compreensão da natureza humana, atuação responsável e reconhecimento da arte e da ciência do cuidado com o ser humano.

O Curso de Enfermagem da Faculdade Evangélica do Paraná, reconhecido pela sua qualidade na formação de profissionais da área da saúde, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, em busca da excelência na formação acadêmica. Para isso, conta com um quadro de professores qualificados e laboratórios com equipamentos modernos. Durante a graduação, os estudantes entram em contato direto com a realidade por meio de estágios oferecidos no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Hospital do Bairro Novo, Clínicas Integradas da Faculdade Evangélica do Paraná, Unidades de Saúde e Centro Municipal de Urgências Médicas.

Na prática, o profissional de Enfermagem pode atuar em diversas áreas, atendendo às diferentes necessidades da sociedade. As oportunidades de atuação têm se apresentado com grande diversidade na assistência, docência, administração, assessoria, pesquisa e consultoria, em segmentos como: clínicas, consultórios, hospitais, escolas, empresas, indústrias e órgãos de governo.



Porque fazer Enfermagem na Evangélica


O curso de Enfermagem da Faculdade Evangélica do Paraná existe desde 2001. Nossos alunos têm uma formação com um corpo docente renomado e capacitado. Entre os laboratórios disponíveis para o aprendizado dos acadêmicos de enfermagem, está o de multi-habilidades, que permite ao acadêmico realizar atividades práticas da profissão em bonecos que simulam o ser humano. Além disso, o acadêmico é inserido na prática profissional já no 4º período e estagia em importantes campos, como o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, hospital geral de alta complexidade, um dos maiores parceiros do SUS, tendo como mantenedora a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba. Também Unidades de Saúde e Centro Municipal de Urgências Médicas compõem os campos de estágio, garantido aos acadêmicos o acesso e a compreensão de todos os níveis de atendimento em saúde.



Perfil do Egresso e Mercado de Trabalho - Enfermagem


O Perfil do Egresso do curso de Enfermagem da FEPAR está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, Resolução CNE/CES nº 03 de 07/11//2001, a qual estabelece em seu Art. 3º, Parágrafo I, o perfil do formando egresso/profissional, como: Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicosociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Sendo assim, temos como meta formar os profissionais enfermeiros generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, responsáveis pela gestão, assistência, ensino e pesquisa de enfermagem com qualidade nos diferentes níveis do sistema de saúde. Para que isso ocorra é necessário que o indivíduo seja possuidor de competências para atuar na diversidade social, com capacidade de interação multiprofissional utilizando a pesquisa e a educação como objetivos de transformação da prática profissional, intervindo no processo saúde-doença e na busca pela qualidade de vida e pela inclusão social.

O futuro profissional é preparado para ter consciência dos direitos e deveres preconizados pelo Código de Ética e pela Lei do Exercício Profissional, reconhecendo a saúde como direito de todos; o que o torna agente de transformação no processo de desenvolvimento humano, político e social; este ainda é orientado para desenvolver a práxis fundamentada nos princípios e diretrizes das políticas públicas de saúde no trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Portanto, é necessário o desenvolvimento da competência interpessoal e da capacidade de se relacionar e manter-se atualizado para que o mesmo atue com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Este perfil também confere ao enfermeiro postura profissional transformadora em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o SUS - Sistema Único de Saúde, vigente no país.Considera-se que este perfil foi elaborado a partir do entendimento das políticas de formação para a contemporaneidade e tem, não obstante, o seu caráter de provisoriedade, já que a definição de perfil do egresso é resultante do movimento permanente de leitura da realidade.



O que o enfermeiro pode fazer



Assessoria e consultoria: Auditar os procedimentos hospitalares de enfermagem e auxiliar na montagem de unidades de saúde.

Atendimento domiciliar: Cuidar de pacientes em sua residência, dando continuidade ao tratamento hospitalar. Auxiliar o paciente em exercícios terapêuticos e cuidar de sua higiene e de seu bem-estar.

Enfermagem geral: Coordenar/Liderar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.

Enfermagem geriátrica: Atender idosos, doentes ou não, em domicílios, casas de repouso, clínicas e hospitais.

Enfermagem médico-cirúrgica: Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

Enfermagem obstétrica: Oferecer assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, acompanhando o pré-natal, parto e pós-parto. Também a assistência ginecológica faz parte desta especialidade, desenvolvida em ambiente hospitalar e unidades de saúde da Prefeitura.

Enfermagem pediátrica: Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança, promovendo ações educativas junto à família, específicas para cada fase. Cuidar da criança hospitalizada, compreendendo as necessidades pessoais e clínicas, tendo a humanização como essência das ações de cuidado.

Enfermagem psiquiátrica: Participar de ações promotoras de saúde mental, na comunidade, hospital, ambulatórios, etc. Partilhar com a equipe multiprofissional e família o tratamento psiquiátrico.

Enfermagem de resgate: Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes.

Enfermagem do trabalho: Oferecer atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.

Enfermagem de saúde pública: Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde da população. Atender pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde. Participar ativamente dos programas de saúde implementados pela Prefeitura.



Informação adicional

Forma de pagamento : Mensalidade : R$ 800,00

Enfermagem

Preço para verificar