Enfermagem

CESUPA - Centro Universitário do Pará
Em Belém

R$917
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  • Graduação
  • Belém
  • Duração:
    8 Semestres
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Belém
Av. Almirante Barroso, N. 3775., 66613-71, Pará, Brasil
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Programa

CONCEPÇÃO DO CURSO

O projeto do Curso foi elaborado com base no Parecer CNE/CES Nº:1.133/2001, relatado pelo Conselheiro Éfrem de Aguiar Maranhão e aprovado em 7 de agosto de 2001, que estabelece o arcabouço legal para fundamentar o curso de Enfermagem, e pela Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.

O currículo foi concebido em 06 (seis) eixos temáticos, cada um agrupando conteúdos específicos, porém relacionados entre si, distribuídos ao longo dos 08 (oito) períodos do curso de forma organizada e sempre buscando manter a inter-relação entre os conteúdos de cada período. Os eixos temáticos, respectivo semestre e cargas horárias estão descritos a seguir:

EIXO TEMÁTICO/ SEMESTRE/ CARGA HORÁRIA

Eixos Temáticos


Semestres


Carga horária

Enfermagem no contexto político, antropológico e psicossocial





400h

Instrumentalização em enfermagem


2° e 3°


990h

Cuidado e prevenção dos agravos da saúde





600h

Cuidado e organização do trabalho em enfermagem





520h

Intervenção multiprofissional e cuidados de enfermagem





510

Vivência pré-profissional em enfermagem


7° e 8°


1.020



Os eixos temáticos são enriquecidos por atividades acadêmicas complementares, que correspondem ao núcleo de flexibilização curricular e perfazem 160 horas, que se destinam ao aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante em estudos e práticas independentes.

A organização curricular contempla a efetivação de estudos temáticos nos três primeiros semestres do curso, objetivando a recapitulação de estudos do eixo temático ou o aprofundamento de um ou mais módulos do mesmo eixo, perfazendo 80h.

A organização didático-pedagógica dos módulos nos eixos temáticos que os congregam atende aos princípios da hierarquização, da contextualização e da interdisciplinaridade, constituindo módulos teóricos, módulos teórico-práticos e módulos práticos.

Os conteúdos curriculares dos módulos estão articulados de modo a permitir o desenvolvimento da capacidade crítica do estudante na análise da realidade com a sustentação metodológica da problematização, incentivando a busca da atuação ética compromissada com a inclusão social e a transformação do modelo assistencial em saúde, por meio do desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanísticas.

OBJETIVOS DO CURSO

* Formar enfermeiros generalistas, centrados nas ações do cuidar humanizado e com qualidade, visando o ser humano nos aspectos sociais, econômicos, espirituais, psicológicos e culturais, fundamentado nos princípios da bioética.
* Formar enfermeiros, que levem em conta a realidade social, aptos a intervir nos problemas de saúde da população, interferir no processo saúde/doença dos indivíduos, família e comunidade, que desenvolvam suas atividades pautadas na integralidade do cuidado.
* Formar enfermeiros capazes de identificar novas situações e tomar decisões, atuar no processo de trabalho em enfermagem e saúde.
* Fomentar a pesquisa e a extensão, por meio de projetos, com a participação discente do curso e de outros cursos da área da saúde, docentes e profissionais que atuam nas unidades de práticas, produzindo conhecimentos que favoreçam a comunidade, visando sua qualidade de vida.

PERFIL DO EGRESSO

A construção do perfil profissional do enfermeiro formado pelo CESUPA foi baseada no conjunto de competências definidos pela Resolução CNE n°3/2002, considerando, ainda, que a formação profissional deva ser um processo permanente de construção de competências, habilidades e atitudes, por meio da educação continuada.

Desta feita, o perfil do profissional do curso pretende formar está assim definido:

Enfermeiro generalista com atitude ética e humanística; capacidade crítica, reflexiva e criativa, habilitado para planejar, executar e avaliar ações e atividades de assistência, gerência, pesquisa e educação que envolvam o objeto de seu trabalho, interferindo nos determinantes dos problemas de saúde e doença da população, considerando o perfil epidemiológico regional e nacional para poder atuar com responsabilidade e compromisso na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da coletividade.

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