Enfermagem

Universidade Católica Dom Bosco UCDB
Em Campo Grande

Preço a consultar

Informação importante

  • Graduação
  • Campo grande
  • Duração:
    4 Semestres
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Campo Grande
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900, Mato Grosso do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Concepção

A natureza da Universidade Católica Dom Bosco é contribuir para a defesa e o desenvolvimento da dignidade humana, garantir a presença da mensagem cristã e, formar profissionais competentes mediante a investigação e o ensino.


Esse curso vem fortalecer o perfil do profissional no que tange aos princípios da saúde onde o ser humano deve ser tratado com equidade e qualidade na assistência de enfermagem como um todo.


Considera ainda, que o objeto do saber/ser/fazer do enfermeiro é a pessoa humana. Tanto o conhecimento como a sua aplicação, estão sujeitos a uma situação concreta, ou seja, a um contexto, dependem do modo como os sujeitos se situam no mundo e como travam as relações interpessoais, uma vez que essas são sempre dinâmicas e, portanto, geradoras de um processo contínuo de conhecimento.


Objetivos

Formar um profissional para atuar com competência filosófica, ética, científica, técnica, social e política, que desenvolva atividade generalista na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação de saúde em todas as fases do ciclo vital.


Profissional Pretendido

Formar profissionais generalistas, numa perspectiva crítico-reflexiva sobre sua prática profissional, capazes de atuar na coordenação do processo de trabalho da enfermagem, na qualificação de seus atores e no desenvolvimento de atitudes pertinentes ao cuidado, à gestão, à educação, à política e à pesquisa junto ao indivíduo, à família e à coletividade.


Um dos pilares desta formação apóia-se no comprometimento ético e moral com a valorização e defesa da vida, bem como a preservação do meio ambiente, com vistas a compreender o sujeito enquanto ser bio-psico-sócio-cultural inserido em um contexto histórico e atender às suas necessidades de saúde.


Outro pilar apóia-se no comprometimento com a qualidade, aprimorada através do conhecimento técnico-científico, da busca de informações, da produção, utilização e disponibilização de pesquisas e de habilidades para atuar de forma interdisciplinar e sistematizada.

O curso deverá favorecer a articulação entre a formação e o mundo do trabalho, através do reconhecimento do perfil epidemiológico da população, da legislação e das instituições onde as ações serão desenvolvidas.


Cabe ainda ressaltar a formação na perspectiva da aprendizagem significativa, ou seja, produzindo sentidos e significados, e assim considerar as características específicas da região centre-oeste, dando ênfase para a atuação profissional do enfermeiro junto à saúde indígena, comunidades quilombola e pantaneira, entre outras.