Enfermagem

FACENE/FAMENE - Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança
Em João Pessoa

€599 - (R$2.207)
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • João pessoa
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

O ensino da Enfermagem oferecido pela FACENE, de acordo com a sua concepção, tem como finalidade, entre outras, desenvolver o senso crítico nos alunos, facilitando a redefinição do seu papel face às exigências sociais e da assistência prestada ao indivíduo, família e comunidade, além de ampliar a oferta de oportunidades educacionais, de nível superior, visando à formação do profissional, de maneir.
Dirigido a: O enfermeiro formado pela FACENE deve, portanto, estar apto a cuidar do ser humano, assumindo o compromisso com a melhoria das condições de saúde da população, em performance ativa, de intervenção significativa no contexto da equipe de saúde, exercendo postura crítico-reflexiva e de contribuição para a promoção de melhora das políticas públicas de assistência à saúde.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
João Pessoa
Avenida Frei Galvão, Nº 12, Gramame Cep: 58067-695 - João Pessoa - Paraíba - Brasil, 58067-695, Paraíba, Brasil
Ver mapa

Programa


A Enfermagem

A Enfermagem é definida por diversos autores como uma ciência e arte que demonstra a sua função própria pela constituição de uma unidade entre teoria, tecnologia e interação. Possui corpo próprio de conhecimentos, baseado na teoria científica, tendo seu foco sobre a saúde e o bem-estar do cliente, abordando aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais do seu estado de saúde, além da condição médica diagnosticada.

A prática de Enfermagem é baseada na síntese das ciências médicas, comportamentais e humanas e essa base de conhecimentos muda e se expande rapidamente, à medida que as pesquisas e novas teorias oferecem informações adicionais. Como profissão em desenvolvimento, a Enfermagem tem ampliado de forma significativa as suas possibilidades de atuação, com a criação de novos campos de atuação e expansão dos programas públicos de assistência à saúde.

O Perfil do Enfermeiro a ser Formado

A FACENE propõe, aos seus futuros enfermeiros, uma formação generalista, a partir da qual eles poderão exercer a sua profissão com postura ética e humanista, atuando na assistência direta aos usuários do sistema de saúde e coordenando o processo do cuidar em enfermagem. Deverá, também, saber atuar, com base ética, em equipe multiprofissional, assumindo, quando necessário, o papel de responsável técnico, promovendo e executando ações integrais de saúde que beneficiem os indivíduos e a comunidade.

O enfermeiro formado pela FACENE deve, portanto, estar apto a cuidar do ser humano, assumindo o compromisso com a melhoria das condições de saúde da população, em performance ativa, de intervenção significativa no contexto da equipe de saúde, exercendo postura crítico-reflexiva e de contribuição para a promoção de melhora das políticas públicas de assistência à saúde.


O Curso

O ensino da Enfermagem oferecido pela FACENE, de acordo com a sua concepção, tem como finalidade, entre outras, desenvolver o senso crítico nos alunos, facilitando a redefinição do seu papel face às exigências sociais e da assistência prestada ao indivíduo, família e comunidade, além de ampliar a oferta de oportunidades educacionais, de nível superior, visando à formação do profissional, de maneira a capacitá-lo a prestar assistência sistematizada de Enfermagem individual e coletiva, mediante ações integradas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde em todas as fases do ciclo vital.

O Curso de Enfermagem da FACENE tem a duração mínima de 8 (oito) e, no máximo, de 12 (doze) semestres, com carga horária total de 4.120 horas, sendo desenvolvido em tempo integral. São matriculados, anualmente, 400 novos alunos, provenientes de processo seletivo, dos quais 300 preenchem as vagas referentes ao primeiro semestre e o restante ao segundo.


Estrutura do Curso

O Curso de Enfermagem da FACENE funciona em regime seriado semestral, com duração de 4 anos (8 semestres ou períodos).

O Curso é ministrado com carga semanal de atividades teóricas e práticas, perfazendo um mínimo de 100 dias letivos semestrais.

O estudante que pretende seguir essa carreira deve ter interesse científico, humano e social, atenção concentrada, controle emocional, espírito de iniciativa, habilidade manual, boa coordenação motora, capacidade de observação, de análise, de síntese e de crítica.

Acesse aqui a matriz curricular do curso.


Objetivos do Curso

Contribuir para o progresso e para a melhoria da qualidade de vida da população, mediante a formação de profissionais capacitados a atuar, de forma competente, na preservação, promoção, proteção e no restabelecimento da saúde, bem como capacitar esses profissionais a agir como pesquisadores, administradores, empreendedores, empregadores e líderes da equipe de Enfermagem.

Ministrar conhecimentos nas áreas básicas, clínicas, cirúrgicas e de saúde coletiva, bem como da doença, sua prevenção e tratamento, no contexto do indivíduo como um todo, considerando o seu lugar na família e na sociedade.

Levar o futuro profissional a utilizar esses conhecimentos para atuar na solução de problemas mais relevantes que comprometam a saúde dos indivíduos.

Fazer o estudante compreender as necessidades de saúde das pessoas, não apenas do ponto de vista físico, mas nos contextos psicológico, familiar, comunitário e humanístico, tendo, com isso, a capacidade de estabelecer uma relação, com o paciente e sua família, saudável e produtiva.

Fazê-lo, ainda, aplicar princípios éticos e humanísticos nas relações com as pessoas e a comunidade, para promover os princípios de cidadania, visando, assim, à redução das desigualdades e adequando, criticamente, sua vida profissional aos contextos histórico, político, econômico e social da Região.

Conduzir o aluno a, desde cedo, empregar o método científico e o trabalho em equipe nas tarefas de assistência e de investigação, reconhecendo suas próprias limitações frente a situações complexas, dispondo-se a atuar cooperativamente.


Diferenciais do Curso de Enfermagem da FACENE

·Laboratórios equipados com instrumentos de última geração;
·Oportunidade dada ao aluno de realizar atividades práticas já no 1º semestre do Curso, anseio de todo estudante calouro;
·Incentivo e fortalecimento da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas - NUPEA, estimulando à prática de realização de trabalhos científicos desde o 1º semestre, facilitando sua publicação, já que a Instituição dispõe de sua própria revista científica;
·Realização de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos de temas científicos e multidisciplinares, para reciclagem constante de seu corpo discente e docente.
Portarias referentes ao Curso de Enfermagem
·Autorização do curso
·Reconhecimento de Curso
·Aumento de vagas




Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais