ENEM em sala de aula

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Em Belo Horizonte

€4.913 - (R$18.133)
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  • Pós-Graduação
  • Belo horizonte
  • Duração:
    14 Mêses
Descrição


Dirigido a: Professores, Coordenadores, Supervisores e Diretores, que atuem na educação básica, portadores de diplomas de Graduação - licenciatura, preferencialmente.

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Belo Horizonte
Avenida João Pinheiro 164 - 30130-180 Belo Horizonte - Mg, 30130-180, Minas Gerais, Brasil
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Programa

Apresentação:
Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases 1996 (BRASIL,1996), o foco do processo escolar passou a ser a aprendizagem e não o ensino. Mais do que conceitos apresentados em um texto, temos a indicação de que é necessário o estabelecimento de uma nova forma de gerir os processos escolares, com o professor e toda a escola se responsabilizando pelo aprendizado de todos os alunos.

Já não basta um professor exímio transmissor de conhecimentos. A função docente deve ir além e propiciar aos educandos a gestão de seu próprio aprendizado. Os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e as diretrizes curriculares nacionais (DCN) apontam no sentido de se construir um ensino para competências ao invés de simplesmente relacionar um conjunto de conteúdos que deveriam ser vencidos ao final de cada etapa escolar.

Se por um lado houve uma sensível evolução no tocante às possibilidades de construção de currículos mais contextualizados e que podem satisfazer às demandas locais, por outro essa nova concepção trouxe uma interpretação errônea de que os conteúdos não tinham importância na vida acadêmica do educando. No entanto, as possibilidades de construção de uma pedagogia situada justificam os riscos das interpretações inadequadas.
Ao propor toda essa mudança nas diretrizes da educação nacional, houve a preocupação de se criarem mecanismos de avaliação. Assim, nasceu o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado a alunos egressos do Ensino Médio, que pretende diagnosticar as aquisições de cada sujeito ao longo de sua história de vida. Para isso, procura aferir as grandes competências construídas pelo sujeito a partir do teste de suas habilidades desenvolvidas.

Esse modelo de avaliação foi colocado em oposição aos exames vestibulares tradicionais, uma vez que estes se pautam em uma extensa lista de conteúdos que são cobrados, na maioria das vezes, de forma desconecta da realidade, exigindo memorização exagerada de tópicos sem a devida contextualização.
Recentemente, por iniciativa do Ministério da Educação, foi proposta uma alternativa ao modelo dos vestibulares. Nesse modelo, o ENEM funciona como uma prova nacional que serve de parâmetro para o acesso às Universidades Federais brasileiras. Cada Universidade pode optar por utilizar os resultados do ENEM como parte do processo seletivo ou integrar o Sistema de Seleção Unificada (SSU), onde ENEM é a única forma de seleção. Nesse contexto, surge a necessidade de uma discussão profunda acerca das metodologias na escola básica, seu currículo e sua vocação formadora. A mudança implantada pela instauração do SSU é profunda e exige um novo olhar para suas potencialidades. Os novos desenhos curriculares, sobretudo no Ensino Médio, possibilitarão a integração de saberes em um movimento que fará com que os diversos conteúdos sejam meios para se atingir a formação integral do estudante.



Título concedido:
Especialista em Educação - ENEM


Objetivos:

- Objetivos Gerais:

Possibilitar a construção de aprendizagens significativas, instrumentalizando o corpo docente para posicionar-se de maneira crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma nos processos escolar e social;
Propiciar o desenvolvimento de habilidades e o domínio dos conteúdos fundamentais para o exercício de uma "gestão de competências" em sala de aula do nível básico, relacionando-os com diversas áreas de conhecimento e com as questões sociais, associando-os aos fenômenos ou movimentos da atualidade, bem como aos fatos significativos da vida pessoal e social dos alunos, numa perspectiva didática e interdisciplinar;
Desenvolver uma cultura de estudo, comprometida com a continuidade da formação do professor, para que ele possa gerenciar o próprio desenvolvimento profissional, ampliando e atualizando seus conhecimentos.

- Objetivos Específicos:

Possibilitar ao professor:

·Comprometer-se com os valores éticos, políticos e estéticos inspiradores da sociedade democrática e transformar tais valores em objeto de ensino;
·Conhecer a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, para melhor compreensão do processo pedagógico, do papel social da escola e de suas relações com o contexto em que está inserida;
·Conhecer as teorias do desenvolvimento humano que possibilitem a compreensão do aluno e seu processo de aquisição de conhecimentos;
·Analisar as diferentes teorias educacionais que fundamentam a ação educativa no ambiente escolar, em seus diversos fazeres, para melhor compreender a prática educativa;
·Compreender os processos da produção do conhecimento e o caráter provisório das certezas científicas, articulando o ensino com a pesquisa e incentivando a transformação de saberes individuais em saberes coletivos;
·Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, assim como do contexto sócio-político e econômico em que está inserido.
·Desenvolver a capacidade de reflexão para construir e sistematizar, em conexão com a teoria, conhecimentos de natureza experimental percebidos na prática pedagógica, em sua relação com o contexto, na busca de soluções apropriadas às diferentes situações escolares.



Vagas oferecidas:
40 vagas.



Aulas:
Quinzenalmente, aos sábados e domingos.



Duração:
14 meses.




Carga horária total:
360 horas






Disciplinas:

Planejamento de Atividades de Intervenção Didática

Atividades Interdisciplinares

O Currículo e a Escola

A Matriz de Competências

A Matriz de Especificação

Competências e Habilidades

Avaliação Mediada por Computador

Avaliação das Aprendizagens

Sistemas de Avaliação em Larga Escala

Oficina de Itens

Tópicos Especiais em Educação

Metodologia de Pesquisa



Corpo docente:
Os professores são qualificados com titulação de Mestre e Doutor.



Requisitos para a titulação:
Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação.
Os alunos que tiverem obtido aproveitamento nas avaliações e pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada disciplina farão jus ao certificado. A elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso é obrigatória.


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