A Elaboração de Relatórios, Pareceres e Notas Técnicas

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

O gerenciamento de pessoas e projetos vem sofrendo impactos sucessivos diante das mudanças no mundo e nas organizações, impondo-se um trabalho planejado, com metas e prazos definidos e um tratamento adequado da informação. Consequentemente, diagnósticos, procedimentos e realizações devem ser registrados e divulgados em relatórios..
Dirigido a: Administradores, técnicos e profissionais de diferentes áreas, que utilizam o relatório, o parecer e a nota técnica como instrumentos de acompanhamento, avaliação e controle dos processos gerenciais.

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Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa



Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Comunicação Empresarial

Apresentação

O gerenciamento de pessoas e projetos vem sofrendo impactos sucessivos diante das mudanças no mundo e nas organizações, impondo-se um trabalho planejado, com metas e prazos definidos e um tratamento adequado da informação.

Consequentemente, diagnósticos, procedimentos e realizações devem ser registrados e divulgados em relatórios, documentos que, pela especificidade e pelo campo de aplicação, precisam atender a parâmetros institucionais e a princípios de formalização da mensagem, que pressupõem, além de adequação a uma visão gerencial sistêmica, competência técnica e linguística.

Os mesmos critérios se impõem a propósito de pareceres e notas técnicas, documentos elaborados por profissionais com domínio do conhecimento específico, que lhes permite analisar questões e emitir opiniões precisas e fundamentadas, dentro de uma estrutura textual que valoriza a exposição e a argumentação, como garantia do processo decisório e de apoio à gestão.

Como adequar, então, diferentes necessidades à era da informação e do conhecimento? Como se preparar para apresentar ideias e expor planos e projetos? Como elaborar a mensagem escrita de forma clara, precisa, correta, coesa e coerente?

Considerando que as respostas a essas questões condicionam o desempenho do profissional ao redigir, registrar e veicular mensagens institucionais, o IDEMP

oferece este curso voltado para o aprimoramento da visão crítica dos participantes diante da informação e dos recursos linguísticos aplicados à expressão.

Objetivos

  • Comunicar-se, por escrito, de forma persuasiva, adequada e eficaz na organização.
  • Identificar a especificidade da informação e a correspondente forma de registro.
  • Desenvolver a capacidade de análise dos participantes quanto à seleção dos dados e à formalização das ideias no corpo do relatório, do parecer e da nota técnica.
  • Adequar a utilização da linguagem à estrutura da mensagem e ao contexto.
  • Valorizar os critérios de formatação dos documentos como elemento facilitador da leitura e da intelecção da mensagem.



A Quem se Destina

Administradores, técnicos e profissionais de diferentes áreas, que utilizam o relatório, o parecer e a nota técnica como instrumentos de acompanhamento, avaliação e controle dos processos gerenciais.

Conteúdo Programático

I - A COMUNICAÇÃO GERENCIAL E O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

  • A Comunicação e as Organizações
    • O processo de transmissão e recepção de mensagens.
    • A informação e a intertextualidade.



II - O RELATÓRIO E AS FUNÇÕES GERENCIAIS

  • Conceito, Importância, Especificidades e Impacto na Gestão
    • O Documento.
    • Aplicações.
    • Repercussão nos processos gerenciais.
  • A Formalização do Relatório em Função do Contexto
    • Estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.
    • Linguagem: formalidade, precisão e correção.
    • Recursos de formatação e ilustração.



III - O PARECER, A NOTA TÉCNICA E O PROCESSO DECISÓRIO

  • Conceito e Características dos Documentos
    • Instrumentos de avaliação e resposta a consultas.
    • Fundamentação teórica e legal.
    • Metodologia: levantamento de fatos e dados, antecedentes e consequências.
  • Estrutura do Parecer e da Nota Técnica
    • Ementa, histórico e opinião.
    • Foco na informação contextualizada.
    • Competência técnica e linguística.



IV - O TEXTO ORGANIZACIONAL

  • A Escrita e as Funções da Linguagem
    • Aplicação no contexto organizacional.
    • O texto destinado à divulgação e publicação.
  • O Processamento do Texto Gerencial
    • Exposição.
    • Argumentação.
    • Persuasão.
  • O Tópico Frasal, o Parágrafo-Padrão e o Texto
    • Ordenação e articulação de estruturas e ideias.
    • O texto como unidade semântica e sintática.
  • Condições de Textualidade
    • Coesão e coerência.
    • Fluência e inteligibilidade da mensagem.
    • Os conectores e as relações entre as ideias.
  • Os Ruídos e as Distorções
    • Vícios de Linguagem.
    • Estereótipos.
    • Modismos.



Metodologia

Exposição dialogada, vivências de produção, estudo e reescritura de textos de relatórios, com utilização de material didático adequado, exercícios individuais, atividades em grupo e recursos audiovisuais.