Elaboração e Coordenação de Projetos de T&D de Acordo com as Diretrizes da Norma ISO 10015

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

Trabalhar por projetos é hoje uma orientação básica nas organizações, pois direciona os esforços e os recursos para a otimização dos resultados, e, consequentemente, a satisfação dos clientes. A área de Gestão de Pessoas, no seu papel de assessoramento e apoio às iniciativas de T&D da organiz..
Dirigido a: Este curso é destinado a profissionais cujas atribuições requerem competências para a concepção, a estruturação, a coordenação e a avaliação de projetos de T&D, bem como a orientação de equipes envolvidas com as referidas atividades, em consonância com os princípios de gestão de projetos,...

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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Rosangela de Carvalho

Carga horária

24 horas

Área de Interesse

Recursos Humanos

Apresentação

Trabalhar por projetos é hoje uma orientação básica nas organizações, pois direciona os esforços e os recursos para a otimização dos resultados, e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

A área de Gestão de Pessoas, no seu papel de assessoramento e apoio às iniciativas de T&D da organização, necessita contar com profissionais familiarizados com as características específicas de seus projetos e moderna visão do processo de treinamento, de forma a aprimorar resultados e atender às expectativas de seus clientes. Para isso, necessitam dominar o elenco de princípios, técnicas e ferramentas que os tornem competentes para trabalhar com administração de projetos, especificamente com base na Norma ISO 10015 - Diretrizes para o Treinamento.

A função da Norma é orientar as organizações e suas áreas de Gestão de Pessoas na identificação de necessidades de treinamento, na projeção e planejamento de ações para atendê-las, executá-las e avaliá-las constantemente, de modo a atingir os seus objetivos dentro de padrões da Gestão da Qualidade.

Com foco no desenvolvimento/aprimoramento deste perfil profissional é que o IDEMP oferece o presente curso, calcado em metodologia eminentemente prática, apresentado por Rosangela de Carvalho, profissional com larga experiência e grande capacidade didática, o que lhe confere, sempre, excelentes avaliações.

A Quem se Destina

Este curso é destinado a profissionais cujas atribuições requerem competências para a concepção, a estruturação, a coordenação e a avaliação de projetos de T&D, bem como a orientação de equipes envolvidas com as referidas atividades, em consonância com os princípios de gestão de projetos, com as orientações gerais da Norma ISO - 10015.

Objetivo Geral

Habilitar os participantes para a atuação nas diversas etapas de concepção, estruturação, condução, avaliação e aprimoramento de projetos de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos, tornando-os mais efetivos na satisfação das necessidades dos seus clientes.

Resultados para os Participantes

Ao fim do curso os participantes estarão capacitados a:

  • Discorrer sobre projetos, suas características e seus componentes;
  • Diferenciar, treinamento, educação e desenvolvimento;
  • Discorrer sobre a Norma - ISO - 10015;
  • Discorrer sobre o estágio de definição de necessidades de T&D;
  • Discorrer sobre o estágio de projeto e planejamento do treinamento;
  • Redigir e orientar a redação de objetivos de ensino;
  • Redigir e orientar a redação de conteúdos programáticos de projetos;
  • Explicitar a importância das metodologias de ensino;
  • Enumerar as aplicabilidades de atributos e de indicadores em avaliação de T&D;
  • Discorrer sobre orçamento em T&D e a importância de sua execução;
  • Discorrer sobre o Ciclo do PDCA para o aprimoramento dos processos de execução do T&D;
  • Discorrer sobre o estágio de avaliação dos resultados do treinamento;
  • Apreciar criticamente um projeto de T&D, apontando seus pontos fortes e aqueles carentes de aprimoramento.



Metodologia

Fundamentalmente ativa. As exposições serão acompanhadas da utilização de recursos audiovisuais, discussões em grupos e realização de jogos, exercícios e estudos de casos (elaboração de projetos), como forma de possibilitar o desenvolvimento das competências objetivadas.

Conteúdo Programático

  • PROJETOS

    • Conceitos básicos.
    • Características.
    • Administração de projetos.
  • TREINAMENTO, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

    • Conceitos básicos.
    • Papéis e funções dos profissionais de T&D.
    • Integração do T&D com outras funções.
  • PROJETOS DE T&D

    • Conceitos básicos.
    • Componentes de um projeto de T&D.
  • DETERMINAÇÃO DE NECESSIDADES DE T&D

    • Diretrizes da Norma ISO 10015.
    • O processo de determinação de necessidades.
  • OBJETIVOS DE ENSINO EM T&D

    • Características de um objetivo.
    • Redação dos objetivos.
    • Objetivos e conteúdo programático do projeto.
    • Objetivos: Referencial de avaliação em T&D.
  • PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO EM T&D

    • Diretrizes da Norma ISO 10015.
    • Planejamento como função básica do sistema de T&D.
    • Conteúdo programático.
    • Metodologias para o alcance dos resultados.
    • Recursos auxiliares de ensino.
    • Plano orçamentário.
    • Cronogramas e listas de verificação.
  • ATRIBUTOS E INDICADORES PARA AVALIAÇÃO

    • Conceitos básicos.
    • Atributos e indicadores.
  • EXECUÇÃO DE PROJETOS EM T & D

    • Diretrizes da Norma ISO 10015.
    • Logística de execução.
    • O Ciclo de Deming para o aprimoramento dos processos.
  • AVALIAÇÃO DE PROCESSOS E DE RESULTADOS EM T&D

    • Diretrizes da Norma ISO 10015.
    • Objetivos da avaliação.
    • Tipos de avaliação.
    • Condições essenciais para a avaliação.
    • Cronologia de avaliação.
    • Plano de avaliação.
    • Processo de avaliação.
    • Técnicas e instrumentos.
    • Aplicabilidades da avaliação.
  • PROJETO ESPECÍFICO

    • Estruturação de projetos de T&D baseados em situações comuns às organizações.



Materiais Didáticos

Além dos materiais a serem aplicados durante o curso, será disponibilizado aos participantes o livro "T&D - Uma abordagem organizacional, por gerenciamento de projetos

", da autoria de Romeu Carlos Lopes de Abreu. O livro fundamenta a base teórica de suporte ao conteúdo do curso.

Rosangela de Carvalho

Com formação em Psicologia pela Universidade Gama Filho, Rosangela de Carvalho é docente da Fundação Getúlio Vargas / CADEMP, em nível nacional, em programas voltadas à área de Recursos Humanos.

Sócia-Diretora da Efficacia - Assessoria em Gestão Empresarial, atua em programas de treinamento para a PETROBRAS / CENPES; CEG - Cia. Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, ELETROS - Fundação Eletrobrás de Seguridade Social, Megadata Computações, Sul América Seguros, entre outros.

Com ampla experiência em gestão, desenvolvimento e implementação de processos e projetos na área de Gestão de Pessoas, exerceu a função de Gestora de Recursos Humanos nas empresas Amsterdam Sauer, Brasif e Bob's.

É coautora do livro "Gestão e Liderança", em fase de publicação pela Editora da FGV / RJ.

Professora do IDEMP

- Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


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