Educação nas Organizações

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Canoas

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  • Graduação
  • Canoas
  • Duração:
    48 Mêses
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Canoas
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa

O Curso

O curso forma o profissional para atuar na gestão da educação corporativa, orientando os processos educativos no contexto organizacional e as práticas de responsabilidade social.
Objetivos
- Capacitar o graduando para a gestão da educação corporativa, realizando ou orientando a execução de diagnósticos, planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de processos educativos no contexto organizacional;
- Contribuir diretamente com a qualificação didático-pedagógica de profissionais, com formações diversas, que atuam como multiplicadores/instrutores em programas educativos nas organizações;
- Capacitar os graduandos para o desenvolvimento de metodologias e recursos didáticos, tanto ao ensino presencial como a distância, quer em organizações da iniciativa privada como do setor público, no contexto não-governamental e em qualquer ramo de atividade (indústria, comércio e serviços).
Perfil do egresso
O profissional egresso poderá atuar como consultor interno nas questões relacionadas à educação corporativa, visando ao aprendizado dos indivíduos, dos grupos e da própria organização.
Mercado de trabalho
O egresso do curso atuará em espaços organizacionais em:

- Gestão de pessoas, principalmente nos processos relacionados ao treinamento e desenvolvimento, ao recrutamento e seleção e à avaliação de desempenho;
- Processos organizacionais, que envolvam o treinamento, desenvolvimento e educação das pessoas nas organizações;
- Programas comunitários - responsabilidades sociais;
- Gestão de sistemas educacionais;
- Definição de políticas voltadas para a educação permanente.
Marco Legal
Resolução Conselho Universitário 99, de 28 de junho de 2006.
Início do curso em 1º março de 2007.

Atendendo demandas de lideranças empresariais gaúchas, que se reestruturavam nos anos 90, a Universidade implantou o curso de Pedagogia Empresarial com o objetivo de formar profissionais gestores dos processos educacionais nas organizações. Os egressos desse curso vêm atuando em ambientes organizacionais, tanto no ramo industrial, comercial e de serviços, como em organizações de terceiro setor.

O mercado global hoje se fixa na demanda dos bens e serviços qualificados. Estes são regidos por sistemas de normatização internacionais (Série ISO, por exemplo). Estes processos de globalização alteraram significativamente os modelos baseados no taylorismo e provocaram o que Bastos e Lima (2002) chamam de Reestruturação Produtiva. Assim, os modelos organizacionais são alterados e novos padrões nas relações internas e externas das organizações são exigidos.

Neste cenário, a gestão de pessoas nos contextos organizacionais compreende uma série de ações, como o treinamento, a formação continuada ou desenvolvimento (qualificação) do trabalhador. Estas questões têm implicações diretas com a produtividade e a competitividade da organização.

Atendendo às novas Diretrizes Curriculares Nacionais propostas ao curso de Pedagogia pelo Conselho Nacional de Educação em 2006, o curso de licenciatura em Pedagogia Empresarial transforma-se em curso de bacharelado Educação nas Organizações.

O curso surge como uma resposta à necessidade dos programas de qualificação, pois propõe-se a formar profissionais para planejar e desenvolver a aprendizagem nos ambientes não formais de ensino. Seu projeto de curso pretende responder a quatro questões básicas:

- Como o adulto aprende?
- Como ocorre a aprendizagem no ambiente organizacional?
- Quais as alternativas pedagógicas adequadas para que se efetive o aprendizado de indivíduos e grupos nas organizações?
- Como avaliar os resultados das ações de treinamento, desenvolvimento e educação no ambiente organizacional?


Projeto Pedagógico

Serão proporcionadas ao aluno situações de aprendizagem nas quais o mesmo terá a oportunidade de analisar, questionar, investigar e tomar decisões, vivenciando e experienciando atividades específicas do próprio processo de aprendizagem e do trabalho da educação. Nesse sentido, a participação do aluno na construção e desenvolvimento da própria aprendizagem será continuamente solicitada.

Nesta abordagem sociointeracionista, no sentido de que o aluno possa construir conhecimentos efetivamente significativos, poderão ser utilizados:
  • Aulas expositivo-dialogadas;
  • Estudos dirigidos individuais e em grupo;
  • Fichas de leitura comentadas;
  • Debates, painéis e seminários (podem ser entre turmas, buscando a interdisciplinaridade);
  • Pesquisas bibliográficas e de campo;
  • Discussões e apresentações de trabalhos em grandes e pequenos grupos;
  • Oficinas;
  • Atividades a distância ou aulas semipresenciais;
  • Relatos de experiências;
  • Seminários de textos básicos;
  • Produções textuais com análise crítico-teórica de textos e/ou obras recomendadas;
  • Apresentação e defesa de trabalhos temáticos;
  • Pesquisa bibliográfica e de campo;
  • Oficinas temáticas;
  • Confecção de relatórios;
  • Elaboração de portfólios;
  • Fichamento de leituras de obras ou textos básicos;
  • Elaboração cooperativa de projetos de trabalho.

Além dos textos dos autores consagrados ou de atualidades sociais, as aulas serão enriquecidas por materiais audiovisuais, recursos de vídeo e técnicas variadas. De acordo com a especificidade exigida, poderão ser utilizados exercícios iniciais de teatro, rememoração, mesa-redonda, oficinas, seminários e outras estratégias didático-pedagógicas que melhor se adequarem ao desenvolvimento da ação pedagógica e suas interconexões disciplinares.

Também constituirão o referencial bibliográfico, leituras obrigatórias e complementares, de acordo com as necessidades evidenciadas ou manifestas pelos alunos, tanto em sala de aula, como nas atividades de pesquisa de campo. Neste sentido, a pesquisa como princípio estratégico-metodológico ganha significação, visto que esta dimensão investigativa deve permear toda ação pedagógica do professor. Portanto, não se deve reduzi-la a momentos e níveis de ensino específicos, mas deverá se constituir em atitude básica e cotidiana de questionamento crítico e autocrítico diante da realidade que deve perpassar pela teoria e prática docentes permitindo suas interfaces.


Atividades Acadêmicas

Pesquisa e Extensão

Na formação do educador organizacional, a pesquisa e o consequente exercício do comportamento investigativo apresentam-se como elementos dos mais singulares da relação teoria-prática na produção e reflexão teórica. São compreendidos como fundamentais, uma vez que significam o exercício da verificação in loco e coleta de dados sobre a realidade, orientados pelos referenciais teóricos, e que darão conta da reflexão comparativa, crítica e atualizadora do ensino, ao mesmo tempo que darão rumo às possibilidades extensionistas.

As práticas pedagógicas, realizadas durante o curso, têm como objetivo permitir uma análise crítico-reflexiva dos estudos teóricos, de forma organizada e articulada, oportunizando condições para:

  • inserção do aluno nos contextos dos ambientes organizacionais;
  • iniciação à pesquisa e ao ensino;
  • intervenção e iniciação profissional junto a diferentes instâncias organizacionais e educativas;
  • estágios de prática profissional nas áreas de atuação previstas.


Nesse contexto, a formação do futuro egresso do curso está diante de parâmetros que desenvolvam sua consciência crítica e autorreguladora, seu posicionamento justo diante das necessidades e possibilidades da comunidade que o acolher.

Planejamento e organização de eventos


A disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, do quinto semestre do curso, tem por objetivo geral realizar eventos contemplando temas atuais da área, reconhecendo o seu caráter estratégico para as organizações.

Cada turma é responsável pela organização, desenvolvimento e avaliação de um evento. A cada semestre letivo são organizados dois eventos, dentre eles: Fórum da Educação, Cine Fórum, Exposição e outros.







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