Educação nas Ciências

Unijuí
Em Ijuí

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  • Pós-Graduação
  • Ijuí
  • Duração:
    4 Semestres
Descrição

O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação, com ênfases:- Na educação escolar - no que se refere ao currículo da escola básica, à formação profissional e às teorias pedagógicas que dão sustentação aos processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino.- Nos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação e a sociabilidade.
Dirigido a: Através deste Programa a UNIJUÍ já formou mais de três centenas de pós-graduandos, sendo que com a capacitação e titulação adquiridas seus egressos têm alcançado novos patamares de atuação profissional. Hoje eles atuam como profissionais em diversas instituições educativas do Brasil, sendo que muitos prosseguiram ou vêm prosseguindo seus estudos em outro nível no Brasil ou no exterior.

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Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e, a partir de 2009, para oferta de Doutorado. Nas últimas três avaliações tem recebido a atribuição de conceito 4 (Bom), o que atesta a consolidação de sua proposta e garante a validade nacional dos títulos emitidos.

O Programa constitui um espaço reconhecido e já consolidado de formação de profissionais da educação de alto nível na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com a oferta do Doutorado, a partir de 2010, essa experiência torna-se mais fecunda e crítica, colocando-se na perspectiva de uma formação de maior exigência e qualificação.

Através deste Programa a UNIJUÍ já formou mais de três centenas de pós-graduandos, sendo que com a capacitação e titulação adquiridas seus egressos têm alcançado novos patamares de atuação profissional. Hoje eles atuam como profissionais em diversas instituições educativas do Brasil, sendo que muitos prosseguiram ou vêm prosseguindo seus estudos em outro nível no Brasil ou no exterior.

Para constituir-se neste espaço privilegiado de formação profissional, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências tem criado as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa de professores e alunos, bem como fomentado o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições do país e do exterior. Para oferecer a sua contribuição à qualificação da educação, o Programa está estruturado de modo a abranger demandas de diversos setores da sociedade e de áreas como as das licenciaturas, onde a UNIJUÍ tem acumulado experiência marcante ao longo das últimas décadas. Por tudo isso, este Programa é o lugar adequado para quem busca oportunidade de formação qualificada através da reflexão crítica e da realização de projetos de investigação no campo da educação.


Proposta do Programa
O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação, com ênfases:
- Na educação escolar - no que se refere ao currículo da escola básica, à formação profissional e às teorias pedagógicas que dão sustentação aos processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino.
- Nos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação e a sociabilidade - no que se refere aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais.
São objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências:

a) Desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar.
b) Investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.
c) Formar profissionais para o Ensino Superior.


Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Na unidade da "Educação nas Ciências" (área de concentração) o Programa busca o estabelecimento das vinculações e das reciprocidades entre o fazer da ciência e os processos de sua aprendizagem e ensino, entendendo estes como momentos fundamentais do próprio processo de construção e de reconstrução da ciência.

Para a consecução de seus objetivos o Programa se articula em três linhas de pesquisa que buscam expressar a sua intencionalidade, permitindo evidenciar as articulações entre os projetos de pesquisa dos docentes e discentes, bem como o direcionamento das principais atividades de formação. Assim sendo, as linhas de pesquisa configuram-se da seguinte forma:


Currículo e Formação de Professores

Investiga a formação de professores na educação básica e superior no que se refere aos processos e produções, considerando a interação profissional na elaboração e desenvolvimento de currículos, com explicitações e análises dos referenciais teóricos.

Tematizações: Formação de professores e desenvolvimento de currículo em diferentes níveis: ensino de Estudos Sociais, História, Geografia, Sociologia, Física, Matemática, Química, Biologia e Educação Física.

Professores: Otávio Aloísio Maldaner, Helena Copetti Callai, Maria Cristina Pansera de Araújo, Catia Maria Nehring, Lenir Basso Zanon e Paulo Evaldo Fensterseifer.


Teorias Pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação

Investiga as concepções pedagógicas e a gestão de processos de ensino e aprendizagem nas suas significações éticas e políticas relacionadas ao contexto atual da vida planetária e às concepções oriundas das tradições humanistas e democráticas.

Tematizações: Tematizações filosóficas acerca da educação; paradigmas do conhecimento; teorias pedagógicas; gestão de processos educacionais; ética e política na educação.

Professores: Cláudio Boeira Garcia, José Pedro Boufleuer, Celso José Martinazzo, Paulo Rudi Schneider e Paulo Evaldo Fensterseifer.


Educação popular em movimentos e organizações sociais

Investiga as concepções e as práticas de educação em movimentos sociais, em organizações de solidariedade e em espaços escolares.

Tematizações: História e educação popular: educação no campo, em periferias urbanas, nos sindicatos e nas organizações cooperativas; inclusão e currículos alternativos; identidades sócio-culturais.

Professores: Elza Maria Fonseca Falkembach, Walter Frantz, Noeli Valentina Weschenfelder, Anna Rosa Fontella Santiago, Maria Simone Vione Schwengber e Helena Copetti Callai.


Dinâmica Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR:
O Programa exige o cumprimento mínimo de 30 (trinta) créditos para a obtenção do título de Mestre, cursados com aproveitamento dentro de exigências mínimas assim definidas:


- 18 (dezoito) créditos cursados em Disciplinas, Seminários Temáticos ou, ainda, em outros programas, resguardado um mínimo de 12 (doze) créditos cursados no próprio Programa;


- 12 (doze) créditos em Atividades Orientadas, mediante a atribuição de três créditos ao longo dos quatro semestres previstos para o Curso.


LÍNGUA ESTRANGEIRA

- Será obrigatória a proficiência em uma língua estrangeira para os alunos do Mestrado que deverá ser feita até o terceiro semestre do Curso. O Programa aceita as seguintes línguas estrangeiras: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

- Os alunos bolsistas da CAPES são obrigados ao Estágio de Docência por, no mínimo, um semestre letivo. Integrando a programação curricular do Programa, o Estágio de Docência pode ser realizado sob a forma de componente curricular eletivo pelos demais pós-graduandos. Em sua forma institucionalizada ele se constitui em fórum de discussão das questões do ensino na graduação e, de modo particular, das práticas específicas dos estagiários. A perspectiva teórico-metodológica ou o princípio orientador da tematização do ensino na graduação é a pesquisa, o que implica o desenvolvimento de projetos específicos de investigação vinculados à atuação do estagiário. Obs: os créditos obtidos através do Estágio de Docência não podem ser computados para a integralização dos créditos mínimos exigidos em cada um dos cursos.

DINÂMICA CURRICULAR:
A dinâmica curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências se organização sob a forma de Disciplinas, Seminários Temáticos, Atividades Orientadas, descritos e especificados nos termos que se seguem.

As Disciplinas se ocupam com tematizações que se vinculam à proposta e às linhas de pesquisa do Programa, indicando para algumas das principais perspectivas de reflexão e de análise que orientam o seu campo investigativo. Ministradas por docentes do Programa, elas integram a programação de cada período letivo, com prévia indicação dos temas a serem discutidos e dos referenciais a serem utilizados, bem como dos créditos a serem atribuídos.

Os Seminários Temáticos visam ao atendimento de demandas específicas das áreas de pesquisa do Programa. Ministrados por docentes convidados, esses seminários cumprem também uma função de intercâmbio com outras instituições. Dependendo do número de sessões de estudo, a quantidade de créditos atribuídos pode ser de um, dois ou mais.

As Atividades Orientadas comportam o acompanhamento do orientador em sessões de estudo e a sustentação em bancas de definição do projeto, de qualificação da dissertação e de defesa final. A essas atividades são atribuídos três créditos a cada semestre para o Mestrado.

TÍTULO CONCEDIDO:

Mestre em Educação nas Ciências.


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