Educação Infantil EAD

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
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Informação importante

  • Pós-Graduação
  • A distância
  • Duração:
    15 Mêses
Descrição


Dirigido a: Professores de Educação Infantil em exercício, licenciados em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais ou Educação Especial. Licenciados em outras áreas pedagógicas com atuação em instituições de Educação Infantil.

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Programa

Apresentação

A proposta deste curso tem como ponto de partida exatamente abordar a temática da infância e de sua educação institucionalizada com um olhar relativizador. O que se pretende colocar em discussão é uma produção discursiva que foge a uma visão idealizada de infância como uma utopia, o paraíso perfeito de que os adultos se distanciaram. Deste modo, neste curso a ênfase desloca-se das visões da infância como diferença e como passagem. Pretende-se compreender a infância para além da lógica desenvolvimentista e problematizar como se construiu todo um sentido progressivo da história individual e coletiva no conjunto de saberes modernos sobre a infância.

EAD por Vídeo-aulas

As aulas são contempladas por meio de vídeo-aulas e material gráfico de alta qualidade que atendem às exigências das diretrizes curriculares de cada curso.

Objetivos

Oferecer oportunidades de aperfeiçoamento a professores de Educação Infantil e áreas afins com vistas a uma compreensão abrangente do fenômeno da infância e do processo de sua institucionalização, articulados aos processos culturais na contemporaneidade;


Despertar o interesse pela investigação, visando a uma possível continuidade da formação dos docentes/alunos como pesquisadores;



Analisar as pedagogias para a infância como parte de um fenômeno cultural abrangente e complexo que se concretiza em vários âmbitos e instituições;


Discutir como as racionalidades políticas no âmbito do Estado, as políticas culturais de identidade, os processos de subjetivação e os regimes de representação de diferentes grupos sociais afetam as práticas de educação das crianças pequenas.



Perfil do Aluno Egresso

O egresso deverá desenvolver competências para dominar o referencial teórico básico entendendo que as profundas mudanças ocorridas no mundo ocidental nas últimas décadas do século XX e no início do presente século, assim como novas formas de pensar o sujeito, a cultura, a sociedade colocaram e colocam em xeque verdades até então incontestadas. O especialista deverá reunir um conjunto de conhecimentos e uma vivência no curso que o subsidie para realizar funções de liderança no seu âmbito de atuação de modo a torná-lo um agente propulsor de cidadania.

Disciplinas

· Pós-Modernidade, Cultura e Educação - 45

· Desenvolvimento e Aprendizagem - 30

· Psicomotricidade - 30

· Aquisição da Linguagem Oral e Escrita - 30

· Organização do Trabalho Pedagógico - 45

· Construção do Conhecimento Científico - 45

· Trabalho de Conclusão - 30

· Subjetividade e Educação Infantil - 30

· Infância e Linguagens - 60

· Propostas de Ações Pedagógicas para a Educação Infantil - 45






São 13 meses de encontros presenciais quinzenais das disciplinas e 2 meses para finalização e apresentação pública do trabalho de conclusão.

Informação adicional

Observações: Pós-Graduação

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