Educação Física (licenciatura e bacharelado)

UVV - Centro Universitário Vila Velha
Em Boa Vista, Vila Velha

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  • Graduação
  • Boa vista, vila velha
  • Duração:
    4 Anos
Descrição

Assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Formar profissional com sólida formação geral e específica, capaz de intervir acadêmica e profissionalment...

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Instalações e datas

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Boa Vista, Vila Velha
Rua Comissário José Dantas de Melo, N°21 Boa Vista, Vila Velha - Es Cep 29102-770, 29102-770, Espírito Santo, Brasil
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Programa

Missão

Formar profissional capacitado a atender às diferentes manifestações da cultura corporal do movimento e à diversidade de interesses identificados com a área da atividade física, do desporto e do lazer.

Mercado de trabalho

A legislação atual regulamenta a formação de dois tipos de profissionais de Educação Física. Na UVV você se habilita nestes dois tipos, ao mesmo tempo, em apenas 4 anos.

1º - Profissional de Educação Física - precisa do curso de bacharelado em Educação Física, em nível de graduação plena, conforme determina a Resolução CNE/CES nº 07/2004. Apto a planejar, ensinar, orientar, coordenar e avaliar a prática de atividades físicas, esportivas e recreativas nas perspectivas da promoção, proteção e reabilitação da saúde, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados a esta atividade profissional. Atua no campo de trabalho não escolar como clubes, academias, áreas de lazer, etc.

2º - Professor de Educação Física - precisa do curso de licenciatura em Educação Física, em nível de graduação plena, conforme Resolução CNE/CP nº 01/02 de 02/2002. É formado para planejar, ensinar, coordenar e avaliar a aprendizagem de atividades físicas, esportivas em escolas da rede pública e privada, da educação infantil ao ensino médio, contribuindo para a formação profissional cultural e para a autonomia dos alunos em relação à prática e aos benefícios e limitações das atividades físico-esportivas. O egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física estará legalmente habilitado par atuar no campo de trabalho escolar (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de adultos).

Potencial do Mercado de Trabalho e Oportunidades:

1 - Escolas públicas e particulares de toda a rede de ensino básico.

2 - Escolas com iniciação esportiva e atividades físicas fora da grade curricular, bem como secretarias de esporte e lazer das redes Municipal e Estadual.

2 - Academias, clubes, associações esportivas e recreativas, centro de reabilitação física e de educação para portadores de necessidades especiais.

3 - Órgãos públicos e de iniciativa privada nos setores de administração, organização esportiva, recreativa e de lazer.

4 - Esportes marítimos e atividades físico-esportivos de praia.

5 - Prestação de serviço em condomínios, empresas e hospitais.

6 - Consultorias, projetos e eventos.

7 - Esportes de aventura e ligados a natureza.

Objetivos

  • Assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

  • Formar profissional com sólida formação geral e específica, capaz de intervir acadêmica e profissionalmente na realidade social, utilizando recursos das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativa e saudável.

  • Formar profissionais críticos, educadores, que percebam a articulação dos conhecimentos com as dimensões política, sociocultural e socioeconômica.

  • Fomentar a produção científica na Educação Física enfatizando a integração da teoria com a prática, bem como entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e a incorporação da atividade física como elemento de promoção da qualidade de vida e da emancipação social.

  • Integrar as várias disciplinas do curso tratando o conhecimento de forma indissociável visando superar a intervenção fragmentada e parcial do profissional.


  • Perfil profissional

    O perfil do egresso foi traçado no Projeto Pedagógico de Curso de forma a caracterizar as diversas habilidades e competências, que assegurem o pleno exercício de sua profissão aos futuros profissionais. O perfil traçado deriva dos objetivos fixados para o curso e se concretiza nas disciplinas, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e na metodologia de trabalho dos docentes. Assim, deseja-se que o futuro profissional tenha condições de:

    • Intervir acadêmica e profissionalmente, de forma ética e adequada, em seus ambientes profissionais, promovendo o desenvolvimento da qualidade de vida do ser humano por meio das manifestações da cultura do movimento humano;
    • Identificar e respeitar as diversidades culturais no processo ensino-aprendizagem e estabelecer um ambiente crítico e reflexivo na sua práxis profissional;
    • Dominar instrumental científico, metodológico e recursos técnicos que permitam atuar com competência junto aos diversos grupos sociais na área da educação física, do esporte e do lazer;
    • Ser capaz de realizar diagnóstico das necessidades e expectativas assim como de propor, com autonomia, linhas de ação adequadas para os diversos grupos sociais, conhecendo e respeitando suas diferenças físicas, sociais, culturais e econômicas.



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