Educação Física - Licenciatura

AEMS - Faculdades Integradas de Três Lagoas
Em Tres Lagoas

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  • Graduação
  • Tres lagoas
  • Duração:
    6 Semestres
Descrição

O profissional com habilitação em Licenciatura Plena em Educação Física está apto a atuar como Professor de Educação Física da Educação Básica e poderá atuar na área do Ensino, com capacidade para ministrar aulas nas escolas da rede pública e/ou particular, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
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Tres Lagoas
Av. Ponta Porã, 2750 - Distrito Industrial, 79610-320, Mato Grosso do Sul, Brasil
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Programa

Objetivos do Curso

· Formar professores aptos a desenvolver programas de Educação Física Escolar, visando o desenvolvimento das competências exigidas no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos, atitudes e habilidades que conduzam à cidadania crítica e à autonomia na utilização e construção da cultura corporal de movimento por parte dos alunos das diferentes etapas da Educação Básica.

· Formar professores com competência para atuar nas diferentes etapas da Educação Básica, conscientes de seu papel de sujeitos efetivos no processo de transformação social e educativa do país, tendo como princípio científico a construção e a reconstrução do conhecimento, num processo pedagógico comprometido com o trabalho coletivo, a interpretação e a intervenção na realidade concreta por meio de uma prática pedagógica reflexiva.

· Proporcionar uma formação generalista, humanista, crítica e cidadã, considerando como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades da cultura corporal de movimento, e estar capacitado para intervir em todas as dimensões do campo do saber, o que pressupõe pleno domínio da natureza do conhecimento da Educação Física e das práticas essenciais de sua produção e socialização e de competências técnico/instrumentais a partir de uma atitude crítico-reflexivo.

· Possibilitar ao acadêmico uma visão crítico-reflexivo e criativa sobre o aluno da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, fundamentando-o nos princípios básicos do: aprender a aprender; vivenciar para aprender e aprender a viver numa sociedade plural e democrática.

· Formar Professores para a Educação Básica, Licenciatura Plena em Educação Física com caráter, compromisso e competência para atuarem com Educação, promovendo uma formação permanente, aberta, crítico-reflexivo e criativa.

· Levar o aluno a aprender, englobando o ser, o fazer e o conhecer, garantindo a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos e a comunidade.


Atividades Principais

O profissional com habilitação em Licenciatura Plena em Educação Física está apto a atuar como Professor de Educação Física da Educação Básica e poderá atuar na área do Ensino, com capacidade para ministrar aulas nas escolas da rede pública e/ou particular, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.


· Formar professores aptos a desenvolver programas de Educação Física Escolar, visando o desenvolvimento das competências exigidas no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos, atitudes e habilidades que conduzam à cidadania crítica e à autonomia na utilização e construção da cultura corporal de movimento por parte dos alunos das diferentes etapas da Educação Básica.

· Formar professores com competência para atuar nas diferentes etapas da Educação Básica, conscientes de seu papel de sujeitos efetivos no processo de transformação social e educativa do país, tendo como princípio científico a construção e a reconstrução do conhecimento, num processo pedagógico comprometido com o trabalho coletivo, a interpretação e a intervenção na realidade concreta por meio de uma prática pedagógica reflexiva.

· Proporcionar uma formação generalista, humanista, crítica e cidadã, considerando como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades da cultura corporal de movimento, e estar capacitado para intervir em todas as dimensões do campo do saber, o que pressupõe pleno domínio da natureza do conhecimento da Educação Física e das práticas essenciais de sua produção e socialização e de competências técnico/instrumentais a partir de uma atitude crítico-reflexivo.

· Possibilitar ao acadêmico uma visão crítico-reflexivo e criativa sobre o aluno da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, fundamentando-o nos princípios básicos do: aprender a aprender; vivenciar para aprender e aprender a viver numa sociedade plural e democrática.

· Formar Professores para a Educação Básica, Licenciatura Plena em Educação Física com caráter, compromisso e competência para atuarem com Educação, promovendo uma formação permanente, aberta, crítico-reflexivo e criativa.

· Levar o aluno a aprender, englobando o ser, o fazer e o conhecer, garantindo a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos e a comunidade.


Atividades Principais

O profissional com habilitação em Licenciatura Plena em Educação Física está apto a atuar como Professor de Educação Física da Educação Básica e poderá atuar na área do Ensino, com capacidade para ministrar aulas nas escolas da rede pública e/ou particular, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.



Coordenador: Lara Belmudes Bottcher - Coord. Adj. José Bechara
Habilitação: Educação Física
Duração: 6 semestres
Dados de Reconhecimento: Portaria No 370 de 9 de ABRIL de 2010..

Grade Curricular
ANATOMIA HUMANA GERAL
APRENDIZAGEM MOTORA
ASPECTOS PSICO-PEDAGÓGICOS DO ESPORTE ESCOLAR
ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
ATIVIDADES PARA TERCEIRA IDADE
ATIVIDADES RÍTMICAS E DANÇA
BASES BIOLÓGICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA
BASES FILOSÓFICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA
BASES SÓCIO-ANTROPOLÓGICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA
CINESIOLOGIA
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR
DIDÁTICA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR III
ESPORTES COLETIVOS APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
ESPORTES COLETIVOS APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTRUTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
FISIOLOGIA HUMANA GERAL
FISIOLOGIA HUMANA GERAL II
FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA E RÍTMICA
FUNDAMENTOS DE ATLETISMO
FUNDAMENTOS DE NATAÇÃO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
LAZER E RECREAÇÃO
LIBRAS
LÍNGUA PORTUGUESA
MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA CIENTÍFICA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
PEPC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)
PRIMEIROS SOCORROS APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO INTERDISCIPLINAR I (PRÁTICA EDUCATIVA)
PROJETO INTERDISCIPLINAR II (PRÁTICA EDUCATIVA)
PROJETO INTERDISCIPLINAR III (PRÁTICA EDUCATIVA)
PROJETO INTERDISCIPLINAR IV (PRÁTICA EDUCATIVA)
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PSICOMOTRICIDADE
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

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