Educação Física EaD

Unijuí
A distância

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  • Graduação
  • A distância
  • Ijuí
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Geral* Constituir um professor intelectual, transformador (orgânico) e pesquisador, capaz de assumir de forma autônoma e crítica a sua atuação profissional.
Dirigido a: A área de atuação será delimitada pela capacidade profissional de organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito dos estados atual e emergente da cultura do movimento. O graduado em Educação Física deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.

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Instalações e datas

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Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa

A busca pela qualidade de vida, saúde e bem-estar é preocupação constante na atualidade. E esta mudança no estilo de vida da população impactou diretamente no mercado de trabalho dos profissionais de Educação Física, cujo trabalho está centrado na integração entre corpo e mente. O Curso de Educação Física na modalidade a distância combina, de forma harmoniosa, as interações educativas presenciais e a distância, em que se organizam os componentes curriculares, sendo específicas as formas de mediação para as diferentes etapas de aprendizagem.+


Histórico
O projeto curricular de Licenciatura em Educação Física na modalidade EaD na Unijuí - modalidade à distância efetiva-se a partir da experiência acumulada, no decorrer de quase 10 anos de sua oferta no Regime Especial, que nos permitiu qualificá-lo para atingir os objetivos delineados por ocasião desta nova implementação. A inexistência de experiências de cursos de graduação em Educação Física na modalidade EaD no cenário nacional, o que permitirá à Unijuí ser uma instituição pioneira e referência também neste campo. Sendo assim, a primeira universidade brasileira a implantar o curso de graduação em Educação Física na modalidade EaD foi a UNIJUI.

Objetivos

Geral

* Constituir um professor intelectual, transformador (orgânico) e pesquisador, capaz de assumir de forma autônoma e crítica a sua atuação profissional.

* Formar um educador que compreenda a Educação Física como um componente curricular da educação básica e reconheça esta como uma área de conhecimento e de intervenção.

* Formar um licenciado que domine os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da área de conhecimento da Educação Física, bem como os advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais e éticos de uma sociedade plural e democrática.

* Assegurar ao graduado da Licenciatura uma sólida formação generalista (da área da educação e da educação física), humanista e crítica.

* Qualificar os seus egressos para atuar criticamente nos diferentes níveis e modalidades de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos) .

* Propiciar ao licenciado o desenvolvimento de competências para atuar em programas extra-curriculares (dança, esporte, lutas, natação, atividades físicas junto à natureza), como também em programas educacionais do terceiro setor (por ex.: AABB-Comunidade, Fundação Ayrton Senna, Segundo Tempo, do Governo Federal, Escola Aberta).


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

A área de atuação será delimitada pela capacidade profissional de organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito dos estados atual e emergente da cultura do movimento. O graduado em Educação Física deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.
Áreas de atuação do egresso

O Curso de Licenciatura em Educação Física da UNIJUÍ qualifica o seu egresso de modo a compreender o papel social da escola, no que diz respeito ao processo de sociabilização e de ensino-aprendizagem nas suas relações com o contexto da prática educativa, participando coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, estando apto para:

* atuar no espaço da sala de aula, através dos conteúdos básicos e específicos da área do conhecimento de ensino da Educação Física (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos);

* articular os conteúdos específicos da Educação Física ao projeto político-pedagógico escolar;

* formular projetos curriculares para a educação básica;

* identificar as necessidades especiais e implementar respostas educativas a essas necessidades;

* desenvolver assessorias eficazes com os titulares da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, quando responsáveis pelo ensino da Educação Física de suas classes;

* atuar nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem de alunos com dificuldades motoras, desenvolvendo estratégias de flexibilização e adaptação curriculares de propostas especificas do ensino da Educação Física;

* assumir projetos extracurriculares que tematizem as práticas da cultura corporal (esporte, dança, jogos, ginástica, expressões artístico-culturais), como alternativas de ensino complementar e diferenciado;

* enfrentar os desafios exigentes de alternativas e soluções pedagógicas, com vistas a redimensionar o conhecimento técnico-científico da área da Educação Física no contexto escolar, para intervir com as diferentes metodologias no processo ensino-aprendizagem;

* articular os conhecimentos técnico-científicos da área da Educação Física e a realidade social dos seus alunos/comunidades escolares;

* atender as questões pertinentes às particularidades regionais e identidades culturais;

* liderar e articular grupos de reflexões, planejamento, execução e avaliação de projetos pedagógicos;

* atuar em equipes interdisciplinares no contexto escolar;

* desenvolver e/ou coordenar projetos de pesquisa em Educação Física escolar;

* manter uma relação investigativa com o campo de atuação profissional, com base no registro e sistematização das experiências docentes;

* utilizar, de forma criativa e crítica, as tecnologias de comunicação e de informação, tanto no exercício profissional quanto no processo de formação permanente.

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