Educação Física

Curso

Online

R$ 32

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Adquira seu Curso de Educação Física e aprenda mais sobre aspectos gerais da área!. Dirigido a: Educação Física

A ter em conta

Para maiores informações do curso, use o link:
http://www.cursosvirtuais.net/curso/educacao-fisica.htm

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Educação Física aborda temas relevantes sobre o desenvolvimento do corpo humano, com grande enfoque na visão cultural, esquemas técnicos e de conhecimentos amplamente relevantes na área.

Conteúdo primeira apostila: Conhecendo Educação Física
  • De higgins ao "jogging"
  • Do homem natural ao homem máquina
  • Há milhões de anos
  • Há milhares de anos
  • Antes de tudo, o homem
  • Antes de tudo, o poder
  • Antes de tudo, a terra
  • Novamente, o homem
  • O renascimento da educação física
  • O renascimento dos jogos olímpicos
  • Capitulo três: a educação física no Brasil
  • Primeiro tempo
  • Intervalo
  • Segundo tempo
  • Capitulo quatro: o labirinto
  • Educação física é ginástica?
  • Educação física é medicina?
  • Educação física é cultura?
  • Educação física é jogo?
  • Educação física é esporte?
  • Educação física é política?
  • Educação física é ciência?
  • Capitulo cinco: afinal o que é educação física?
  • A educação física e o indivíduo
  • A educação física e a inteligência
  • A educação física e a afetividade
  • A educação física e a sociedade
  • A função do professor
  • Ser ou não ser, eis a resposta
Conteúdo segunda apostila: Educação Física como Forma de Cultura
  • Introdução
  • A "cultura" na Educação Física
  • A "cultura" em Go Tani
  • A "cultura" em João Batista Freire
  • A "cultura" no Coletivo de Autores
  • A "cultura" em Elenor Kunz
  • A "cultura" em Valter Bracht
  • A "cultura" em Mauro Betti
  • Por uma Educação Física da Desordem
  • Referências bibliográficas
Conteúdo terceira apostila: Educação Física na Escola
  • O contexto da educação física escolar
  • Abrindo o cenário: algumas questões da educação física na escola ao longo do século xx
  • Algumas abordagens pedagógicas da educação física escolar
  • Abordagem desenvolvimentista
  • Abordagem construtivista-interacionista
  • Abordagem crítico-super adora
  • Abordagem sistêmica
  • Uma complementação às abordagens pedagógicas da educação física na escola
  • Abordagem da psicomotricidade
  • Abordagem crítico-emancipatória
  • Abordagem cultural
  • Abordagem dos jogos cooperativos
  • Abordagem da saúde renovada
  • Abordagem dos parâmetros curriculares nacionais
  • Considerações finais sobre as abordagens
  • A formação do profissional na educação física
  • Formação tradicional x científica
  • Formação profissional: alguns estudos
  • A questão da aplicabilidade do conhecimento no ensino da educação física: o exemplo da aprendizagem motora
  • O contexto da aprendizagem motora
  • Controvérsia pesquisa básica versus aplicada
  • Fora dos domínios da educação física
  • Nos domínios da educação física
  • A influência do paradigma positivista
  • Pesquisas de laboratório
  • Simplificação de tarefas
  • Busca de uma fundamentação teórica generalizadora
  • Negligenciamento do contexto de trabalho do profissional
  • Fragmentação do conhecimento
  • Alternativas para o paradigma positivista
  • Procedimentos, avanços e dificuldades dos professores de educação física formados numa perspectiva científica
  • Metodologia
  • Sujeitos
  • Material
  • Observação das aulas
  • Realização de entrevistas
  • Resultados e discussão
  • Observação das aulas
  • Entrevista com os professores
  • Considerações acerca da entrevista e da observação
Conteúdo quarta apostila: História do Atletismo
  • O atletismo antes da Grécia clássica no Egito antigo, mesopotâmia e gregos pré-clássicos
  • Jogos olímpicos da antiguidade - mais de mil anos de glórias da olimpíada antiga
  • Origem da maratona
  • Corrida entres os nativos americanos
  • História das Olimpíadas - A volta
  • Maratona de Boston - A mais antiga do mundo
  • Os Finlandeses voadores
  • Olimpíadas
  • 400 metros com barreiras masculino nas olimpíadas
  • 800 metros masculino nas olimpíadas
  • Salto em distância masculino nas olimpíadas
  • Jogos Olímpicos - Olimpíada de Atenas 2004
  • Salto em Distância Feminino nas olimpíadas
  • História dos jogos Pan-Americanos e Rio de Janeiro 2007
  • Atletismo para deficientes
Conteúdo quinta apostila: Periodização do Treinamento Desportivo
  • Periodização
  • O quadro competitivo
  • As leis ou princípios do treino
  • Princípio da sistematização do processo de treino
  • A unidade entre a preparação geral e especifica
  • A continuidade do processo de treino
  • O aumento progressivo da carga
  • Organização cíclica da carga
  • Os Sistemas de Periodização
  • A periodização do treino em jovens
Conteúdo sexta apostila: Recreação na Escola
  • Atividades de socialização e integração
  • Bingo alimentar
  • Encontro dos grandes amigos
  • Atividades em duplas
  • Atividades em trincas
  • Atividades em quartetos
  • Atividades em quintetos
  • Piques
  • Atividades em círculos
  • Contestes
  • Contestes sem materiais
  • Contestes com diferentes materiais
  • Contestes com bolas
  • Circuito recreativo
  • Exercícios de volta à calma
  • Atividades para dias de chuva
  • Atividade de confraternização
Conteúdo sétima apostila: Saiba mais sobre Educação Física
  • Introdução
  • As concepções da educação física
  • Abordagem desenvolvimentista
  • Abordagem construtivista
  • Abordagem crítico - emancipatória
  • Critica as abordagens
  • Desenvolvimentista
  • Construtivista
  • Crítico-emancipatória
  • Abordagem da aptidão física / saúde
  • Crítica a abordagem da aptidão física / saúde
  • Abordagem
  • Crítico - superadora
  • Possibilidades da prática pedagógica: o ensino do basquetebol
  • A proposta crítico-superadora
  • A proposta desenvolvimentista
  • A proposta construtivista
  • Modelo de reprodução ou perspectiva de transformação?
  • Bibliografia
Conteúdo oitava apostila: Textos Pedagógicos sobre o Ensino da Educação Física
  • Prefácio
  • Introdução
  • O esporte como fenômeno social e a análise crítica do esporte
  • Problematização
  • A aula de educação física e a cópia irrefletida do conceito de esporte
  • Uma análise do sentido de uma modalidade do sistema do esporte: o atletismo.
  • Análise de uma aula de educação física
  • Três tendências que são apoiadas através do sistema do esporte
  • O sistema do esporte x a concepção pedagógica crítica: suas conseqüências
  • Configuração pedagógica do movimento esportivo no ensino de aulas de educação física
  • Primeiro exemplo
  • Interpretação
  • Segundo exemplo
  • Interpretação
  • O conteúdo esportivo na educação física escolar.
  • Primeiro exemplo: um curso de natação de 10 horas
  • Interpretação de exemplo
  • Segundo exemplo: um curso de natação de 10 horas-aula
  • Interpretação do exemplo
  • Experiência: uma categoria central na teoria didática das aulas abertas
  • O que e experiência?
  • A configuração do processo dialético da constituição e da aquisição da experiência no mundo da vida
  • A experiência do mundo da vida
  • O processo da constituição da experiência
  • O processo da experiência nas aulas de educação física tradicionais
  • Condições para uma aula de educação física aberta às experiências subjetivas
  • Visão pedagógica do movimento
  • A visão cientifica natural do movimento - uma visão antipedagógica
  • A visão fenomenológica do movimento - uma visão pedagógica
  • Princípios pedagógicos de ensino
  • Reflexões pedagógicas sobre a relação entre educação, esporte e a aula de educação física
  • Introdução
  • Uma abordagem pedagógica sobre o ensino da educação física
  • O problema da racionalidade
  • O problema da particularidade
  • Como deve ser descrito um processo educacional dirigido pelo princípio humano?
  • A ação humana na educação e na aula
  • Compreensão de educação
  • Para uma compreensão pedagógica do esporte
  • Compreensão de aula e a relação entre educação, esporte e aula
  • Concepções alternativas de aula de educação física aulas orientadas
  • A necessidade de mudança metodológica no ensino da educação física
  • Problematização
  • O dialogo autentico do indivíduo com o meio ambiente
  • O conceito de "dedicar-se valorativamente" ou o método está no próprio homem
  • O conceito de "experiência"
  • A mudança do conceito de método: da perspectiva do professor à perspectiva do aluno
  • Exemplo pratico: saltar com vara
  • Referências bibliográficas

Educação Física

R$ 32