Educação Física

UniFil - Centro Universitário Filadélfia
Em Londrina

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  • Graduação
  • Londrina
  • Duração:
    4 Anos
Descrição

Com ênfase voltada aos conhecimentos biológicos do ser humano, o curso de bacharelado em Educação Física é focado nos fundamentos técnicos e estruturais do esporte, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos e na relação do ser humano com a sociedade.
Dirigido a: O curso de bacharelado em Educação Física da UniFil é voltado para pessoas que buscam um estilo de vida saudável; se preocupam com a qualidade de vida das pessoas, estética corporal, gostam de atividades esportivas e possuem afinidade para a organização e gestão.

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Londrina
Av. Jk, 1626 Centro Cep: 86.020-000 - Londrina-Pr, 86.020-000, Paraná, Brasil
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Programa

Com ênfase voltada aos conhecimentos biológicos do ser humano, o curso de bacharelado em Educação Física é focado nos fundamentos técnicos e estruturais do esporte, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos e na relação do ser humano com a sociedade.


Com isso, buscamos formar profissionais qualificados para assumir, com segurança, um lugar no mercado de trabalho sempre crescente da atividade física e do esporte.


Assim, o curso de Bacharelado em Educação Física da UniFil capacita seus alunos a atuar nas áreas do exercício físico voltado à promoção e preservação da saúde no trabalho, na prática esportiva, no lazer, na estética, na presença de patologias, no cotidiano, nas atividades relacionadas ao esporte em geral dos pontos de vista da preparação técnica, da preparação física, da organização e gestão esportiva, além da atuação e produção científica.


O Curso possui vários diferenciais que o classificam como um dos melhores do Norte do Paraná. Entre eles, é possível citar:
Corpo docente altamente qualificado, atividades didático-pedagógicas promovidas diariamente nas aulas regulares e na Semana Pedagógica.
Conta com o Laboratório de Atividade Física e Esporte (LAFE), com consultoria e avaliações físicas (antropométrica, postural e cardiorrespiratória) para a comunidade.
Grande volume de atividades práticas desenvolvidas paralelamente as atividades de fundamentação teórica, o que proporciona ao aluno a experimentação da realidade de atuação profissional futura.
Possibilidade de atuação em monitorias, projetos de pesquisa e projetos de extensão, que ampliam consideravelmente a experiência prática do aluno.
Encaminhamento a estágios remunerados e orientados a partir do segundo ano do curso, oportunizando o aluno a vivenciar uma situação real de trabalho em que atuam os profissionais da área.

Público-alvo:
O curso de bacharelado em Educação Física da UniFil é voltado para pessoas que buscam um estilo de vida saudável; se preocupam com a qualidade de vida das pessoas, estética corporal, gostam de atividades esportivas e possuem afinidade para a organização e gestão.

Mercado De Trabalho:
O campo de trabalho para bons profissionais da Educação Física é muito amplo, tanto na área da saúde como do esporte. O Brasil é um país onde menos de 10% das pessoas fazem atividade física orientada, portanto com grande capacidade de crescimento de oportunidades profissionais da área.


Em Londrina, apesar do grande número de academias existentes, poucas oferecem serviço com a qualidade exigida pelos clientes, abrindo assim espaço para profissionais mais preparados.


Outro excelente campo de trabalho é a atividade física para a 3ª idade. Há um crescente envelhecimento da população brasileira e poucos profissionais especializados em trabalhar com faixas etárias mais avançadas.


No campo das atividades esportivas, o Brasil ainda está engatinhando, com possibilidades futuras de se tornar uma potência olímpica. Por isso, há grandes possibilidades. Apenas 3% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil é movimentado através do esporte, enquanto que em países desenvolvidos esse total chega até a 12%.


Os salários variam bastante, mas um profissional qualificado consegue uma remuneração mensal de R$ 2 mil à R$ 4 mil.
Estágio Supervisionado:
Entende-se por estágio profissional curricular supervisionado, as atividades desenvolvidas por meio de práticas que favoreçam o conhecimento das realidades e seus problemas, indo em busca de soluções nas quais se realize uma prática efetiva com prestação de serviços à diferentes segmentos da comunidade.


O estágio curricular supervisionado representa uma etapa da formação em que o aluno vivencia e consolida as competências exigidas para o exercício acadêmico-profissional em diferentes campos de intervenção, sob a supervisão de profissional habilitado, a partir da segunda metade do curso (3º e 4º anos), estando subdividido em Estágio Supervisionado "I" e "II", em um total mínimo de 280 h/a:


O Estágio Supervisionado "I" com um total mínimo de 140 h/a, realizado durante o 3º ano do curso, exclusivamente no campo das atividades esportivas e;
O Estágio Supervisionado "II" com um total mínimo de 140 h/a, realizado durante o 4º ano do Curso, no campo exclusivo do exercício físico relacionado a saúde.



Os estágios curriculares supervisionados "I" e "II" tem por finalidade oportunizar ao aluno, antes da conclusão do curso, inserções e vivências típicas da vida profissional. Deverão permitir relações profissionais e humanas com usuários/clientes, atletas e outros grupos ligados a atividades de competência da Educação Física.


Os objetivos dos estágios supervisionados "I" e "II" se sustentam legalmente em diferentes áreas de intervenção profissional (academias, empresas, órgãos públicos, associações, hospitais, clínicas, clubes esportivos, escolas de iniciação esportiva, equipes de alto rendimento esportivo, entidades não governamentais, e outros congêneres de interesse dos alunos), e nas diferentes fases de desenvolvimento do ser humano (infância, adolescência, adulta e terceira idade).


O estágio curricular supervisionado é obrigatório e integra um processo dinâmico de aprendizagem que se realiza pela prática progressiva de atividades correspondentes ao campo profissional oferecido pela habilitação específica, dentro de situações reais, controladas e supervisionadas por professores da UniFil. É compreendida também como uma atividade acadêmica, que se constitui como espaço oportunizador de integração, articulação e inter-relação de conhecimentos teóricos e práticos nos campos de conhecimento e suas relações com a atividade profissional.


O estágio curricular constitui o elo de excelência da vinculação entre a formação teórica e o início da vivência profissional, supervisionada pela instituição formadora. Esta prática consiste, pois, em uma das oportunidades que permite ao estudante e ao docente defrontar-se com os problemas concretos do processo ensino-aprendizagem e da dinâmica própria do ambiente de estágio.

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