Educação a Distância

Universidade Católica Dom Bosco UCDB
A distância

R$3.912
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • A distância
  • 420 horas de estudo
Descrição


Dirigido a: Profissionais graduados nas áreas educacionais ou afins; portadores de diploma de curso superior que desejem atuar como docente em curso de educação a distância; formados em outras áreas do conhecimento que tenham interesse em ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre a educação a distância.

Informação importante

Programa

Curso Online de Pós-graduação lato sensu em Educação a Distância

O Sistema Avaliativo é composto por:



Atividades: atividades avaliativas em grupo ou individualmente realizadas no decorrer de cada módulo. São divididas em: Análise/estruturação de artigos científicos. Estudo de casos clínicos e Avaliação modular.

· Participação: desempenho nas atividades em fóruns e discussões.

· Prova Online*: realizada a cada final de módulo no ambiente virtual de aprendizagem.

· Prova Final: prova presencial versando sobre todo o conteúdo do curso.

· Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um ARTIGO CIENTÍFICO, conforme normas específicas do curso.



* As questões da prova online são randômicas e aleatórias.


Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.



A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em parceria com o Portal Educação adota um modelo de tutoria ativa, em que os professores têm competência conceitual, pedagógica e metodológica para acompanharem o estudante ao longo de todo o curso, motivando-o a participar e a interagir com o grupo por meio das ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente virtual (barra lateral direita). Os tutores acompanham de maneira ativa os pós-graduandos, por meio da assistência diária e em clima de cordialidade, respeito e de problematização dialógica. Assim, os pós-graduandos sentem-se mais seguros, com a certeza de que podem contar com professores-tutores para o esclarecimento de dúvidas, aprofundamento de questões e para a construção de conhecimentos. Durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, os pós-graduandos contam com o acompanhamento constante de um professor-orientador.



Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontropresencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.

Os pós-graduandos podem optar por participar do encontro presencial em qualquer uma das capitais brasileiras.

A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório em todas as capitais brasileiras.



MÓDULO I - Estudos Introdutórios de Educação a Distância - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Estudos Introdutórios de Educação a Distância
40
1. Conceituações de Educação a Distância
2. Histórico da EAD
3. Modalidades da EAD
4. Regulamentação, Legislação e Políticas da EAD
5. Direitos autorais em EAD
6. Cenários contemporâneos da EAD
MÓDULO II - Planejamento, implementação e avaliação de cursos a distância - 40h
Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Planejamento, implementação e avaliação de cursos a distância
40
1. Aspectos pedagógicos da EAD
2. Desenho Instrucional
3. Elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem
4. Planos e Processos de avaliação da aprendizagem
MÓDULO III - Linguagem mediada pelas tecnologias de informação e comunicação - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Linguagem mediada pelas tecnologias
de informação e comunicação
40
1. Comunicação síncrona e assíncrona: o papel da linguagem
2. As atividades sociocomunicativas: interatividade
3. Internetês e vícios de linguagem
4. Intertextualidade e Intencionalidade no contexto virtual
MÓDULO IV - Trabalho docente na EAD - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Trabalho docente na EAD
40
1. Formação do professor e tutoria
2. Contextos do trabalho docente na EAD
3. Controle e autonomia do professor de EAD
4. Inter-relações: políticas e trabalho docente
5. Possibilidades: uma educação de emancipação
MÓDULO V - Tecnologias na Educação a Distância - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Tecnologias na Educação a Distância
40
1. Tecnologias na Educação
2. Ferramentas de Informação e Comunicação e suas interfaces com a EAD
3. Ambientes virtuais de aprendizagem - AVAs
MÓDULO VI - Games, Web 2.0 e mundos virtuais em educação - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Games, Web 2.0 e mundos virtuais em educação
40
1.Aprendizagem de nativos digitais: novo currículo
2.Web 2.0 na educação e suas ferramentas
3. Comunidades virtuais e de aprendizagem
4. Jogos educacionais: panorama brasileiro
5. Second life
MÓDULO VII - A colaboração online na EAD - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
A colaboração online na EAD
40
1. A interação entre professor, aluno e tutor mediada pelas interfaces de comunicação
2. Participação e protagonismo no ensino e aprendizagem a distância
3. Posicionamento crítico-reflexivo na construção de conhecimento
4- Silêncio e ruídos: compartilhamento de experiências, idéias, opiniões e concepções
MÓDULO VIII - Metodologia do Ensino Superior - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Metodologia do Ensino Superior
40
1. A docência no ensino superior
1.1 Educação. Didática. Metodologia
1.2 A LDB, o ensino superior e suas finalidades
1.3 O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro
2. A metodologia como ato político
2.1 O ato de planejar e as intencionalidades
2.2 A opção política do educador
3. Plano e planejamento
3.1 Diferenças entre plano e planejamento
3.2 As implicações políticas do ato de planejar
3.3 Elementos constitutivos de um plano
MÓDULO IX - Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

Disciplinas
C/H
Conteúdo programático
Métodos e Técnicas de Pesquisa
40
1. Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica
1.1 Processo de produção do conhecimento
2. Pesquisa Científica
2.1 Princípios da Pesquisa Científica
2.2 Principais Modalidades de Pesquisa
2.2.1 Pesquisa bibliográfica
2.2.2 Pesquisa de campo
2.2.3 Pesquisa experimental
2.2.4 Pesquisa-ação
2.2.5 Pesquisa de intervenção
2.3. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
2.3.1 Compilação ou "estado da questão"
2.3.2 Análise de texto
2.3.3 Estudo comparativo
2.3.4 Estudo histórico
2.3.5 Pesquisas de campo
2.4.Técnicas para coleta de dados e informações
2.4.1 Questionário ou formulário
2.4.2. Entrevista
2.4.3. Observação com método científico
2.4.4. História de vida
2.4.5 Depoimento oral
2.4.6 Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida)
3. Projeto de Pesquisa
3.1. Conceituação
3.2. A escolha do tema
3.3 A estrutura do projeto de pesquisa
3.3.1 Inicia-se com a capa e com a folha de rosto
3.3.2 Elementos essenciais do projeto de pesquisa
4. Orientações e Normatizações para Redação de Textos
4.1 Forma de apresentação gráfica do artigo científico
4.2 As normas da ABNT, NBR 10520/2002
4.2.1 Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé
4.2.2 Tipos de Citações
4.2.3 Localização das Citações
4.2.4 As Notas de Rodapé
4.2.5 Normas para elaboração de referências
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h
O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.





Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais