Pós-Graduação

Em Campo Grande

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Local

    Campo grande

Instalações

Localização

Início

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Ver mapa
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos

Com base nos princípios filosóficos e educacionais que fundamentam a atuação da Missão Salesiana, o Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação com área de concentração Educação tem como objetivo geral:



- formar o docente-pesquisador qualificado para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assessoria na área da educação. Ou seja, um profissional com sólida formação que lhe assegure uma ampla compreensão das questões educacionais, baseada no conhecimento dos seus fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos e epistemológicos e que seja capaz de responder com senso crítico, compromisso e originalidade aos desafios contemporâneos que se colocam no campo do ensino e da pesquisa, no âmbito nacional e regional e nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Consoante a este objetivo geral, o Programa de Pós-Graduação deve possibilitar aos pós-graduandos o desenvolvimento da pesquisa, com vistas à produção e difusão de conhecimentos no campo da educação, focalizando:

1- a problemática da educação como processo social que ocorre tanto na escola como em outros espaços, nos quais se articulam aspectos políticos,
históricos, culturais, sociais, econômicos e didático-pedagógicos;

2- a constituição sócio-histórica das políticas educacionais e sua materialização nos sistemas de ensino e unidades escolares; a constituição do espaço escolar, suas formas de gestão e a formação dos professores no contexto das políticas educacionais;

3- a identidade da docência nos aspectos relacionados à profissionalidade, aos saberes e à formação; o processo de ensino e aprendizagem praticado na escola e suas relações com a formação profissional do docente;

4- os estudos sobre a diversidade cultural e formação de professores no contexto das relações entre educação, cultura, multiculturalismo e interculturalidade, tendo como referência, entre outras realidades marcadas pela diferença, a realidade das comunidades indígenas, afrodescendentes, a educação popular e os movimentos sociais.


Público Alvo
Portadores de diploma de graduação plena (licenciatura e bacharelado) em diferentes áreas de conhecimento; interessados em pesquisar questões educacionais.


EDUCAÇÃO

A temática da Educação como campo de conhecimento, proposta como área de concentração do Programa Pós-Graduação em Educação da UCDB traduz a preocupação em refletir e investigar a problemática da educação como processo social que ocorre tanto na escola como em outros espaços, nos quais se articulam aspectos políticos, históricos, culturais, sociais, econômicos e didático-pedagógicos. A preocupação com a temática da educação se expressa nos estudos e investigações, desenvolvidas nas três Linhas de Pesquisa do Programa, com diferentes enfoques e níveis de abrangência. Enseja abordagens relacionadas com o contexto sócio-econômico, político e filosófico, bem como suas influências na política educacional e repercussões na estrutura do sistema educacional. Também focaliza questões que permeiam as relações entre educação, cultura, multiculturalismo e interculturalidade, contemplando a diversidade cultural e as diferentes manifestações e práticas educativas em diversos contextos. No que se refere ao sistema regular de ensino, investiga-se a escola, espaço de socialização e produção do saber, mediado pelas novas exigências que se colocam para a educação escolar. Focaliza-se a escola como instituição em transição e campo de contradição em que os objetivos de preparar para a cidadania e a consolidação democrática apresentam uma tensão em relação ao objetivo de preparar para o mundo do trabalho. Nesse cenário e dentre os vários elementos envolvidos na educação inegavelmente o educador desempenha um papel fundamental para a efetivação da função educativa. É, portanto, um desdobramento pertinente pensar/investigar a educação nas suas inter-relações com os processos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação que atuam em diferentes instâncias educativas. Investigam-se também a contribuição do espaço escolar, as novas formas de organização e gestão, com vistas à produção/socialização de saberes que favoreçam o desenvolvimento dos professores na medida em que buscam modos mais apropriados de aprender a ensinar e que avançam na direção de uma profissionalização coletivamente assumida. Tal opção decorreu de um processo avaliativo levado a efeito pelas próprias Linhas, procurando rever suas trajetórias, produção e potencialidades futuras de pesquisa. Há que se destacar que no Brasil apenas este Programa de Pós-Graduação possui uma Linha que aborda a Educação Indígena (Linha 3), atraindo, por isso mesmo, candidatos de vários estados.


Disciplinas :


Optativas

- APRENDIZAGEM ESCOLAR E COGNIÇÃO
- CURRICULO E TECNOLOGIA
- DIFERENÇA CULTURAL E O ESPAÇO ESCOLAR
- EDUCAÇÃO E CURRICULO ESCOLAR
- EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS
- ESCOLA, ESTADO E SOCIEDADE BRASILEIRA
- FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA REALIDADE INTERCULTURAL
- POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

- TECNOLOGIA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- TÓPICOS ESPECIAIS


Obrigatórias

- FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DOCENTE E PROFISSIONALIZAÇÃO
- INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR
- PESQUISA EM EDUCAÇÃO
- POLÍTICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS




Educação

Preço para verificar