Mestrado

Em Taguatinga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Taguatinga

  • Duração

    2 Anos

O Mestrado em Economia visa formar o profissional advindo de áreas afins à Economia. O principal objetivo do curso é fornecer um conhecimento mais aprofundado da teoria econômica que possibilite a especialização em áreas mais voltadas para a realidade empresarial, financeira e econômica. Dirigido a: Docentes do nível superior, pesquisadores e técnicos, portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contáveis, Matemática, Física, Engenharia e outras áreas correlatas que desejem aprender teoria econômica, aprofundar seus conhecimentos e preparar-se, em nível de pós-graduação Stricto Sensu , para o exercício de suas funções.

Instalações

Localização

Início

Taguatinga (Distrito Federal)
Ver mapa
Campus I - Q.S 07 Lote 01 Epct - Cep 71966700 - Águas Claras, 71966700

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Mestrado em Economia

O Mestrado em Economia visa formar o profissional advindo de áreas afins à Economia. O principal objetivo do curso é fornecer um conhecimento mais aprofundado da teoria econômica que possibilite a especialização em áreas mais voltadas para a realidade empresarial, financeira e econômica.

O curso é dado a um nível tal que os alunos são constantemente expostos à literatura acadêmica internacional, com exemplos práticos sobre a utilização do instrumental analítico apresentado ao longo do programa. Com isso, espera-se que, na Dissertação de Mestrado, o aluno seja capaz de referir-se à literatura relevante ao qual foi exposta durante o programa de mestrado, identificando objetivamente uma questão a ser abordada e utilizando o instrumental analítico de maneira clara e concisa.

Os alunos que completam todas as exigências do programa obterão o título de Mestre em Economia. Aos que completarem satisfatoriamente os créditos, mas não apresentarem a dissertação, será outorgado o título de Especialista em Economia.

A duração mínima do Programa de Mestrado em Economia de Empresas é de 18 meses e a duração máxima é de 24 meses.


Regime Acadêmico

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia apresenta uma estrutura curricular centrada em um tronco comum com disciplinas obrigatórias e optativas de área dando um total de 480 horas.

O tronco comum é composto de 10 disciplinas obrigatórias: Matemática I e II, Microeconômica I, II e III, Macroeconomia I e II, Estatística I, Econometria I e II. O objetivo do tronco comum é garantir a base da formação econômica dos mestrandos (cada disciplina possui 2 créditos).

As Optativas de Área oferecem um conjunto de disciplinas optativas da área de concentração/linha de pesquisa escolhida pelo aluno, no ato de ingresso no Mestrado. Dentre as disciplinas ofertadas, deverão ser integralizados, no mínimo, 06 créditos. As optativas de área permitirão ao mestrando a escolha de disciplinas que possibilitem o aprofundamento teórico-metodológico na linha de pesquisa escolhida, em convergência com o objeto de estudo por ele focalizado.

Além disso, existem as seguintes disciplinas relativas a elaboração de dissertação: Projeto de Dissertação I (2 créditos), Projeto de Dissertação II (2 créditos) e Defesa de Tese (4 créditos).

Para obter o título de mestre em Economia de Empresas, o aluno deverá, portanto, integralizar 34 créditos em disciplinas, conforme especificado, demonstrar proficiência em inglês por intermédio de prova realizada no Programa, defender e obter aprovação de sua dissertação de mestrado, mediante uma banca examinadora composta de 3 doutores sendo um deles um membro externo ao programa.

O mestrado organiza-se em torno de 3 áreas de concentração: Finanças , Economia Regional e Economia do Trabalho. Cada área de concenttração é dividida em linhas de pesquisas.





TITULAÇÃO NO MESTRADO

Para obter o título de Mestre em Economia o aluno deverá preencher os seguintes requisitos:

Obter aprovação com média igual ou superior a sete nas disciplinas que compõem o currículo em vigor do programa de mestrado.
Obter aprovação para a sua proposta de dissertação.
Apresentar uma dissertação que revele:

Conhecimento atualizado do tema da dissertação (referência à literatura relevante, nacional e internacional);
Capacidade de sistematização de idéias;
Destreza na utilização dos métodos quantitativos aplicados à economia e administração; e
Capacidade de síntese e conclusão.
O aluno poderá submeter a dissertação à partir do final do sexto trimestre, caso não tenha sido reprovado em nenhuma disciplina, e desde que tenha a anuência do seu orientador. Haverá uma defesa oral da dissertação, que será avaliada por uma Banca Examinadora, composta pelo orientador, um professor externo e um professor interno. O aluno será considerado aprovado ou reprovado, de acordo com o parecer emitido pela banca examinadora. A aprovação poderá se dar de duas formas:

Sujeita a pequenas correções, onde o aluno terá um prazo de até 30 dias para re-submeter uma nova versão da dissertação; ou
Sem correções.



Os Cursos de Mestrado e Doutorado em Economia estão estruturados de forma a apresentar aos alunos o instrumental analítico (microeconômico, macroeconômico e econométrico) necessário para a solução criativa de problemas relevantes no setor público, no setor privado ou na área acadêmica.

Espera-se que no final de um dos cursos os mestrandos e doutorandos sejam capazes de (1) lecionar em cursos de graduação nas áreas de economia, administração, contabilidade, finanças, análise de projetos e outros ramos das ciências sociais aplicadas; (2) identificar oportunidades de negócios no mercado; (3) desenvolver pesquisas em áreas afins à realidade econômica e financeira das empresas em que atuam; (4) tornarem-se líderes criativos, inovadores, confiáveis, conscientes, que saibam se comunicar e trabalhar em equipes de alto nível técnico; (5) resolver problemas específicos, sintetizar informações relevantes, interpretar os fatos econômicos, utilizar dados e opiniões para antecipar situações e oportunidades; (6) utilizar de maneira efetiva e eficiente as técnicas e conceitos econômicos.



Áreas de Concentração

Finanças
Economia Regional
Economia da Inovação




Linhas de Pesquisa : As linhas de pesquisa estão divididas de acordo com as áreas de concentração conforme abaixo:

Finanças
Economia da Inovação
Economia Regional

· Teoria econômica e Métodos Quantitativos
· Inovação, estrutura de mercado e apropriabilidade
· Setor público

· Finanças empíricas e econometria aplicada
· Inovações financeiras e financiamento privado da inovação
· Crescimento econômico e arranjos produtivos

· Macroeconomia aplicada
· Inovação e produtividade; Inovação e meio ambiente
· Economia espacial e urbana



Linhas de Pesquisa dos Professores do Programa


Público-alvo: Docentes do nível superior, pesquisadores e técnicos, portadores de diploma de curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor, com formação nas áreas de Economia, Administração, Ciências Contáveis, Matemática, Física, Engenharia e outras áreas correlatas que desejem aprender teoria econômica, aprofundar seus conhecimentos e preparar-se, em nível de pós-graduação Stricto Sensu , para o exercício de suas funções.






DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

MATEMÁTICA I
MATEMÁTICA II
ESTATÍSTICA I
ECONOMETRIA I
ECONOMETRIA II
MACROECONOMIA I
MACROECONOMIA II
MICROECONOMIA I
MICROECONOMIA II
MICROECONOMIA III

DISCIPLINAS OPTATIVAS DE ÁREA

ECONOMIA REGIONAL I
ECONOMIA REGIONAL II
ECONOMIA REGIONAL III
ECONOMIA DA INOVAÇÃO I
ECONOMIA DA INOVAÇÃO II
ECONOMIA DA INOVAÇÃO III
FINANÇAS I
FINANÇAS II
FINANÇAS III


DISCIPLINAS FINAIS

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO(ED I)
ELABORAÇÃO DE PROJETO FINAL DE DISSERTAÇÃO(ED II)
DEFESA DE DISSERTAÇÃO (DED)



Economia

Preço para verificar