Doutorado Planejamento Gestão Ambiental

Universidade Católica de Brasília
Em Taguatinga

Preço a consultar
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Doutorado
  • Taguatinga
Descrição

Formar profissionais de perfil inovador, em nível de Mestrado e Doutorado, com visão global e sistêmica, para uma atuação inter e transdisciplinar, tanto no setor público quanto privado, em prol da mudança de paradigma de desenvolvimento; · Desenvolver pesquisa relevante para o desenvolvimento sustentável, com vistas a ampliar o conhecimento científico para planejamento e gestão ambiental por me.
Dirigido a: Graduados em qualquer área de conhecimento.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Taguatinga
Campus I - Q.S 07 Lote 01 Epct - Cep 71966700 - Águas Claras, 71966700, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa

Programa

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental da UCB visa à formação acadêmica de Mestres e Doutores com visão global e sistêmica, tendo capacidade de consolidar e produzir conhecimento interdisciplinar participando ativamente de todas as etapas de processos de gestão para o desenvolvimento sustentável, em qualquer nível e escala.

Público Alvo


Os cursos de Mestrado e Doutorado estão abertos a cidadãos graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em uma formação acadêmica de visão global e sistêmica que os capacite a consolidar e produzir conhecimento interdisciplinar na área do planejamento e gestão do meio ambiente.




LINHAS DE PESQUISA


Planejamento e Gestão Ambiental
Abrange a produção de conhecimento integrado para definição de políticas, planos, programas, sistemas de monitoramento e avaliação ambiental, em suporte à tomada de decisão no âmbito público e privado. Inclui, basicamente: governança ambiental; modelos e instrumentos de planejamento e de gestão ambiental; metodologia de planejamento ambiental; análise de risco ecológico; avaliação de impacto ambiental; educação ambiental; monitoramento e avaliação da qualidade ambiental; sistemas de gestão ambiental e avaliação de responsabilidade ambiental de organizações públicas e privadas; geoprocessamento.

Gestão de Recursos Hídricos

Abrange a produção de conhecimento integrado e o desenvolvimento de sistemas de suporte à decisão para a gestão de bacias hidrográficas. Inclui: modelagem dinâmica de corpos hídricos em 1, 2 e 3 dimensões; produção de cenários para gestão integrada de bacias hidrográficas; avaliação de impacto ambiental com foco em recursos hidricos; desenvolvimento de ecotecnologia.





O PROGRAMA

O Programa em Planejamento e Gestão Ambiental da UCB visa à formação acadêmica de Mestres e Doutores com visão global e sistêmica, tendo capacidade de consolidar e produzir conhecimento interdisciplinar participando ativamente de todas as etapas de processos de gestão para o desenvolvimento sustentável, em qualquer nível e escala.

O Programa procura criar condições para que o aluno desenvolva a capacidade de integrar conhecimentos de disciplinas diversas, em uma formação acadêmica que contempla: o meio ambiente em suas dimensões ecológica, econômica, legal, social e política; as formas de apropriação econômica dos recursos naturais; a formação das estruturas de poder; as normas legais; os modelos de planejamento e gestão praticados por instituições públicas e privadas comprometidas com a utilização racional e sustentável dos recursos ambientais (incluindo os hídricos); assim como métodos e ferramentas que melhorem a base científica de processos de tomada de decisão sobre questões ambientais.

A prática interdisciplinar é estabelecida desde o ínico do curso. Todas as ementas e planos foram discutidos e definidos com a participação de todo o corpo docente, em ricas sessões de produção coletiva de conteúdo. Assim, o Programa garante a coerência na participação dos docentes, em cada disciplina, que é sempre ministrada por mais de um professor, tendo um deles como responsável.

O Programa tem como área de concentração o Planejamento e Gestão Ambiental. E atua em duas linhas de pesquisa interdisciplinar: Planejamento e Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos.

O Programa goza de grande reconhecimento social e tem atraído oportunidades crescentes de cooperação em pesquisa, nacional e internacionalmente.


HISTÓRICO


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental (PGA), da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi implantado no segundo semestre de 1999, após aprovação interna do curso de Mestrado (acadêmico) em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão (CONSEPE). O credenciamento pela CAPES, na Área Multidisciplinar, foi solicitado em agosto de 2000 e a aprovação, com nota 4,0, ocorreu em 12 de março de 2001. Essa nota foi reafirmada em 2004 e em 2007, na avaliação correspondente aos triênios 2001-3 e 2004-6.

Em 2003, o Programa implantou o curso de Doutorado, que todavia ainda não se encotra credenciado pela CAPES.

A criação do Programa e a conquista do reconhecimento nacional e internacional de que desfruta em sua área são resultados dos esforços meritórios e dedicação do Prof. Dr. Antônio José Andrade Rocha, que ocupou a sua direção até dezembro de 2006.



O Programa tem sua área de concentração em Planejamento e Gestão Ambiental e tem no seu mestrado a função de consolidar os conhecimentos existentes e no seu doutorado a função de promover o avanço científico da área de Planejamento e Gestão Ambiental.



O Programa tem cooperação científica com instituições internacionais visando fortalecer sua capacidade de realizar pesquisas e promover o intercâmbio de alunos.



A cooperação internacional é estratégica para o Programa na sua busca da excelência. Atualmente o Programa possui participação na equipe internacional centrada na Universidade de Tsukuba, Japão, no projeto intitulado "Ajuda Chinesa Governamental para o Desenvolvimento de Países em Desenvolvimento".



Além disso, o Programa está inserido num projeto de pesquisa visando à instalação do observatório de governança ambiental de Biocombustíveis com parceria com a Universidade da Califórnia em Berkeley e a British Petroleum.





OBJETIVOS

O Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental (PGA) da Universidade Católica de Brasília (UCB) persegue os seguintes objetivos:


Formar profissionais, de perfil inovador, em nível de mestrado e doutorado, de visão global e sistêmica, para uma atuação inter e transdisciplinar, tanto no setor público quanto privado, em prol da mudança de paradigma de desenvolvimento, em todo o planeta.


Desenvolver pesquisa relevante para o desenvolvimento sustentável do país, com vistas a ampliar a base de conhecimento em planejamento e gestão necessária à tomada de decisões na área de meio ambiente e de recursos hídricos; estimular o exercício da interdisciplinaridade e a melhoria da qualidade do ensino; e promover a integração de programas, tanto em nível de pós-graduação quanto de graduação.


Contribuir para a implementação da estratégia da UCB de busca de excelência em Meio ambiente e Recursos hídricos.


Interagir com instituições nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento sustentável no país.








Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais