Dislexia - Avaliação, Diagnóstico Diferencial, Intervenção Reeducativa e em Sala de Aula
Capacitação
Online
* Preço indicativo
Montante original emEUR:
90 €
Descrição
-
Tipologia
Capacitação
-
Metodologia
Online
-
Duração
4 Semanas
Dotar os formandos de uma visão abrangente e actualizada da dislexia; permitir-lhes compreender as dificuldades em torno deste conceito e saber relacionar a dislexia com outras problemáticas; conhecer os princípios, estratégias, metodologias e materiais para a avaliação da leitura / escrita e diagnóstico da dislexia; possuir informações relevantes sobre a reeducação da leitura / escrita e intervenção nas áreas deficitárias associadas; conhecer as adequações no processo de ensino-aprendizagem, desde a sala de aula até ao macrossistema escola, incluindo o papel dos pais. Dirigido a: psicólogos, professores, terapeutas da fala (fonoaudiólogos)
A ter em conta
Professor, educador, psicólogo, terapeuta da fala ou fonoaudiólogo, pais
Opiniões
Professores
Alzira Fernandes
psicóloga educacional - formação em psicoterapia
Programa
Aula1†O que é a dislexia
- Evolução histórica do conceito de dislexia
- Definições predominantes e polémicas associadas; Associações (de dislexia) de referência, DSM IVâ€TR e DSM V
- Tipos de dislexia/disortografia
- Causas, prevalência e mitos
Aula 2 †Perturbações associadas à dislexia e outras perturbações da linguagem e comunicação
- Comorbilidades: Disgrafia, Discalculia, PHDA e dificuldades emocionais
- Outros problemas de linguagem e comunicação: Perturbações específicas da linguagem, Dispraxia verbal, Gaguez
Aula 3 †Fundamentos cognitivos e neurológicos da leitura normal e deficitária
- Préâ€requisitos da leitura
- As exigências cognitivas da leitura
- Aspectos desenvolvimentais
- Aonde falham os leitores deficientes
- O módulo fonológico e as “vias cerebrais” para a leitura
Aula 4 †Avaliação e Diagnóstico – I Parte
- Indicadores de dislexia: Precoces, Primeiro ano de escolaridade, A partir do segundo ano, Na juventude e idade adulta
- A idade para avaliação
- Avaliação e diagnóstico: Objectivos da avaliação, Notas sobre a avaliação, O processo de avaliação, Áreas a avaliar
- A sinalização: Exemplo de materiais de triagem.
Aula 5 †Avaliação e Diagnóstico – II Parte
- Materiais
- Provas em língua portuguesa
- Exemplo de uma bateria de provas
- Feedback e relatórios
Aula 6 †A Intervenção – I Parte
- A importância da intervenção precoce
- É possível melhorar as competências leitoras num disléxico?
- Princípios básicos do ensino da leitura
- Principais objectivos da intervenção na dislexia: O objectivo terapêutico, Diminuir as barreiras à aprendizagem através de educação especial
- O objectivo terapêutico – a reeducação:
- Requisitos
- Intervenção precoce
- Os métodos mais eficazes
- Estratégias a adoptar
- Exercícios para trabalhar os défices no leitor disléxico
- Exercícios para trabalhar os défices associados
- Exemplo de actividades de um programa de intervenção na consciência fonológica
- Exemplos de métodos e materiais desenvolvidos por portugueses
- Educação especial: Requisitos, Medidas, Exemplo de PEI
Aula 7 †A intervenção – II Parte
- A escola inclusiva e a dislexia
- Os 3 níveis de suporte
- Grelhas para autoâ€avaliação dos professores
- A escola amigável da dislexia
- O que é?
- Dicas para os professores do 1º ciclo ao secundário:
- • Arranjos na sala; Métodos pedagógicos; O uso do quadro; A não fazer!;Incentivo à
- participação; Dar instruções; Aprender a aprender; Materiais pedagógicos;
- Sugestões para melhorar a compreensão de textos; Sugestões para ajudar a reter o
- que foi lido; Outras sugestões.
- Provas de que uma escola é amigável da dislexia;
- A voz dos alunos disléxicos;
- Pais
- Dicas para ajudar a melhorar a consciência fonológica nas crianças
- Dicas para ajudar os filhos a estudar e a fazer os TPC.
Dislexia - Avaliação, Diagnóstico Diferencial, Intervenção Reeducativa e em Sala de Aula
* Preço indicativo
Montante original emEUR:
90 €