Dislexia - Avaliação, Diagnóstico Diferencial, Intervenção Reeducativa e em Sala de Aula

Psicotemaweb
Online

€90 - (R$332)
Ou prefere ligar para o centro agora?
+351 ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Capacitação
  • Online
  • Duração:
    4 Semanas
Descrição

Dotar os formandos de uma visão abrangente e actualizada da dislexia; permitir-lhes compreender as dificuldades em torno deste conceito e saber relacionar a dislexia com outras problemáticas; conhecer os princípios, estratégias, metodologias e materiais para a avaliação da leitura / escrita e diagnóstico da dislexia; possuir informações relevantes sobre a reeducação da leitura / escrita e intervenção nas áreas deficitárias associadas; conhecer as adequações no processo de ensino-aprendizagem, desde a sala de aula até ao macrossistema escola, incluindo o papel dos pais.
Dirigido a: psicólogos, professores, terapeutas da fala (fonoaudiólogos)

Informação importante

Perguntas frequentes:

· Requisitos

Professor, educador, psicólogo, terapeuta da fala ou fonoaudiólogo, pais

Professores

Alzira Fernandes
Alzira Fernandes
psicóloga educacional - formação em psicoterapia

Programa

Aula1‐ O que é a dislexia

  • Evolução histórica do conceito de dislexia
  • Definições predominantes e polémicas associadas; Associações (de dislexia) de referência, DSM IV‐TR e DSM V
  • Tipos de dislexia/disortografia
  • Causas, prevalência e mitos

Aula 2 ‐ Perturbações associadas à dislexia e outras perturbações da linguagem e comunicação

  • Comorbilidades: Disgrafia, Discalculia, PHDA e dificuldades emocionais
  • Outros problemas de linguagem e comunicação: Perturbações específicas da linguagem, Dispraxia verbal, Gaguez

Aula 3 ‐ Fundamentos cognitivos e neurológicos da leitura normal e deficitária

  • Pré‐requisitos da leitura
  • As exigências cognitivas da leitura
  • Aspectos desenvolvimentais
  • Aonde falham os leitores deficientes
  • O módulo fonológico e as “vias cerebrais” para a leitura

Aula 4 ‐ Avaliação e Diagnóstico – I Parte

  • Indicadores de dislexia: Precoces, Primeiro ano de escolaridade, A partir do segundo ano, Na juventude e idade adulta
  • A idade para avaliação
  • Avaliação e diagnóstico: Objectivos da avaliação, Notas sobre a avaliação, O processo de avaliação, Áreas a avaliar
  • A sinalização: Exemplo de materiais de triagem.

Aula 5 ‐ Avaliação e Diagnóstico – II Parte

  • Materiais
  • Provas em língua portuguesa
  • Exemplo de uma bateria de provas
  • Feedback e relatórios

Aula 6 ‐ A Intervenção – I Parte

  • A importância da intervenção precoce
  • É possível melhorar as competências leitoras num disléxico?
  • Princípios básicos do ensino da leitura
  • Principais objectivos da intervenção na dislexia: O objectivo terapêutico, Diminuir as barreiras à aprendizagem através de educação especial
  • O objectivo terapêutico – a reeducação:
  • Requisitos
  • Intervenção precoce
  • Os métodos mais eficazes
  • Estratégias a adoptar
  • Exercícios para trabalhar os défices no leitor disléxico
  • Exercícios para trabalhar os défices associados
  • Exemplo de actividades de um programa de intervenção na consciência fonológica
  • Exemplos de métodos e materiais desenvolvidos por portugueses
  • Educação especial: Requisitos, Medidas, Exemplo de PEI

Aula 7 ‐ A intervenção – II Parte

  • A escola inclusiva e a dislexia
  • Os 3 níveis de suporte
  • Grelhas para auto‐avaliação dos professores
  • A escola amigável da dislexia
  • O que é?
  • Dicas para os professores do 1º ciclo ao secundário:
  • • Arranjos na sala; Métodos pedagógicos; O uso do quadro; A não fazer!;Incentivo à
  • participação; Dar instruções; Aprender a aprender; Materiais pedagógicos;
  • Sugestões para melhorar a compreensão de textos; Sugestões para ajudar a reter o
  • que foi lido; Outras sugestões.
  • Provas de que uma escola é amigável da dislexia;
  • A voz dos alunos disléxicos;
  • Pais
  • Dicas para ajudar a melhorar a consciência fonológica nas crianças
  • Dicas para ajudar os filhos a estudar e a fazer os TPC.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais