Direito

FAP - Faculdade Paraíso RJ
Em São Gonçalo

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • São gonçalo
  • Duração:
    10 Semestres
Descrição

Não dá para imaginar um bom curso de Direito que não ofereça uma gama de atividades complementares. Enquanto o conhecimento dos fundamentos teóricos da profissão é recebido em sala de aula, são nas ações extra-classe que os alunos adquirem uma visão crítica do Direito, aprendendo a argumentar e a usar a criatividade.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
São Gonçalo
Rua Visconde de Itaúna, 2671 - Paraíso, 24431-005, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

INTRODUÇÃO
Não dá para imaginar um bom curso de Direito que não ofereça uma gama de atividades complementares. Enquanto o conhecimento dos fundamentos teóricos da profissão é recebido em sala de aula, são nas ações extra-classe que os alunos adquirem uma visão crítica do Direito, aprendendo a argumentar e a usar a criatividade. Afinal, um bom profissional não só conhece leis como é capaz de questioná-las e aplicá-las de acordo com as situações. Tanto é que muitos cursos exigem dos estudantes o cumprimento de cerca de 300 horas de atividades complementares - participação em estágios extracurriculares, pesquisas, programas de extensão e seminários.

O núcleo de assistência jurídica costuma ser a menina-dos-olhos da graduação em Direito. Isso porque esses escritórios piloto dão experiência pratica ao aluno, ao mesmo tempo em que auxilia a comunidade carente, incapaz de arcar com os custos desses serviços. Sob a supervisão de um professor, os alunos verificam qual a melhor maneira de intervir em questões que envolvem principalmente o direito trabalhista e de família.

Nos núcleos de pesquisa dos cursos de Direito, os alunos tem a oportunidade de conhecer áreas que carecem de fundamentos mais precisos, especialmente nos chamados "novos direitos", como o ambiental, o sanitário e o autoral.

Em uma boa faculdaescola, o estudo de áreas recentes do Direito também é feito em sala de aula por meio das disciplinas optativas. Essas matérias aceleram o processo de especialização do aluno sem, contudo, abrir mão do objetivo maior do curso, que é oferecer uma formação mais generalista, preparando o futuro profissional para atuar nas persas áreas do Direito.

Além de conhecerem as teorias gerais, os alunos devem aprender a contextualizar o aprendizado, relacionando-o com outras áreas, como psicologia, economia, historia, sociologia e serviço social.

Onde Atua o Bacharel em Direito?
Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os cerca de mil cursos de Direito existentes no país formam 120 mil bacharéis por ano. Mas nem todo bacharel em Direito se torna advogado. É possível seguir a carreira jurídica, em órgãos públicos.

Nesse caso, a não ser para a carreira na magistratura, é dispensável o exame da OAB, mas o ingresso depende de concurso público. Seja na carreira de advocacia, seja na jurídica, o bacharel zela pelas boas relações entre cidadãos, empresas e poder público.

Ele analisa disputas e conflitos com base no que estabelecem a Constituição e as demais leis do país. Defende os interesses de inpíduos, empresas e da sociedade em geral, em persos campos, como direito penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial.

O Curso de Direito da Faculdade Paraíso
O currículo da graduação é generalista e enfatiza as Ciências Humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do Direito: direito civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal.

Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica.

São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma. A duração média do curso é de cinco anos. A OAB publica em seu site (www.oab.org.br) uma lista dos cursos recomendados e o desempenho dos alunos dessas instituições de ensino no exame.

Na estrutura curricular do Curso de Direito da FAP, os alunos tem como opção de especialização as seguintes ênfases:

Direito Civil: destina-se ao profissional que pretenda exercer a advocacia civil, preferencialmente a advocacia privada, pelo que lhe são ministrados conteúdos obrigatórios de Direito Civil, Bioética, Processo Civil Aplicado, Falimentar, Direito Autoral e da Propriedade Industrial;

Direito Empresarial e do Trabalho: objetiva preparar o profissional que atuará junto às empresas, tendo em vista a grande concentração industrial da região, oferecendo ao futuro advogado formação interdisciplinar, envolvendo Direito do Trabalho, Direito Empresarial e Direito Previdenciário. Além disso, dependendo do interesse do aluno, e de forma mais direcionada, leva em conta um ramo especializado da Justiça Federal (Justiça do Trabalho) e da competência específica federal para a solução de lides previdenciárias, no âmbito da Justiça Federal comum, bem como a existência de inúmeros profissionais envolvidos nesse campo, exercendo a advocacia, a magistratura e o ministério público especializados ou ocupando cargos administrativos. Destina-se, ainda, a profissionais que, nas empresas, devam-se dedicar às questões jurídicas envolvendo o pessoal contratado, além de outros trabalhadores, inclusive cooperativados; ou

Direito do Estado: leva em conta o perfil do profissional cuja vocação o direcione ao exercício de atividades públicas, que exijam conhecimentos específicos nessa área, contemplando, ainda, o profissional voltado à especialização na área de direito administrativo, por meio da advocacia.

Um outro grande diferencial do Curso de Direito da Faculdade Paraíso é a possibilidade dos alunos se especializarem em mais uma ênfase e ampliarem ainda mais o seu campo profissional.

Duração
10 semestres

Turnos
Diurno:(7:20 às 11:00 horas)
Noturno (19:00 às 22:00 horas)


Plano de Estudos

1º Semestre CHS CHT

Introdução ao Estudo do Direito I 2 40
Teoria Geral do Direito Privado 4 80
Fundamentos da Economia 2 40
Filosofia Geral 4 80
Sociologia 2 40
Antropologia 2 40
Português Jurídico 4 80
Sub-Total 20 400

2º Semestre CHS CHT

Introdução ao Estudo do Direito II 2 40
Direito Constitucional I 4 80
Introdução as Ciências Socias 4 40
Psicologia 2 40
Direito Penal I 4 80
Direito das Obrigações 4 80
Ética 2 40
Sub-Total 22 400

3º Semestre CHS CHT

Direito Constitucional II 4 80
História Geral e do Direito 2 40
Direito Penal II 4 80
Direitos dos Contratos e Responsabilidade Civil 4 80
Direito Empresarial I 4 80
Direito Ambiental 2 40
Sub-Total 20 400

4º Semestre CHS CHT

Teoria Geral do Processo 4 80
Direitos Reais 4 80
Direitos Fundamentais 4 80
Direito Penal III 4 80
Direito Administrativo I 2 40
Direito Empresarial II 2 40
Sub-Total 20 400

5º Semestre CHS CHT

Direito Processual Civil I 4 80
Direito Processual Penal I 4 80
Direito de Família 4 80
Direito Penal IV 4 80
Direito Administrativo II 2 40
Direito Empresarial III 2 40
Sub-Total 20 400

6º Semestre CHS CHT

Direito Processual Civil II 4 80
Direito Processual Penal II 4 80
Direito das Sucessões 4 80
Direito do Trabalho I 4 80
Direito Empresarial IV 2 40
Direito Administrativo III 2 40
Sub-Total 20 400

7º Semestre CHS CHT

Direito Financeiro e Tributário I 4 80
Direito Processual Civil III 4 80
Direito da Criança e do Adolescente 2 40
Direito do Consumidor 2 40
Prática Jurídica Cível I 2 40
Direito do Trabalho II 4 80
Direito Internacional Publico 2 40
Sub-Total 20 400

8º Semestre CHS CHT

Direito Processual Civil IV 4 80
Prática Jurídica Cível II 2 40
Direito Internacional Privado 2 40
Direito Financeiro e Tributário II 2 40
Direito Financeiro Aplicado 4 80

Prática Jurídica Penal I 2 40

Direito Processual do Trabalho 4 80
Sub-Total 20 400

9º Semestre CHS CHT

Prática Jurídica Penal II 2 40
Metodologia da Pesquisa Jurídica 2 40
Temas Aprofundados de Direito Admnistrativo 4 80
Direito Agrário 4 80
Direito da Seguridade Social, Segurança e Medicina do Trabalho 2 40
Trabalho de conclusão de curso 2 40
Direito Econômico 4 80
Sub-Total 20 400

10º Semestre CHS CHT

Bioética e Direito 2 40
Direito Autoral e Propriedade Industrial 4 80
Sistemas Políticos e Eleitorais 4 80
Trabalho de Conclusão de Curso II 2 40
Direito Imobiliário e Registros Públicos 2 40
Direito Falimentar 2 40
Prática Jurídica Trabalhista e Administrativa 2 40
Sub-Total 20 400

Disciplinas do Ciclo de Formação Geral 640
Disciplinas do Ciclo de Formação Profissionalizante 2.520
Disciplinas da Ênfase Escolhida 440
Prática Jurídica - Estágio Supervisionado 400
Trabalho de Conclusão - Monografia 80
Atividades Complementares 260

TOTAL GERAL DO CURSO 4.340

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais