Direito

Graduação

Em Três Passos, Ijuí e Santa Rosa

Preço para verificar

Descrição

  • Duração

    10 Semestres

O Curso de Direito da UNIJUÍ tem como objetivo geral, além da formação técnica dos acadêmicos, oportunizar uma reflexão mais aprofundada sobre o ensino e o saber jurídico no contexto da crise que atinge o Direito, considerado como sustentador do status quo e como força reacionária diante do avanço de outras Ciências Sociais. Dirigido a: O Curso de Direito é ministrado nos Campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. O ingresso no Curso se dá via Vestibular, sendo que em Ijuí e Santa Rosa, o Curso é oferecido para o Diurno e, Noturno para quem ingressa em janeiro. No Campus Três Passos, o Curso é oferecido somente no Vestibular de Inverno, em julho, para os alunos que ingressam no Direito Noturno.

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar
Santa Rosa (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rs 344, Km 39 Cp 489 Santa Rosa - Rs 98.900-000, 98.900-000

Início

Consultar
Três Passos (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Ricardo Rücker, 235 Centro Três Passos - Rs 98.600-000, 98.600-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Para fazer direito, que tal o curso de Direito? Fazer justiça amparada pelo conhecimento das leis é uma das funções deste importante profissional. Além de receber uma formação técnica, o Bacharel em Direito também conta com uma reflexão mais aprofundada sobre o ensino e o saber jurídico. Trata-se de um crítico no meio social, ao mesmo tempo em que é responsável pela mudança do contexto da sociedade.


Histórico
O Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ foi criado em setembro de 1985 e implantado, no Campus Ijuí no primeiro semestre de 1986, no noturno. No segundo semestre de 1986, no mesmo campus, foi instalada uma turma no diurno (manhã). No segundo semestre de 1992, atendendo a proposta de regionalização da Universidade, o Curso foi implantado no Campus Santa Rosa, com uma turma à noite. Em 2000, o Campus Santa Rosa passou a contar com uma turma pela manhã. Dois anos após o Campus Três Passos passou a contar com uma turma à noite.

Além de uma sólida formação teórica, tanto na formação humanística como na área de conhecimentos específicos, o currículo do Curso proporciona aos alunos a prática efetiva do direito, através de estágio curricular obrigatório no laboratório jurídico denominado Escritório-Modelo. Neste local os alunos realizam o estágio curricular obrigatório, atividade jurídica que é supervisionada por docentes do curso, disponibilizando atendimento jurídico para pessoas carentes da comunidade. O Escritório-Modelo foi criado junto com o Curso, concretizando a formação. Em 1990 o Escritório-Modelo foi instalado no Campus Ijuí, em 1997 no Campus Santa Rosa e em 2006 no Campus Três Passos.

Por meio de convênios com o Poder Judiciário Estadual e Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Secretaria de Segurança e Justiça do Estado do RS, Conselhos Comunitários, entre e outros, os alunos podem, mediante processo seletivo, realizar estágios extracurriculares nas unidades conveniadas.


Objetivos

Geral

* O Curso de Direito da UNIJUÍ tem como objetivo geral, além da formação técnica dos acadêmicos, oportunizar uma reflexão mais aprofundada sobre o ensino e o saber jurídico no contexto da crise que atinge o Direito, considerado como sustentador do status quo e como força reacionária diante do avanço de outras Ciências Sociais.

Específicos

* Habilitar profissionais, tanto para o exercício da advocacia como para as diversas opções tomadas pelo Bacharel em Direito como pré-requisito, oferecendo-lhes, além dos conhecimentos técnicos indispensáveis, um maior preparo humanístico;

* Propiciar aos acadêmicos do Curso um amplo espaço de debates sobre os grandes temas vinculados ao saber jurídico, capacitando-os a interpretar sua realidade social e fazê-lo avançar, oportunizando, outrossim, a superação do restrito patamar da dogmática

* Criar um espaço de pesquisa e extensão para atuação na área de abrangência da UNIJUÍ, a partir do núcleo básico de ensino do Curso, aproveitando essa experiência para reformular, constantemente, o ensino exercido, promovendo a realimentação da atividade


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O Curso de Direito é ministrado nos Campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. O ingresso no Curso se dá via Vestibular, sendo que em Ijuí e Santa Rosa, o Curso é oferecido para o Diurno e, Noturno para quem ingressa em janeiro. No Campus Três Passos, o Curso é oferecido somente no Vestibular de Inverno, em julho, para os alunos que ingressam no Direito Noturno.

Os Cursos de Pós-Graduação em Direito Público Municipal, Direito Privado, Direito Ambiental, Direito Processual Civil, oferecidos nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, bem como o Curso de Mestrado em Desenvolvimento são formas de inserção no contexto regional. O Curso também se insere na região, através dos estágios extracurriculares, que são realizados por alunos nas diversas Comarcas regionais, Promotorias, Defensorias, Delegacia de Polícia, CEDEDICAI, CONDECON e Prefeitura.

O Curso contempla o Escritório Modelo, que atende pessoas carentes da comunidade dos Campi, prestando assistência jurídica sem cobranças, o que demonstra o compromisso social do Curso de Direito com a sociedade. Quanto à pesquisa e extensão, os projetos realizados visam uma melhor compreensão da realidade e um retorno à sociedade via publicação.
Áreas de atuação do egresso

* Advocacia;

* Docência;

* Magistratura;

* Procuradoria;

* Promotoria Pública;

* Defensoria Pública;

* Empresas e em diversos outros setores da sociedade.

Direito

Preço para verificar