Direito

Unijuí
Em Ijuí, Santa Rosa e Três Passos

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Em 3edes
  • Duração:
    10 Semestres
Descrição

O Curso de Direito da UNIJUÍ tem como objetivo geral, além da formação técnica dos acadêmicos, oportunizar uma reflexão mais aprofundada sobre o ensino e o saber jurídico no contexto da crise que atinge o Direito, considerado como sustentador do status quo e como força reacionária diante do avanço de outras Ciências Sociais.
Dirigido a: O Curso de Direito é ministrado nos Campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. O ingresso no Curso se dá via Vestibular, sendo que em Ijuí e Santa Rosa, o Curso é oferecido para o Diurno e, Noturno para quem ingressa em janeiro. No Campus Três Passos, o Curso é oferecido somente no Vestibular de Inverno, em julho, para os alunos que ingressam no Direito Noturno.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Consultar
Santa Rosa
Rs 344, Km 39 Cp 489 Santa Rosa - Rs 98.900-000, 98.900-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Consultar
Três Passos
Rua Ricardo Rücker, 235 Centro Três Passos - Rs 98.600-000, 98.600-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Para fazer direito, que tal o curso de Direito? Fazer justiça amparada pelo conhecimento das leis é uma das funções deste importante profissional. Além de receber uma formação técnica, o Bacharel em Direito também conta com uma reflexão mais aprofundada sobre o ensino e o saber jurídico. Trata-se de um crítico no meio social, ao mesmo tempo em que é responsável pela mudança do contexto da sociedade.


Histórico
O Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ foi criado em setembro de 1985 e implantado, no Campus Ijuí no primeiro semestre de 1986, no noturno. No segundo semestre de 1986, no mesmo campus, foi instalada uma turma no diurno (manhã). No segundo semestre de 1992, atendendo a proposta de regionalização da Universidade, o Curso foi implantado no Campus Santa Rosa, com uma turma à noite. Em 2000, o Campus Santa Rosa passou a contar com uma turma pela manhã. Dois anos após o Campus Três Passos passou a contar com uma turma à noite.

Além de uma sólida formação teórica, tanto na formação humanística como na área de conhecimentos específicos, o currículo do Curso proporciona aos alunos a prática efetiva do direito, através de estágio curricular obrigatório no laboratório jurídico denominado Escritório-Modelo. Neste local os alunos realizam o estágio curricular obrigatório, atividade jurídica que é supervisionada por docentes do curso, disponibilizando atendimento jurídico para pessoas carentes da comunidade. O Escritório-Modelo foi criado junto com o Curso, concretizando a formação. Em 1990 o Escritório-Modelo foi instalado no Campus Ijuí, em 1997 no Campus Santa Rosa e em 2006 no Campus Três Passos.

Por meio de convênios com o Poder Judiciário Estadual e Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Secretaria de Segurança e Justiça do Estado do RS, Conselhos Comunitários, entre e outros, os alunos podem, mediante processo seletivo, realizar estágios extracurriculares nas unidades conveniadas.


Objetivos

Geral

* O Curso de Direito da UNIJUÍ tem como objetivo geral, além da formação técnica dos acadêmicos, oportunizar uma reflexão mais aprofundada sobre o ensino e o saber jurídico no contexto da crise que atinge o Direito, considerado como sustentador do status quo e como força reacionária diante do avanço de outras Ciências Sociais.

Específicos

* Habilitar profissionais, tanto para o exercício da advocacia como para as diversas opções tomadas pelo Bacharel em Direito como pré-requisito, oferecendo-lhes, além dos conhecimentos técnicos indispensáveis, um maior preparo humanístico;

* Propiciar aos acadêmicos do Curso um amplo espaço de debates sobre os grandes temas vinculados ao saber jurídico, capacitando-os a interpretar sua realidade social e fazê-lo avançar, oportunizando, outrossim, a superação do restrito patamar da dogmática

* Criar um espaço de pesquisa e extensão para atuação na área de abrangência da UNIJUÍ, a partir do núcleo básico de ensino do Curso, aproveitando essa experiência para reformular, constantemente, o ensino exercido, promovendo a realimentação da atividade


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O Curso de Direito é ministrado nos Campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. O ingresso no Curso se dá via Vestibular, sendo que em Ijuí e Santa Rosa, o Curso é oferecido para o Diurno e, Noturno para quem ingressa em janeiro. No Campus Três Passos, o Curso é oferecido somente no Vestibular de Inverno, em julho, para os alunos que ingressam no Direito Noturno.

Os Cursos de Pós-Graduação em Direito Público Municipal, Direito Privado, Direito Ambiental, Direito Processual Civil, oferecidos nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, bem como o Curso de Mestrado em Desenvolvimento são formas de inserção no contexto regional. O Curso também se insere na região, através dos estágios extracurriculares, que são realizados por alunos nas diversas Comarcas regionais, Promotorias, Defensorias, Delegacia de Polícia, CEDEDICAI, CONDECON e Prefeitura.

O Curso contempla o Escritório Modelo, que atende pessoas carentes da comunidade dos Campi, prestando assistência jurídica sem cobranças, o que demonstra o compromisso social do Curso de Direito com a sociedade. Quanto à pesquisa e extensão, os projetos realizados visam uma melhor compreensão da realidade e um retorno à sociedade via publicação.
Áreas de atuação do egresso

* Advocacia;

* Docência;

* Magistratura;

* Procuradoria;

* Promotoria Pública;

* Defensoria Pública;

* Empresas e em diversos outros setores da sociedade.

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais