Direito

Graduação

Em

R$ 13.870

Descrição

  • Duração

    10 Semestres

O Curso de Direito da Universidade Norte do Paraná fundamenta-se em valores filosóficos e culturais que propiciam o pleno desenvolvimento humano como meio de crescimento individual e formação profissional, voltado para a sustentabilidade coletiva da efetivação da ética e da solidariedade, amparadas pela geração do conhecimento educacional e tecnológico, propiciando o desenvolvimento regional. Assi. Dirigido a: O profissional formado pelo Curso de Direito deve possuir uma sólida formação jurídica geral, humanística e social, para que possa elaborar e desenvolver uma capacidade de análise de conceitos, de argumentação e de interpretação jurídica, com idéias próprias e fundamentadas em consistente formação teórico-doutrinária, jurisprudencial, dogmática e crítica. Deve, também, ter capacidade para interpretar e valorizar os fenômenos jurídicos e sociais que permitam fomentar a melhoria das relações human

Instalações

Localização

Início

Pr 218 - Km 01 - Jd. Universitário, 86702-670

Início

Consultar
Avenida Edelina Meneghel Rando, 151 - Vila Macedo Fone, 86360-000

Início

Consultar
Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Turno Grau Outorgado Duração

Arapongas - Noturno
Bandeirantes - Noturno
Londrina - Matutino e Noturno Bacharel em Direito Mínima 10 semestres
Máxima 14 semestres



O Curso de Direito da Universidade Norte do Paraná fundamenta-se em valores filosóficos e culturais que propiciam o pleno desenvolvimento humano como meio de crescimento individual e formação profissional, voltado para a sustentabilidade coletiva da efetivação da ética e da solidariedade, amparadas pela geração do conhecimento educacional e tecnológico, propiciando o desenvolvimento regional. Assim, delimitado em um contexto também regional, o Curso de Direito da UNOPAR utiliza-se dos determinantes sociais da educação para definir seu ponto de contribuição para o processo de construção compartilhada do conhecimento. Para isso, o curso dispõe de uma estrutura humana, física e administrativa suficiente para assegurar uma sólida formação geral, aliando teoria e prática como meio de concretização do domínio conceitual e da capacidade de análise jurídica. A postura dos bacharelandos é pautada pelo exercício à aprendizagem autônoma e dinâmica como elemento imperioso ao processo de ensino continuado.




O Curso de Direito da Universidade Norte do Paraná capacita o aluno para solucionar problemas cotidianos, com a complementação das disciplinas ministradas em sala de aula através do desenvolvimento de atividades de integração da realidade acadêmica com a realidade profissional. Assim, além das atividades de ensino, o aluno participa de:

· Visitas técnicas e culturais: viagens, contato com empresas e profissionais da área;

· Monitoria: entendida como princípio de valorização do conhecimento do aluno em determinadas disciplinas do curso;

· Programas de iniciação científica: proporciona o ingresso do aluno no processo de investigação científica;

· Eventos científicos e culturais: estimula a participação do aluno em palestras, cursos, seminários, mesas redondas, exposições de trabalho, congressos, workshop, etc.

· Pesquisa: participação como bolsista ou voluntário na iniciação científica nos projetos desenvolvidos pelos docentes do curso;

· Extensão: participação em projetos efetivos de caráter específico do curso desenvolvido na comunidade. Os projetos integram ações que articulam a ciência do Direito e a tecnologia, e são desenvolvidos por professores e alunos do curso, visando inserir o aluno no meio social, despertando-o para o sentido pleno da responsabilidade social; e

· Estágio curricular obrigatório e não obrigatório: seu objetivo é integrar o aluno à realidade profissional como forma de solidificar sua formação.



Areas de Atuação:
· Advocacia - atuando na defesa dos interesses de seu cliente;

· Magistratura - analisando as lides que lhes são postas e aplicando a norma jurídica ao caso concreto, administrando, dessa forma, a justiça;

· Ministério Público - atuando na defesa dos interesses dos incapazes e da sociedade como um todo e na defesa do estado democrático de direito, zelando pelo respeito às normas legais;

· Magistério Superior - ministrando aulas nas diversas disciplinas jurídicas;

· Delegado de Polícia - coordenando a investigação criminal e administrando segurança pública à comunidade;

· Assessoria Jurídica e empresarial - atuando como consultor junto às empresas e demais sociedades;

· Conciliador e Mediador - atuando na conciliação, mediação e arbitragem, como forma de solução de litígios;

· Perito - realizando, por exemplo, o diagnóstico de passivo trabalhista e das questões ambientais, obrigacionais e tributárias; e

· Pesquisador - analisando as estruturas da epistemologia jurídica e as suas matrizes.


Objetivo:
O Curso de Direito da Universidade Norte do Paraná tem como objetivo formar profissionais habilitados para o exercício das carreiras jurídicas, com as competências necessárias para o exercício das atividades forenses, de assessoramento jurídico e de atividades docentes, dotados de preparo intelectual, sólida formação ética e conhecimento teórico-prático. Assim, busca-se:

I. Possibilitar o equacionamento de problemas em harmonia com as exigências sociais, quer pela prevenção dos conflitos individuais e coletivos, quer pela sua solução através de meios extrajudiciais ou judiciais;

II. Preparar para a prática e para a assessoria jurídica, contextualizando teoria e prática em situações reais, assegurando a correta interpretação e aplicação do Direito, objetivando a realização da justiça;

III. Favorecer um diálogo entre as áreas do conhecimento, relacionando o conhecimento científico e a realidade social, propiciando aos alunos a percepção da abrangência dessas relações;

IV. Articular ensino, pesquisa e extensão, na produção do conhecimento de práticas jurídicas;

V. Contribuir para a transformação social de forma ética, crítica e criativa; e

VI. Cooperar para o desenvolvimento do espírito crítico, do raciocínio lógico, da capacidade de argumentação e de persuasão relacionados às questões jurídicas.


Perfil Profissional:
O profissional formado pelo Curso de Direito deve possuir uma sólida formação jurídica geral, humanística e social, para que possa elaborar e desenvolver uma capacidade de análise de conceitos, de argumentação e de interpretação jurídica, com idéias próprias e fundamentadas em consistente formação teórico-doutrinária, jurisprudencial, dogmática e crítica. Deve, também, ter capacidade para interpretar e valorizar os fenômenos jurídicos e sociais que permitam fomentar a melhoria das relações humanas calcadas em regras de aceitação geral e democrática.
Para que o aluno atinja tal formação, o curso promove ações que propiciam ao graduando tornar-se um egresso com competência para aprendizagem autônoma em qualquer dos ramos da ciência jurídica, possibilitando, com maior clareza, a defesa de instrumentos de fortalecimento da cidadania. De tal modo, os acadêmicos deverão estar aptos à pesquisa como fonte de produção do conhecimento e, posteriormente, à socialização desse conhecimento nas carreiras do magistério de nível superior.



Programa:
O Curso de Direito da Universidade Norte do Paraná tem o objetivo de produzir e difundir conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida e formar cidadãos competentes, com postura crítica, ética e humanista, preparados para atuar como agentes transformadores. Com isso, pretende-se proporcionar uma sólida formação geral e axiológica que possibilite a criação de competências aplicáveis às necessidades individuais e coletivas.
O conteúdo curricular do Projeto Pedagógico do Curso foi idealizado de modo a atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Direito ao adotar os eixos de formação fundamental, profissional, específica e prática, conforme segue:

I. Eixo de Formação Fundamental tem como objetivo integrar o estudante no campo, estabelecendo as relações do Direito com outras áreas do saber.

II. Eixo de Formação Profissional abrange, além do enfoque dogmático, o conhecimento e a aplicação, observada as peculiaridades dos diversos ramos do Direito de qualquer natureza, estudados sistematicamente e contextualizados segundo a evolução da Ciência do Direito e sua aplicação às mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e suas relações internacionais.

III. Eixo de Formação Específica tem por finalidade a flexibilização da matriz curricular com a oferta de disciplinas optativas.

IV. Eixo de Formação Prática objetiva a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais Eixos.


DISCIPLINAS DO EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL
Teoria Política

Economia

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Sociologia Jurídica

Linguagem Forense

Antropologia Jurídica

Psicologia Aplicada ao Direito

Filosofia e Hermenêutica Jurídica


DISCIPLINAS DO EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Introdução do Estudo do Direito I

História do Direito

Direito Civil I

Direito Constitucional I

Teoria Geral ao Processo I

Introdução do Estudo do Direito II

Direito Civil II

Direito Constitucional II

Teoria Geral do Processo II

Direito Penal I

Direito Empresarial I

Direito Processual Civil I

Direito Civil III

Direito Penal II

Direito Empresarial II

Direito Empresarial III

Direito Civil IV

Direito Penal III

Direito Processual Civil II

Direito Administrativo I

Direito Civil V

Direito do Trabalho I

Direito Penal IV

Direito Processual Civil III

Ética Geral e Jurídica

Direito Administrativo II

Direito do Trabalho II

Direito Processual Penal I

Direito Processual Civil IV

Direito Previdenciário

Direito Processual Penal II

Direito do Trabalho Aplicado

Direito Tributário I

Direito Internacional Público e Privado

Direito Processual Penal III

Direito Tributário II

Direito Ambiental

Direito Processual Constitucional

Direito do Consumidor

Tópicos Avançados do Direito I

Tópicos Avançados do Direito II


DISCIPLINAS DO EIXO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Direito Civil Aplicado*

Proteção à Criança e ao Adolescente*

Direito Penal Aplicado*

Contratos Bancários *

Direito Penal Econômico*

Direito Agrário*

Direito Imobiliário*

Mediação e Arbitragem*

Medicina Legal*

Atividades Complementares Obrigatórias

* Disciplinas Optativas

DISCIPLINAS DO EIXO DE FORMAÇÃO PRÁTICA

Estágio de Prática Forense I

Estágio de Prática Forense II

Estágio de Prática Forense III

Estágio de Prática Forense IV

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso II




Direito

R$ 13.870