Pós-Graduação

A Distância

R$ 7.800

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Metodologia

    A distância

  • Horário de aulas

    408h

O curso visa capacitar o aluno a atuar de maneira crítica, criativa e inovadora no projeto e desenvolvimento de produtos do vestuário que atendam às demandas de mercado e tenham como diferencial a adoção do design no desenvolvimento do projeto. Dirigido a: Profissionais portadores de diploma de nível superior, em qualquer área de formação, preferencialmente, Moda, Design, Belas Artes e áreas afins, ou egressos de cursos seqüenciais de formação específica, que conferem diplomação, conforme Resolução CNE/CES 01 de 08 de junho de 2007 , que almejem uma carreira no dinâmico ambiente da indústria criativa da moda.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

1) SOBRE O CURSO E SEUS OBJETIVOS
O curso visa capacitar o aluno a atuar de maneira crítica, criativa e inovadora no projeto e desenvolvimento de produtos do vestuário que atendam às demandas de mercado e tenham como diferencial a adoção do design no desenvolvimento do projeto. Incentivar propostas de pesquisa, experimentação, inovação e criação de produtos do vestuário para a indústria criativa da moda. Desenvolver as competências que facilitem o ingresso no mercado de trabalho ou ampliem as oportunidades de atuação no segmento. Conhecer ferramentas que estimulem o comportamento empreendedor e apoiem a gestão do negócio.

2) ÁREAS DE ESTUDO

Arte, Cultura e Comportamento de Consumo
Design de Moda
Ferramentas e técnicas
Fundamentação teórica e projetual
Gestão e Negócios
Projeto, Produto, Materiais e Processos


3) PÚBLICO-ALVO
Profissionais portadores de diploma de nível superior, em qualquer área de formação, preferencialmente, Moda, Design, Belas Artes e áreas afins, ou egressos de cursos seqüenciais de formação específica, que conferem diplomação, conforme Resolução CNE/CES 01 de 08 de junho de 2007 , que almejem uma carreira no dinâmico ambiente da indústria criativa da moda.

4) DIFERENCIAIS

Recursos didáticos variados, incluindo material impresso
Estruturação curricular por meio de interdisciplinaridade e contextualização
5) REQUISITOS TECNOLÓGICOS E DISPONIBILIDADE DE TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO CURSO
Para a participação no curso, faz-se necessário o atendimento dos seguintes requisitos:

a) dedicação de tempo:
- disponibilidade de pelo menos 9h por semana para o estudo, ao longo de todo o curso;
- disponibilidade para participação nos encontros presenciais obrigatórios realizados aos sábados, simultaneamente, na Sede e nos Pólos de Apoio Presencial (vide datas descritas no Quadro 1).

b) requisitos tecnológicos de acesso:
Essenciais:
- conhecimento básico de informática;
- acesso à internet e familiaridade com suas ferramentas (navegador e conta de email);
- ter acesso a um microcomputador (com windows 2000 ou XP e navegador Internet) e conexão de internet banda larga igual ou superior a 300kbps.
Desejáveis:
- webcam;
- caixas de som;
- microfone;

Observação: candidatos que não dispuserem dos requisitos tecnológicos deverão requerer a utilização semanal de computador na Unidade Sede ou no Pólo de Apoio ao qual estiver vinculado, respeitando a disponibilidade de uso definido em cada localidade.

6) DATAS DE INÍCIO E TÉRMINO:
Estamos aguardando a conclusão das etapas finais de deliberação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e de homologação do parecer pelo Ministro da Educação formalizando nosso credenciamento para que possamos iniciar os cursos de pós-graduação na modalidade a distância.

7) CARGA HORÁRIA:
408 horas

8) INFRAESTRUTURA DE APOIO
O curso é oferecido totalmente a distância, excetuando-se os encontros presenciais obrigatórios previstos por lei, momentos em que o aluno deverá comparecer ao Pólo de Apoio Presencial, ao qual estiver vinculado.

O SENAI/CETIQT está localizado na cidade de Rio de Janeiro, sede da oferta do curso.

O aluno do curso à distância conta com Pólos de Apoio Presencial equipados com biblioteca, laboratório de informática, área de convivência e salas de estudo para suporte à realização do curso. Nestes Pólos, localizados em Unidades do SENAI, são realizados os encontros presenciais obrigatórios.



Pólo Belo Horizonte/MG
SENAI/MG - SENAI MODATEC
Rua Santo Agostinho 1717 - Horto
Belo Horizonte/MG

Pólo Campina Grande/PB
SENAI/PB - CT Moda - Centro de Tecnologia de Moda
Rua Assis Chateaubriand 4585 - Distrito Industrial
Campina Grande/PB

Pólo Rio de Janeiro/RJ
SENAI-CETIQT - Campus Riachuelo
Rua Magalhães Castro 174 Riachuelo
CEP: 20961-020 - Rio de Janeiro - RJ

Pólo Vitoria/ES
SENAI - Núcleo de Educação a Distância
Centro Integrado Sesi Senai
Rodovia Darly Santos, s/n - Guaranhuns
Vila Velha - ES

9) METODOLOGIA
A aprendizagem centrada nas necessidades do aluno é um dos principais motes das concepções pedagógicas que norteiam as iniciativas de educação na modalidade a distância.

A partir de um extenso planejamento, baseado na experiência do SENAI Cetiqt nos seus cursos presenciais de pós graduação e na potencialidade de ferramentas tecnológicas para uso educacional, reunimos nosso corpo acadêmico para desenvolver os cursos de pós graduação na modalidade a distância.

Os conteúdos são oferecidos aos alunos via diversos recursos educacionais. Você, aluno a distância, tem acesso às mesmas informações que o aluno do ensino presencial, mas, em vez de ouvir o professor falar, terá acesso aos materiais e propostas concebidos por ele.

Materiais didáticos impressos foram especialmente elaborados levando em consideração um aluno que não está diante de seu professor no exato momento em que está estudando. As informações são oferecidas por meio de uma linguagem adequada a Educação a distância. Suas prioridades são elencadas por meio de objetivos de aprendizagem precisos, que não deixam dúvidas acerca do que é esperado de você ao longo do estudo de determinado conteúdo. Além disso, neste mesmo material, temos atividades que possibilitam a você a aplicação dos conteúdos de forma contextualizada, formando um aprendiz capaz de tomar decisões, fazer investigações e inferências, se posicionar criticamente em relação a um dado/ situação.

O ambiente virtual de aprendizagem foi configurado e adaptado especificamente para cada curso de pós graduação, levando em consideração as particularidades dos seus públicos-alvo. Utilizamos a plataforma Moodle para oferecer esse ambiente virtual de aprendizagem pelas suas inúmeras vantagens já elencadas por milhares de usuários e instituições educacionais em todo o mundo.

Neste ambiente, você encontrará mais recursos didáticos. Links para sites recomendados pelo professor ou pelos colegas, artigos em pdf, vídeos correlatos ao conteúdo, animações e slides comentados são alguns dos recursos disponíveis em cada disciplina de nossos cursos.

A interação é fortemente favorecida nos nossos cursos, por meio de uma tutoria pró-ativa no ambiente virtual de aprendizagem. Os alunos de uma mesma turma têm a possibilidade de trocar informações diversas, tanto livremente quanto de forma orientada. Podem, também, tirar dúvidas com o professor-tutor, que é responsável por fomentar essa interação entre os membros da turma e dar suporte para as ações de cada aluno, individualmente.

Com a associação destes recursos e propostas, acreditamos proporcionar a você uma experiência educacional rica e relevante, que o qualificará para a atuação de maneira mais eficiente no mundo do trabalho.

10) AVALIAÇÃO
Os alunos participam de dois tipos de avaliação: avaliação em processo, feita à distância, on line, com peso 4. E a avaliação por resultado, realizada presencialmente, ao término de cada módulo, quando o aluno dirige-se ao Pólo de Apoio Presencial ao qual está vinculado, em data e horário previamente estabelecidos. (As datas dos Encontros Presenciais serão definidas no próximo edital.)

11) CERTIFICAÇÃO:
O certificado de especialização será obtido mediante aprovação em todas as disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de um artigo acadêmico. A média igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas e no TCC asseguram a aprovação.

12) ESTRUTURA CURRICULAR:
O currículo tem duração aproximada de 15 meses com uma carga horária total de 408h mais o tempo dedicado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo aluno. Consiste em um conjunto de 19 disciplinas, distribuídas em três módulos: Formação Básica, Formação Específica, e Formação Complementar.

Eixos Temáticos
Disciplinas
Carga Horária

3h
INTEGRAÇÃO
(presencial)
Primeiro encontro presencial: aula inaugural; introdução ao Ensino à Distância
3h

6h
INTEGRAÇÃO
Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem
6h

126h
FORMAÇÃO BÁSICA
Fundamentação teórica, metodologia projetual e ferramentas transversais (54h)



Linha de pesquisa Arte, cultura e comportamento (72h)
Design e Moda
18h

Introdução ao Processo Criativo no Design
9h

Comunicação Visual Aplicada
9h

Conceitos da Moda
18h

Arte e Moda
24h

Antropologia do Consumo
24h

Moda, Cultura e Identidade
24h

4h
AVALIAÇÃO
(presencial)
Segundo encontro presencial: Avaliação das disciplinas do Módulo de Formação Básica (4h)

138h
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Linha de pesquisa Projeto, Produtos e Processos
Parte 1
Análise e reconhecimento de Materiais Têxteis
24h

Formas na moda
18h

Linguagem do Produto
24h

Referenciais para Pesquisa de Moda
24h

Interatividade Homem Objeto de Moda
24h

Design Sustentável na Moda
24h

4h
AVALIAÇÃO
(presencial)
Terceiro encontro presencial: Avaliação das disciplinas do Módulo de Formação Específica (4h)

51h
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Linha de pesquisa Projeto, Produtos e Processos
Parte 2
Design de Acessórios de Moda
18h

Projeto de Moda
33h

54h
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Linha de pesquisa Gestão e Negócios
Design Estratégico
18h

Marketing Estratégico
18h

Empreendedorismo e Negócios
18h

4h
AVALIAÇÃO
(presencial)
Quarto encontro presencial: Avaliação presencial das disciplinas do Módulo de Formação Complementar e da disciplina de Projeto (4h)

18h
Metodologia
Metodologia do Trabalho Científico
18h

Total
408 horas

Disciplina Complementar Optativa: Didática do Ensino Superior
63h

Design de Moda

R$ 7.800