Design Gráfico - Tecnológico

Universidade Potiguar - UnP
Em Natal

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
55 (8... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Tecnólogo
  • Natal
  • Duração:
    4 Semestres
Descrição

Formar o profissional tecnólogo, capacitado para desenvolver e aplicar habilidades e competências no campo da comunicação e do Design Gráfico com qualidade, diversidade, domínio de técnicas e ferramentas, contribuindo com o potencial humano e técnico do indivíduo e promovendo a sua inserção no mercado de trabalho.
Dirigido a: O curso está formatado para atender estudantes de Ensino Médio que buscam formação superior voltada para o estudo do design gráfico, além de profissionais já inseridos no mercado de trabalho e áreas afins que buscam capacitação complementar na área de atuação.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Natal
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000, Goiás, Brasil
Ver mapa

Programa

Apresentação

O Curso de Tecnologia em Design Gráfico da Universidade Potiguar desenvolverá um profissional humanista, crítico e reflexivo com capacidade para compreender os valores éticos e morais e as questões sociais e políticas necessárias ao exercício da função de Design. Esse profissional atuará em agências de propaganda, empresas jornalísticas, escritórios de design, área cinematográfica, ambiente web e ainda como profissional liberal em seu próprio estúdio de artes digitais. Para esse fim, seguirá em uma sequência lógica de aprendizado.

Para a formação do Design será preciso, inicialmente, que o aluno já tenha um mínimo de talento artístico e criativo, que junto à força de vontade possam ocasionar um excelente rendimento no aprendizado. Assim, o aluno passará por uma série de disciplinas que envolvam a formação humana, cultural e de comportamento. Esta base tem a intenção de sintonizar o indivíduo socialmente, aguçando seu senso crítico e tornando-o mais atento aos fatos, acontecimentos e informações em geral. Nessa etapa da formação, pretende-se preparar o discente com um suporte diversificado de conhecimentos e habilidades, com qualidade e profundidade.


Num segundo momento, serão desenvolvidas atividades voltadas para a comunicação e a criatividade. Nesse ponto, o discente chegará a um envolvimento parcial com aplicações profissionais nas áreas de publicidade e propaganda, empresas jornalísticas e escritórios de design. Um dos diferenciais do Curso será a relação equilibrada entre a teoria e o aprendizado e a prática dos programas específicos (software). Esses aplicativos serão tratados de forma particular (e não principal), onde haverá uma atenção especial em transmitir todo o conteúdo necessário para o bom desempenho do profissional.

A terceira etapa representa a continuação lógica das duas primeiras: os trabalhos artísticos com desenho e o aprofundamento de programas (software) continuarão. Nesse momento, aponta-se a grande novidade para a Região Nordeste, a introdução do assunto Animação Gráfica que hoje é tendência no mercado global. Ao acumular as competências e habilidades específicas, o aluno estará capacitado para atuar como Agente de Criatividade, Diretor e Finalizador de Artes Gráficas. Nesse período, o aluno também desenvolverá a ética profissional, apropriando-se de valores morais e formas de procedimento correto no exercício da profissão. Ao preparar o aluno para ser gestor da própria empresa, o papel social do Curso praticamente se completa, assim o profissional poderá relacionar-se diretamente com a comunidade, determinando metas e missão social da sua empresa.


Do ponto de vista didático-pedagógico, destacam-se os princípios curriculares:


a) interdisciplinaridade que realiza o diálogo entre as disciplinas, ou seja, pressupõe interações entre diferentes campos do conhecimento, no sentido de aproximações e complementações entre conhecimentos afins, sendo essencial o desenvolvimento de projetos formulados em torno de temáticas comuns.
b) contextualização implicará em constante articulação entre as atividades curriculares como: teorias, práticas profissionais e tendências de mercado, onde se concentra as atividades do curso, oferecendo condições para testar a
c) flexibilidade curricular que abrangerá possibilidades para um tratamento diversificado dos conteúdos, possibilitando o acesso do aluno a saberes e práticas implicadas na formação do Design, no aproveitamento de estudos e experiências profissionais do discente, de modo que esse possa diversificar e ampliar o seu processo formativo.
d) atualização curricular permanente, que pressupõe curiosidade e atitude investigativa, bem como a forma de rever continuamente os conhecimentos, dada a sua provisoriedade e a velocidade com que avançam a ciência e a tecnologia.
Aliam-se a esses outros princípios que norteiam as ações do Curso, quais sejam: garantia de padrão de qualidade, valorização profissional, incentivo à capacidade empreendedora e a produção e inovação tecnológica.
Tudo isso enfatiza a concepção do Curso, aliada ao perfil profissional do tecnólogo, através de sua organização curricular, comprometida com uma formação profissional ética, com qualidade de serviços e com a certeza de estar suprindo as necessidades da sociedade em sua área de trabalho.


Horário de funcionamento: turno matutino.

Comunicação: 3215-1318 / 3215-1328 / Barbosa@unp.br


Objetivos do Curso

Geral

Formar o profissional tecnólogo, capacitado para desenvolver e aplicar habilidades e competências no campo da comunicação e do Design Gráfico com qualidade, diversidade, domínio de técnicas e ferramentas, contribuindo com o potencial humano e técnico do indivíduo e promovendo a sua inserção no mercado de trabalho.

Específicos

a)estimular o discente para o despertar do talento artístico individual e da criatividade, proporcionando melhor aproveitamento das disciplinas;
b)apresentar qualidade e diversidade nas informações e discussões, a fim de melhorar a postura profissional, humana e cidadã do indivíduo;
c)possibilitar condições para que o discente desenvolva o senso crítico, por meio de estudos referentes às teorias e conceitos de comunicação;
d)promover estudos sobre os fundamentos do design gráfico e da atuação desse profissional no mercado de trabalho;
e)desenvolver estudos voltados à operação de aplicativos específicos das áreas da propaganda, jornalismo, escritórios de design e escritórios de desenvolvimento web, não deixando lacunas na compreensão básica dos mesmos;
f)preparar o aluno para o trabalho de produção audiovisual, com aprofundamento em animação gráfica;
g)proporcionar ao futuro profissional condições de competir em igualdade com demais profissionais no âmbito regional, nacional e global, estando sempre conectado com as tendências do mercado;
h)capacitar o aluno para trabalhar em equipe, observando a importância da integração na consecução do objetivo global.



Proposta Pedagógica

O Curso Superior em Design Gráfico está fundamentado nas diretrizes curriculares nacionais e nas diretrizes e normas da Universidade Potiguar.


A organização curricular do Curso está estruturada em quatro séries/módulos, que serão desenvolvidos ao longo de quatro semestres letivos, com uma carga horária, de 480 horas por bloco, perfazendo um total de 1.920 horas, das quais 320 horas serão trabalhadas na modalidade semipresencial, conforme Portaria do MEC. 4.059/2004, que possibilita o desenvolver de atividades didático-pedagógicas, centradas na autoaprendizagem com a mediação de recursos que utilizam tecnologias de comunicação remota. A carga horária semipresencial será desenvolvida nos Projetos Interdisciplinares a serem desenvolvidos em cada bloco de disciplinas, com uma carga horária de 80 (oitenta horas).


De acordo com o Regimento Geral da UnP, a oferta curricular ocorrerá da seguinte forma:

* na 1ª série/módulo, as disciplinas serão agrupadas em dois blocos, cada bloco composto por cinco disciplinas, com uma carga horária de 480 horas, das quais 80 horas serão trabalhadas de forma semipresencial. As disciplinas trabalhadas serão: Análise Cultural, Arte Publicitária, Computação em Publicidade e Propaganda, Comunicação e Expressão, Desenho de Observação, História da Arte e do Design, Introdução à Fotografia, Metodologia de Pesquisa, Representação e Proporção e Projeto Interdisciplinar I.



A partir da segunda 2ª série/modulo, serão ofertados módulos, compostos de 7 (sete) disciplinas ofertadas de forma paralela, ao longo de todo o semestre letivo.

* na 2ª série/módulo, as disciplinas: Criatividade e Percepção, Editoração e Diagramação, Estética, Introdução à Semiótica, Produção Gráfica e Tratamento de Imagem, Teoria da Comunicação e Informação e Projeto Interdisciplinar II, deverão promover o desenvolvimento da sensibilidade com as comunicações visuais e demais aplicações do design estando presentes em todos os módulos, por se tratar de uma linha básica da formação do egresso, assim como o estudo e operação de softwares específicos.

* na 3ª série/módulo, a exemplo das séries anteriores, haverá sempre a sintonia com as comunicações visuais. Nesse momento, o egresso se apropriará de conteúdos mais específicos, voltados para o design propriamente dito, suas principais técnicas e seus fundamentos. As disciplinas deste módulo serão: Animação Gráfica 3D I; Expressão Gráfica; Fundamentos da Arte e do Design; História e Fundamentos da Animação; Redação, Roteiro e Produção Audiovisual; Semiótica Aplicada ao Design e Projeto Interdisciplinar III.

* na 4ª série/módulo, algumas diretrizes permanecerão, como fundamentos básicos do design, técnicas principais e o domínio das mesmas. Nesse bloco, as disciplinas serão: Animação 2D ? Web e Televisão, Animação Gráfica 3D II, Design Contemporâneo, Edição de Áudio e Vídeo, Pós Produção e Efeitos, Ética e Legislação, Gestão e Empreendedorismo e Projeto Interdisciplinar IV. Uma característica fundamental da organização curricular é o estudo da animação gráfica, que completará a formação do egresso, preparando-o para atuar no mercado de produtoras de vídeo e estúdios de animação digital.


Projetos Interdisciplinares

Os Projetos Interdisciplinares são disciplinas integrantes da estrutura curricular do Curso e possibilitará o diálogo entre as disciplinas, proporcionado interações entre diferentes campos de conhecimento, no sentido de aproximações e complementações entre conhecimentos afins, abrangendo possibilidades de um tratamento diferenciado dos conteúdos e o acesso a saberes e práticas implicadas na formação do discente, de modo que esse possa diversificar e ampliar o seu processo formativo.


Diferenciais

* Infraestrutura e recursos técnicos de excelente qualidade;
* Laboratórios bem equipados, com equipe qualificada;
* Laboratório de animação gráfica e modelagem 3D;
* Ateliê de desenho a mão livre;
* Corpo docente qualificado;
* Interação teoria/prática;
* Certificados intermediários com um e um ano e meio de curso;
* Sintonia com tendência mundial na área do design gráfico;



Público-Alvo

O curso está formatado para atender estudantes de Ensino Médio que buscam formação superior voltada para o estudo do design gráfico, além de profissionais já inseridos no mercado de trabalho e áreas afins que buscam capacitação complementar na área de atuação.


Perfil do Profissional formado pela UnP

O perfil do egresso do Curso de Tecnológica em Design Gráfico, da Universidade Potiguar, está fundamentado nas diretrizes curriculares nacionais e nas orientações do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e habilitará profissionais com uma formação humanística, capaz de entender as questões sociais, artísticas, políticas e éticas, relacionadas à formação do Design Gráfico, bem como as teorias, escolas e tendências atuais da profissão.


O Curso desenvolverá um conjunto de atividades didático-pedagógicas de caráter teórico-prático, preparando o egresso para agir ética e responsavelmente na comunidade, capaz de desenvolver vários programas (software) específicos de cinco segmentos existentes no mercado: empresas jornalísticas, cinematográficas, escritórios de design, escritórios de desenvolvimento web e agências de publicidade e propaganda. A princípio, essas características transformarão o aluno em um profissional diferenciado no mercado, não estando limitado apenas à manipulação dos programas (software), mas deverá reunir todos os aprendizados e apresentar uma excelente base de informação e formação, sendo capaz de desenvolver projetos gráficos do início ao fim, com consciência e alta qualidade, estando assim mais próximo e preparado para uma especialização na área de design gráfico. A criatividade e percepção serão uma tônica na formação deste egresso, preparando-o para exercer atividades comuns do dia-a-dia, bem como executar tarefas mais complexas que exigem maior potencial por parte do profissional.

Não distante de todas as técnicas estudadas durante o curso, o egresso desenvolverá a criatividade e o senso crítico, enquanto provedor de serviços específicos, contribuindo para o desenvolvimento e evolução pessoal e profissional. Nesse sentido, o Curso Tecnológico em Design Gráfico desenvolverá a sua organização curricular centrada em competências e habilidades gerais e específicas da formação do tecnólogo.


Campo de Atuação


O Tecnólogo em Design Gráfico, egresso da Universidade Potiguar, estará preparado para atuar em:

* Empresas de jornalismo, Revistas, Periódicos Especializados:
o Diagramador e Editoração Eletrônica, Diretor de Artes Gráficas e Finalizador de Artes Gráficas Revistas;
* Escritórios de design, Empresas de Sinalização e Gráficas de pequeno, médio e grande porte:
o Diretor de Artes Gráficas e Finalizador de Artes Gráficas
* Produtoras de vídeo, Agências de Propaganda, Escritórios de Desenvolvimento Web e Núcleos de Criatividade:
o Animador Gráfico, Editor Júnior, Diretor de Artes Gráficas, Finalizador de Artes Gráficas e Diagramador
* Estúdios fotográficos;
o Finalizador de Artes Gráficas e Fotografia Digital
* Profissional liberal.
o Estúdio de Design Digital



Laboratórios

O Curso de Design Gráfico da UnP dispõem de uma infraestrutura de laboratório de excelência, onde são realizadas as aulas práticas, procedimentos experimentais e pesquisas das diversas disciplinas do curso.

Laboratórios de computação
Destinados ao trabalho com softwares de artes gráficas (Ilustrator, Photoshop, In Design), edição de áudio e vídeo (Flash, Premier, After Efects) e animação gráfica e modelagem 3D (Autodesk Maya).

Complexo Laboratorial de Fotografia
Instalado em área total de 99,04 m2 é composto por quatro ambientes que proporcionam ao corpo discente um aprendizado desde a fotografia em preto & branco (produção, revelação e ampliação) até a fotografia digital.


Laboratório de Rádio
Funciona em uma área total de 71,15m². Possui um estúdio de locução e sala de gravação e audição. Destina-se à gravação de programas de rádio, spots e jingles.


Laboratório de Televisão
Ocupa uma área total de 197, 004m2. Possui dois estúdios de gravação, quatro ilhas de edição e um camarim. Destina-se à gravação de comerciais, sejam com produtos ou com cenários; telejornais; entrevistas e debates.


Ateliê de desenho
Destinado ao desenvolvimento das disciplinas de desenho a mão livre. Possui estrutura adequada e é de uso compartilhado com o Curso de Arquitetura.


Docentes

O Corpo Docente que integra o Curso de Design Gráfico é constituído por profissionais qualificados e dedicados, primando pela formação de excelência dos nossos alunos.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais