Desenvolvimento de Potenciais Líderes

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro

R$2.442
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Informação importante

  • Curso
  • Básico
  • Rio de janeiro
  • 24 horas letivas
  • Duração:
    3 Dias
  • Quando:
    07/08/2017
Descrição

Liderança é um tema permanente na gestão empresarial. Em geral, os profissionais são treinados nas competências técnicas e desenvolvem grande expertise neste segmento. Entretanto, quando convidados a exercerem função ou papel de líder nas organizações deparam-se com dificuldades na condução das equipes para o alcance de resultados, ficando evidente a ausência de desenvolvimento das competências comportamentais relacionadas à interação humana.

O amadurecimento do profissional para a liderança demanda conhecimento, tempo e prática. O desenvolvimento de um líder deve ter início antes do efetivo exercício da liderança de equipes. O primeiro exercício de liderança está voltado para a liderança de si mesmo – um líder deve ser capaz de liderar a si próprio. Para que este primeiro objetivo seja alcançado, o profissional deve desenvolver o autoconhecimento e a autocrítica. Somente depois de conhecer a si próprio ele estará apto a desenvolver a liderança para interagir com outros profissionais.

No mercado atual, a excelência em liderança é um grande diferencial. Uma organização com líderes efetivos é capaz de alcançar seus objetivos estratégicos, construindo resultados efetivos por meio da condução de suas equipes.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário
07 de agosto de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa
8h30 às 17h30

O que se aprende nesse curso?

Ambiente de Trabalho
Liderança
Motivação
Desenvolvimento
Potenciais Líderes
Gestão de Pessoas
Preparação
Função de liderança
Competências técnicas
Equipes
Interação humana
Competências comportamentais
Liderança de equipes
Construindo resultados

Professores

Rosangela Carvalho
Rosangela Carvalho
Professora do IDEMP

Com formação e especialização em Psicologia pela Universidade Gama Filho, Rosangela de Carvalho é docente da Fundação Getúlio Vargas / CADEMP, em nível nacional, em programas voltados à área de Gestão de Pessoas. Sócia-Diretora da Efficacia – Assessoria em Gestão Empresarial, atua em programas de treinamento para a PETROBRAS / CENPES; CEG – Cia. Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, ELETROS – Fundação Eletrobrás de Seguridade Social, [...]

Programa

APRESENTAÇÃO

Liderança é um tema permanente na gestão empresarial. Em geral, os profissionais são treinados nas competências técnicas e desenvolvem grande expertise neste segmento. Entretanto, quando convidados a exercerem função ou papel de líder nas organizações deparam-se com dificuldades na condução das equipes para o alcance de resultados, ficando evidente a ausência de desenvolvimento das competências comportamentais relacionadas à interação humana.

O amadurecimento do profissional para a liderança demanda conhecimento, tempo e prática. O desenvolvimento de um líder deve ter início antes do efetivo exercício da liderança de equipes. O primeiro exercício de liderança está voltado para a liderança de si mesmo – um líder deve ser capaz de liderar a si próprio. Para que este primeiro objetivo seja alcançado, o profissional deve desenvolver o autoconhecimento e a autocrítica. Somente depois de conhecer a si próprio ele estará apto a desenvolver a liderança para interagir com outros profissionais.

No mercado atual, a excelência em liderança é um grande diferencial. Uma organização com líderes efetivos é capaz de alcançar seus objetivos estratégicos, construindo resultados efetivos por meio da condução de suas equipes.

A QUEM SE DESTINA

Este curso é destinado a profissionais iniciados na função de liderança ou com potencial para exercê-la.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Facilitação do processo de autoconhecimento, identificando características próprias que favorecem ou dificultam o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe.
  • Conhecimento de métodos e técnicas fundamentais para o exercício da liderança.
  • Conscientização da importância da atuação inspiradora e motivadora, seja como líder ou como membro de uma equipe, influenciando mudança de atitudes e obtenção de resultados.
  • Percepção da relevância de ações estratégicas na formação e condução de equipes, tanto na aplicação dos processos de trabalho quanto na gestão das relações humanas.
  • Percepção e conscientização da diversidade humana.
  • Desenvolvimento da competência relacionamento interpessoal para a interação com os diferentes profissionais que integram as equipes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• AUTOCONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DO OUTRO

  • O que são paradigmas e como influenciam a percepção humana.
  • Como as crenças e valores humanos interferem no relacionamento interpessoal.
  • As diferentes linguagens e prioridades na hierarquia das organizações.
  • Diferenças individuais e o impacto no ambiente de trabalho.

• EQUIPES DE SUCESSO

  • Percepção das diferenças entre chefiar e liderar.
  • Compreensão do conceito de excelência: eficácia + eficiência.
  • A utilização do poder e da influência na condução de equipes.
  • Como orientar ações utilizando inteligência, coração e coragem.
  • A atuação de membros de equipe como facilitadores do processo de trabalho.

• COMUNICAÇÃO

  • Comunicação intrapessoal, interpessoal e corporativa.
  • Comunicação como um processo.
  • Principais barreiras da comunicação.
  • Como gerenciar quantidade e qualidade de informação.
  • Como construir uma comunicação com clareza e boa coordenação de idéias.
  • A ética na comunicação.
  • Responsabilidades no processo de comunicação.

• INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • Conceito – o que é inteligência emocional?
  • Como utilizar as emoções para obter sucesso pessoal e profissional.
  • Como lidar com situações onde as emoções dominam as relações.
  • A imagem mental de sucesso e a sua influência na construção do futuro.
  • A importância do bom humor no ambiente de trabalho.

• ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

  • Conceito – o que é um conflito?
  • Causas principais de conflitos no ambiente de trabalho.
  • Técnicas para diagnosticar conflitos ¾ análise e solução de divergências.
  • Estilos de administração de conflitos.
  • Obtenção de compromisso com a solução ¾ comprometimento das partes envolvidas.

• FEEDBACK

  • Significado e importância do Feedback na gestão de pessoas e no relacionamento interpessoal.
  • Como dar e receber feedback.
  • O Feedback como ferramenta de desenvolvimento.
  • Como oferecer feedback de forma estruturada, profissional e ética.

• MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO

  • Como estimular a motivação da equipe.
  • A equipe que produz resultados – o fator interação como fonte de motivação.
  • A energia da equipe – a importância de cada um e a importância de todos.
  • Comprometimento das competências individuais para obtenção de resultados da equipe.

• OFICINA DE AUTOAVALIAÇÃO

Neste momento, os participantes são orientados a realizarem um processo de autoavaliação, quando poderão identificar suas características fortes, que influenciam positivamente o exercício da liderança e, suas características que necessitam ser trabalhadas para obtenção de melhores resultados. A autoavaliação é confidencial.

METODOLOGIA

O curso é dinâmico e interativo. Sua aplicação é realizada por meio de exposição dialogada (com utilização de recursos multimídia), exercícios interativos, atividades dirigidas, debates vivenciais.

Todo o conteúdo programático é trabalhado com foco na aplicação prática do dia a dia, utilizando-se uma abordagem objetiva e de fácil compreensão.

Êxitos alcançados por este centro


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