Desenvolvimento de Potenciais Líderes

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Dirigido a: Este curso é destinado a profissionais iniciados na função de liderança ou com potencial para exercê-la

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Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Resultados para os Participantes

  • Facilitação do processo de autoconhecimento, identificando características próprias que favorecem ou dificultam o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe.
  • Conhecimento de métodos e técnicas fundamentais para o exercício da liderança.
  • Conscientização da importância da atuação inspiradora e motivadora, seja como líder ou como membro de uma equipe, influenciando mudança de atitudes e obtenção de resultados.
  • Percepção da relevância de ações estratégicas na formação e condução de equipes, tanto na aplicação dos processos de trabalho quanto na gestão das relações humanas.
  • Percepção e conscientização da diversidade humana.
  • Desenvolvimento da competência relacionamento interpessoal para a interação com os diferentes profissionais que integram as equipes.

Conteúdo Programático

â–  AUTOCONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DO OUTRO

  • O que são paradigmas e como influenciam a percepção humana.
  • Como as crenças e valores humanos interferem no relacionamento interpessoal.
  • As diferentes linguagens e prioridades na hierarquia das organizações.
  • Diferenças individuais e o impacto no ambiente de trabalho.

â–  EQUIPES DE SUCESSO

  • Percepção das diferenças entre chefiar e liderar.
  • Compreensão do conceito de excelência: eficácia + eficiência.
  • A utilização do poder e da influência na condução de equipes.
  • Como orientar ações utilizando inteligência, coração e coragem.
  • A atuação de membros de equipe como facilitadores do processo de trabalho.

â–  COMUNICAÇÃO

  • Comunicação intrapessoal, interpessoal e corporativa.
  • Comunicação como um processo.
  • Principais barreiras da comunicação.
  • Como gerenciar quantidade e qualidade de informação.
  • Como construir uma comunicação com clareza e boa coordenação de idéias.
  • A ética na comunicação.
  • Responsabilidades no processo de comunicação.

â–  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • Conceito - o que é inteligência emocional?
  • Como utilizar as emoções para obter sucesso pessoal e profissional.
  • Como lidar com situações onde as emoções dominam as relações.
  • A imagem mental de sucesso e a sua influência na construção do futuro.
  • A importância do bom humor no ambiente de trabalho.

â–  ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

  • Conceito - o que é um conflito?
  • Causas principais de conflitos no ambiente de trabalho.
  • Técnicas para diagnosticar conflitos - análise e solução de divergências.
  • Estilos de administração de conflitos.
  • Obtenção de compromisso com a solução - comprometimento das partes envolvidas.

â–  FEEDBACK

  • Significado e importância do Feedback na gestão de pessoas e no relacionamento interpessoal.
    • Como dar e receber feedback.
    • O Feedback como ferramenta de desenvolvimento.
    • Como oferecer feedback de forma estruturada, profissional e ética.

â–  MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO

  • Como estimular a motivação da equipe.
  • A equipe que produz resultados ¾ o fator interação como fonte de motivação.
  • A energia da equipe ¾ a importância de cada um e a importância de todos.
  • Comprometimento das competências individuais para obtenção de resultados da equipe.

â–  OFICINA DE AUTOAVALIAÇÃO

Neste momento, os participantes são orientados a realizarem um processo de autoavaliação, quando poderão identificar suas características fortes, que influenciam positivamente o exercício da liderança e, suas características que necessitam ser trabalhadas para obtenção de melhores resultados. A autoavaliação é confidencial.

Metodologia

O curso é dinâmico e interativo. Sua aplicação é realizada por meio de exposição dialogada (com utilização de recursos multimídia), exercícios interativos, atividades dirigidas, debates vivenciais.

Todo o conteúdo programático é trabalhado com foco na aplicação prática do dia a dia, utilizando-se uma abordagem objetiva e de fácil compreensão.

Expositor (a) Rosangela de Carvalho

Com formação em Psicologia pela Universidade Gama Filho, Rosangela de Carvalho é docente da Fundação Getúlio Vargas / CADEMP, em nível nacional, em programas voltados à área de Recursos Humanos.

Sócia-Diretora da Efficacia – Assessoria em Gestão Empresarial, atua em programas de treinamento para a PETROBRAS / CENPES; CEG – Cia. Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, ELETROS – Fundação Eletrobrás de Seguridade Social, Megadata Computações, Sul América Seguros, entre outros.

Com ampla experiência em gestão, desenvolvimento e implementação de processos e projetos na área de Gestão de Pessoas, exerceu a função de Gestora de Recursos Humanos nas empresas Amsterdam Sauer, Brasif e Bob’s.

É coautora do livro “Gestão e Liderança”, em fase de publicação pela Editora da FGV / RJ.

Professora do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


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