Home > Cursos Administraçao > Cursos Gestão de Projetos > Curso Desenvolvimento Local
Controle de qualidade Emagister Algum comentário sobre este curso?



  • Enviar
Pós-Graduação - Presencial

Desenvolvimento Local

Universidade Católica Dom Bosco UCDB

Datas:

Consultar com o centro

Duração:

Consultar com o centro

Lugar:

Campo Grande (Mato Grosso do Sul) ver mais

Preço:

Consultar com o centro

Cria uma alerta de cursos como este
 

Detalhes do curso ↑ subir

Tipo
Pós-Graduação Duração consultar
Método / lugar
falar com o responsável Presencial em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) onde
Prepara você para
Fundamentos teórico-metodológicos de desenvolvimento local em contextos de territorialidades constituídas em ambientes de vida e ambientes de trabalho, com especial atenção às comunidades tradicionais e aos micro e pequenos empreendimentos.
 

Programa ↑ subir

Desenvolvimento Local
Objetivo :

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local é integrar pesquisa, ensino e extensão na análise e compreensão do Desenvolvimento Local.

Público Alvo

Pesquisadores e profissionais das diferentes áreas do conhecimento e gestores empresariais de instituições públicas e privadas, com formação universitária.




Informações Gerais

DESENVOLVIMENTO LOCAL



Entendido como o protagonismo do atores de um dado território, com apoio de organizações públicas e privadas, na reflexão da realidade vivida para agenciar e coordenar, por meio de processos interativos e cooperativos, os recursos tangíveis e intangíveis originários do local ou de áreas externas, na busca de soluções sustentáveis para os problemas, necessidades e aspirações coletivas, de ordem social, econômica, cultural, política e do ambiente natural.


PERFIL DO MESTRE EM DESENVOLVIMENTO LOCAL

O mestre em Desenvolvimento Local que se pretende formar deve ter uma visão e abordagem integrada da realidade local, apreciada em suas diferentes dimensões e no contexto de diferentes escalas do território, com atitude de espírito crítico em suas análises. Esse profissional deve aprender a identificar e potencializar no próprio território de vida, as oportunidades dadas por um mundo em rede, de forma efetiva e emancipada, assim como identificar e se precaver de possíveis riscos maléficos da globalização de efeito local. Sua ação como profissional deve ser inovadora, antecipando mudanças e transformações.

Sua formação deve conduzi-lo a exercer atribuições que o coloque no perfil de:

"PESQUISADOR" dos fundamentos teórico-metodológicos do desenvolvimento local, através de diferentes expressões da territorialidade humana, em suas várias dimensões e escalas de manifestação, visando sua compreensão num mundo relacional;

"PROFESSOR" - mediador de sujeitos no processo de busca e definição dos caminhos do desenvolvimento em seu próprio território, amparando-os pela metodologia do "aprender a aprender" e pelos princípios teóricos do desenvolvimento local;

"INTERLOCUTOR/ GESTOR" - interlocutor junto aos protagonistas locais de desenvolvimento, gestor de estratégias e formulador de políticas públicas indutoras para potencialização dos recursos que possam ser agenciados e gerenciados no lugar, em combinação com forças originárias da meso e macro- escala territorial.
Disciplinas: Optativas - Estratégias de desenvolvimento em micro e pequenos empreendimentos agroindustriais - Cultura e Linguagem sob a ótica da intertextualidade - Cultura, identidade e desenvolvimento local - DESENVOLVIMENTO LOCAL: A DIMENSÃO HUMANA E A SOLIDARIEDADE ATIVA NO TERRITÓRIO - Desenvolvimento Local, Comunidade e Comunitarização - Etnodesenvolvimento: as Populações Indígenas no MS - Formas de Coordenação no desempenho de Redes de Micro e Pequenos Empreendimentos - Gestão de meio ambiente e de resíduos na perspectiva do desenvolvimento local - O Sagrado no Contexto de Territorialidade - O Sagrado no cotidiano: diversidade cultural - Patrimônio Cultural, Território E Memória Local - Populações Tradicionais e Desenvolvimento Local - Sistemas Agrosilvopastoris - Tecnologia e segurança alimentar em desenvolvimento local - TERRITORIALIDADE E DINÂMICA DAS REDES EMPRESARIAIS E DOS SISTEMAS E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS - 2010/B - DESENVOLVIMENTO LOCAL, COMUNIDADE E COMUNITARIZAÇÃO - 2010/B - DL: A DIMENSÃO HUMANA E A SOLIDARIEDADE ATIVA NO TERRITÓRIO - 2010/B - Estudos em Inclusão social, cultura e diferença sob a dimensão jurídica - 2010/B - INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO - 2010/B - SISTEMAS PRODUTIVOS Obrigatórias - Metodologia da Pesquisa - Teoria do Desenvolvimento Local - Territorialidade e Dinâmicas Sócio-Ambientais - 2010/B - DL EM CONTEXTO DE TERRITORIALIDADES - 2010/B - Metodologia da Pesquisa
 

Unidades e datas ↑ subir

Onde Campo Grande Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900 ver mapa
Quando Início: consultar o centro de formação
 

Fez este curso?

 
 

Sobre Universidade Católica Dom Bosco UCDB ↑ subir

Todos os cursos
de Universidade Católica Dom Bosco UCDB emagister.

Ver lista de cursos
 

Entre em contato diretamente com

Desenvolvimento Local
Universidade Católica Dom Bosco UCDB
É necessário preencher todos os campos.

Ao clicar em 'Enviar Consulta / Ver Telefone' você está se inscrevendo e aceitando as regras de uso da Emagister , e política de proteção de dados e privacidade de Emagister
Desejo receber o boletim de informação.

Cursos de Gestão de Projetos (de outros centros)

Planejamento e Gestão de Projetos Sociais
UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados | Preço: Consultar
Pós-Graduação em Mato Grosso do Sul
Pós-Graduação
Gestão de Projetos
Universidade Católica de Brasília | R$7.194
Pós-Graduação A distância
GERÊNCIA DE PROJETOS
ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil | R$180
Pós-Graduação Online
Gostaria de receber conselhos sobre este curso? Pedir informação grátias
Acesso centros   |   Acesso usuários   |   Sugestões de melhora   |   Quem somos   |   Nosso blog   |   Blog da equipe técnica
emagister.com cumpre com a Ley Orgânica 15/1999 do 13 de dezembro, de Dados de Caráter Pessoal e possui o código de inscrição na ordem 2002010053 do Registro General de la Agencia de Protección de Datos. Copyright & copy 1999/2012 - Grupo Intercom -   |   Informações legais   |   Regras de uso   |   Privacidade