Desenvolvimento da Competência Interpessoal

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

Se no ambiente de trabalho, relações saudáveis representam não só um fator de equilíbrio pessoal, como também aspecto decisivo para a produtividade, pela presença de um clima harmonioso, de integração e cooperação mútua, há que se reconhecer que ambientes deste tipo nem sempre surgem espontaneamen..
Dirigido a: Profissionais de todos os níveis e áreas que buscam melhorar a qualidade de seus relacionamentos na vida pessoal e profissional.

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Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Elizabeth Valeriano

Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Comportamento Organizacional

Apresentação

Se no ambiente de trabalho, relações saudáveis representam não só um fator de equilíbrio pessoal, como também aspecto decisivo para a produtividade, pela presença de um clima harmonioso, de integração e cooperação mútua, há que se reconhecer que ambientes deste tipo nem sempre surgem espontaneamente, pois as relações humanas são complexas, pela distinção de valores, visões do mundo e do trabalho, comportamentos, diferenças sociais, ambientes familiares, enfim, uma complexa cadeia de fatores.

Neste cenário, o presente treinamento é um momento para que as pessoas identifiquem oportunidades de melhoria pessoal e profissional e compreendam melhor a si mesmas e aos outros, em favorecimento de suas relações interpessoais ¾ em seus ambientes de trabalho e social ¾ para uma melhoria de qualidade de vida e contribuição à produtividade de sua organização.

Ao mesmo tempo em que o conhecimento é cada vez mais exigido e valorizado, o comportamento é decisivo para o sucesso das pessoas na vida pessoal e profissional.

A Quem se Destina

Profissionais de todos os níveis e áreas que buscam melhorar a qualidade de seus relacionamentos na vida pessoal e profissional.

Resultados para os Participantes

  • Aprimoramento da capacidade de lidar com relações interpessoais, respeitando as diferenças e necessidades dos semelhantes.
  • Utilização de uma comunicação que facilite compreender e ser compreendido, promovendo um clima positivo na equipe, onde as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas.
  • Adoção consciente de comportamentos que criem e mantenham relacionamentos saudáveis e produtivos.
  • Obtenção de maior equilíbrio emocional nas situações de estresse.
  • Percepção dos mecanismos geradores de conflitos e busca de formas adequadas e produtivas de solucioná-los.
  • Utilização correta do feedback, elogiando quando necessário e conversando sobre os comportamentos que estão afetando a relação.



Conteúdo Programático

  • COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

    • Reconhecimento dos diferentes modelos mentais.
    • Processo e elementos da comunicação.
    • Compreensão de sinais verbais e não verbais.
    • O poder das palavras. A escolha das palavras certas.
    • Saber ouvir. Saber dizer NÃO. Assertividade.
    • Rapport: compreendendo e falando a linguagem do outro.
  • RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

    • Comportamentos que deterioram os relacionamentos.
    • Habilidades para um bom relacionamento interpessoal.
    • Inteligência social:
      • empatia - sintonia - precisão empática - sincronia.
      • influência - presença - cognição social - preocupação.
  • EXCELÊNCIA PESSOAL

    • Inteligência emocional.
    • Autoconsciência - autogerenciamento.
    • Desenvolvimento de atitude positiva diante dos fatos.
    • Automotivação.
    • Resiliência.
    • Valorização dos pontos fortes.
  • RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

    • Tipos e fontes de conflitos.
    • Desencadeadores de conflitos.
    • Habilidades que facilitam a resolução de conflitos.
    • Estilos de gestão de conflito.
    • Etapas da resolução de conflitos.
  • FEEDBACK: DISCUTINDO A RELAÇÃO NO TRABALHO

    • Feedback corretivo:
      • Critérios para um feedback corretivo adequado.
      • Aplicações do feedback corretivo.
    • Feedback positivo:
      • Formas de reconhecimento.
      • Passos para o feedback positivo.



Metodologia

Vivencial, com exercícios em grupo e simulações. A fundamentação teórica é apresentada de forma interativa, com a participação intensa dos participantes. São utilizados recursos do psicodrama, da programação neurolinguística e da aprendizagem acelerada. Todas as vivências são processadas, trazendo a experiência do momento para o dia a dia do participante.

Elizabeth Valeriano

MBA em Qualidade e Produtividade, pela UFF - Universidade Federal Fluminense, com Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ. Certificada Internacionalmente em Coaching, pela Integrated Coaching Institute e pela Lambent do Brasil. Qualificada para aplicação e interpretação do MBTI. Formações Comportamentais em Psicodrama Organizacional, Practitioner em Programação Neurolingüística.

Consultora especializada em programas de desenvolvimento gerencial e de supervisores, desenvolvimento de equipes, comunicação e relacionamento interpessoal, vendas e atendimento a clientes.

Desenvolveu programas de treinamento para inúmeras organizações, entre elas: Correios, FURNAS, CHESF, CPRM, CNEN/IRD, Michelin, PETROBRAS, PETROS, Souza Cruz, Supergasbras, BANDES, DRESSER, INTO, Subsea7, Naturativa, Ministério do Desenvolvimento Social, Tribunal Superior Eleitoral, e diversas outras.

Mais de 20 anos de atuação em RH, com sólida experiência em atividades de desenvolvimento de pessoas.

Professora e consultora do IDEMP

- Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


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