Desenvolvimento de Consultores Internos de Recursos Humanos

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial

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Descrição

Diante da crescente competitividade do mercado, as organizações exigem posturas proativas dos seus colaboradores, para melhor responder às demandas do ambiente organizacional, com vistas ao fortalecimento empresarial. Nessa linha, uma cultura de compartilhamento de idéias é fator preponderante para os resultados empresariais, em particular quando esse comport..
Dirigido a: Universo da Área de Recursos Humanos na organização e demais profissionais que atuam como gestores de Recursos Humanos.

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Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Vera Lúcia Bártolo

Carga horária

24 horas

Área de Interesse

Recursos Humanos

Apresentação

Diante da crescente competitividade do mercado, as organizações exigem posturas proativas dos seus colaboradores, para melhor responder às demandas do ambiente organizacional, com vistas ao fortalecimento empresarial. Nessa linha, uma cultura de compartilhamento de idéias é fator preponderante para os resultados empresariais, em particular quando esse comportamento se aplica à gestão de pessoas, em que a consultoria de RH exerce uma relação de cooperação às outras unidades da organização, visando à boa gestão, com foco principal no estabelecimento de políticas e desenvolvimento de Recursos Humanos.

Neste contexto, é exigida do profissional de RH uma atuação multidisciplinar, pois atua ele como elo

de ligação entre os clientes internos e a área de RH, assessorando-os, propondo soluções e monitorando resultados.

Para o desempenho deste papel o profissional de RH necessita desenvolver conhecimentos técnicos específicos, além de saber lidar com suas próprias mudanças pessoais e profissionais, o que caracteriza o foco deste treinamento.

Objetivos

  • Desenvolver profissionais para atuarem como consultores internos de recursos humanos, visando ao apoio a ações de gestão de pessoas.
  • Refletir e discutir sobre o papel do consultor interno na cultura de prestação de serviços, além de conhecer e aplicar instrumentos para diagnosticar as demandas apresentadas pelos clientes internos da organização.


Resultados para os Participantes

  • Entendimento sobre a distinção entre prestação de serviço e consultoria interna.
  • Compreensão a respeito da importância das parcerias na organização como estratégia competitiva.
  • Aquisição de habilidade técnicas e interpessoais essenciais ao consultor interno.
  • Comprometimento e validação do Plano Estratégico da organização através da sua atuação como consultor interno.
  • Implementação do processo de consultoria interna, cumprindo todas as suas fases com eficácia, visando a agregar valor à organização.


A Quem se Destina

Universo da Área de Recursos Humanos na organização e demais profissionais que atuam como gestores de Recursos Humanos.

Metodologia

A metodologia do curso consiste em comunicação dialogada; discussões em sala a partir de subsídios trazidos pelos participantes sobre suas experiências profissionais; atividades em grupo, debates com exposições conclusivas e estudo de caso.

Programa

  • GESTÃO DA MUDANÇA

    • Analisando o cenário interno e as tendências em RH: visão sistêmica da organização.
    • A necessidade de um novo modelo e perfil profissional de RH: mudanças de paradigmas.
    • Redução do prazo de validade do conhecimento.
    • Entendendo a cultura organizacional
    • A cultura da prestação de serviços.
    • O que é prestar serviço? Quem é o cliente?
  • O CONSULTOR INTERNO DE RH

    • O que é consultoria interna de RH?
    • Marcas de uma postura estratégica através da consultoria interna.
    • Fases do processo de consultoria interna: demanda e contratação.
    • Modelos de consultorias.
    • A ética e os limites do consultor
  • FATORES CRÍTICOS NO PROCESSO DE CONSULTORIA

    • O que é diagnóstico: propriedades e características.
    • A definição do problema e a viabilidade de solução.
    • Intervenções de diagnóstico.
    • Grau de aceitação e de resistência dos clientes às mudanças propostas.
    • Quais os motivos de resistências à elaboração do diagnóstico de treinamento?
    • Instrumentos para diagnóstico: observação, questionários, entrevista, brainstorming.
    • Alguns indicadores para elaboração do diagnóstico.
    • Definição de papéis das partes envolvidas no processo: cliente e fornecedor, coordenador e facilitador.
  • ESTILOS E HABILIDADES DO CONSULTOR INTERNO DE RH

    • A necessidade da Competência Técnica.
    • Competências intra e interpessoal.
    • Comunicação e Percepção.
    • Marketing Pessoal / Credibilidade.


Vera Lúcia Bártolo

Vera Lúcia Bártolo

atuou durante 25 anos na área de Recursos Humanos da Petrobras, como Consultora Interna e Multiplicadora/Instrutora em programas de T&D, em projetos que envolviam desde o planejamento até a avaliação de resultados, desenvolvidos em diversos segmentos da empresa. Graduada em Pedagogia com Licenciatura em Magistério e Administração Escolar e Mestre em Educação, é, atualmente, professora em cursos de Graduação da Universidade Cândido Mendes - UCAM e do Centro Universitário da Cidade - UNIVERCIDADE e de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá, na Associação Educacional Dom Bosco (Resende) e da UNIGRANRIO. Consultora de empresas na área de Educação Executiva, é colaboradora do IDEMP

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