Desenho Universal - Acessibilidade para uma Arquitetura Inclusiva

Senac São Paulo
Em Consolação

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Consolação
Descrição

O participante aprende noções de como detectar as dificuldades encontradas e projetar para a diversidade de pessoas incluindo pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O curso visa a mudança de paradigmas com a desmistificação da existência do "Homem Padrão" como referência na Arquitetura e Design; capacitar o aluno para planejar e executar projetos de interiores e exteriores adequados a ...

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Consolação
R. Dr. Vila Nova, 228 1o. Andar V Buarque, 01222-020, São Paulo, Brasil
Ver mapa

Opiniões

Ainda não existem comentários sobre esse curso

Programa

DESCRIÇÃO DO CURSO

O participante aprende noções de como detectar as dificuldades encontradas e projetar para a diversidade de pessoas incluindo pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O curso visa a mudança de paradigmas com a desmistificação da existência do "Homem Padrão" como referência na Arquitetura e Design; capacitar o aluno para planejar e executar projetos de interiores e exteriores adequados a diversidade dimensional e funcional de usuários dos espaços, ou seja: idosos, crianças, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção, sob a ótica do "Desenho Universal"; incorporar o conceito do desenho universal nos diversos setores de arquitetura, engenharia e design; desmistificar que os projetos acessíveis não apresentam boas soluções estéticas através da apresentação de boas soluções existentes no Brasil e exterior para aplicação em seus próprios projetos; proporcionar conhecimento da legislação e normas técnicas existentes e capacitar o aluno a sua aplicação.

(Carga horária: 24 horas)

Pré-Requisitos

Ter, no mínimo, 18 anos e Ensino Médio concluído. Com conhecimentos técnicos para leitura de plantas, cortes e elevações e noções de instrumentalização (uso do escalímetro, esquadros e compasso).

Método

Como estratégias serão propostas situações ativas de aprendizagem que possibilitem ao participante vivenciar atividades no cotidiano dos profissionais envolvidos em projetos de arquitetura, urbanismo e design. Nesse sentido, serão utilizadas: simulações de situações de inacessibilidade, discussões em grupo, plenárias, exercícios práticos. Também serão promovidas exposições dialogadas com apoio de slides e apresentações dos trabalhos elaborados.

Programa

·Reconhecimento dos espaços inadequados ao acesso e uso a diversidade de usuários

·Mudança de paradigma de parâmetros antropométricos aplicados ao desenvolvimento de projetos

·Adoção dos sete princípios do desenho universal em projetos de arquitetura, urbanismo e design

·Legislação e normas técnicas como parâmetros mínimos de acessibilidade

·Proposição de adequações a projetos com base nas leis, normas e conceito de acessibilidade

Certificações

O Senac confere o certificado de conclusão do curso.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais