Desenho Industrial

Graduação

Em

R$ 4.272

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Duração

    8 Semestres

O curso forma profissionais para o projeto de produtos (design de produto) e para a programação visual (design gráfico). É uma profissão em expansão no mundo, que recebe diversos nomes: design, design industrial, design gráfico, webdesign, entre outros. Dirigido a: O Desenhista Industrial, ou Designer, é o profissional qualificado a realizar a complexa tarefa de conceber ou atualizar projetos, por possuir formação abrangente e caracterizada pelo uso dos meios informatizados além de promover estreito contato com outras áreas do conhecimento. Seu objetivo é adequar, de maneira criativa, as possibilidades de produção seriada às necessidades dos usuários.

Instalações

Localização

Início

Av. Paris, 675 - Jd. Piza, 86041-140

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Turno Grau Outorgado Duração

Noturno Bacharel em
Desenho Industrial Mínima 8 semestres
Máxima 14 semestres



O curso forma profissionais para o projeto de produtos (design de produto) e para a programação visual (design gráfico). É uma profissão em expansão no mundo, que recebe diversos nomes: design, design industrial, design gráfico, webdesign, entre outros. O Desenhista Industrial ou Designer é aquele com competências para o desenvolvimento de projetos, dominando recursos das ciências humanas, exatas e das artes. Faz o belo, e também o funcional, o prático. Trabalha com linguagens de representação, que vão do desenho à mão livre aos mais avançados recursos de computação gráfica, passando pela modelagem digital, pela construção de maquetes e modelos. Desenvolve protótipos de produtos, layouts de peças gráficas e interfaces digitais.





Como o Desenho Industrial, ou Design, é uma área do conhecimento que trata de programação, planejamento e projeto dos produtos bidimensionais e tridimensionais, do nosso cotidiano, seu campo de atuação é muito amplo e promete continuar em expansão. As áreas de atuação podem-se estender desde prestar serviços e consultoria como autônomo ou em escritórios de design; chefiar e integrar equipes em indústrias produtoras de bens de consumo, transformadoras de matéria-prima, de tecnologia, gráficas entre outras; empresas prestadoras de serviços; até atuar em instituições de pesquisa ou seguir a carreira acadêmica.


Areas de Atuação:

O Bacharel em Desenho Industrial, ou Designer, atua no desenvolvimento de projetos junto a indústrias, órgãos públicos ou organizações não governamentais. Pode exercer atividades de consultoria, montar seu escritório de Design, ou trabalhar na atividade de ensino e pesquisa.
Programação Visual (Design Gráfico) - concepção de identidade corporativa, sinalização, embalagem, design digital (interface, web, cd-rom), infografismo, imagem fixa (fotografia e ilustração), design editorial (revistas, jornais, livros), peças gráficas.

Projeto do Produto (Design de Produto) - concepção de mobiliário, equipamentos urbanos, joalheria, utensílios, eletroeletrônicos ou eletrodomésticos, brinquedos, acessórios para a construção civil, equipamentos médico-hospitalares, design automotivo, etc.


Objetivo:

Proporcionar ao acadêmico uma formação ética, técnica, criativa e humanística, que possibilite ao futuro profissional, ser um cidadão responsável, empreendedor e investigador, apto a desempenhar sua profissão interagindo em uma sociedade plena de transformações. Orientar o educando, através de amplo conhecimento teórico e experiências práticas, acerca dos métodos, técnicas, processos, materiais e linguagens genéricas do design e específicas do projeto de produto e da programação visual. Capacitar o acadêmico a atuar nas fases de concepção, desenvolvimento e finalização de projetos, adequados às necessidades do usuário e às de produção e a obter uma postura empreendedora e integrada ao sistema sócio-econômico e cultural do país, e principalmente da região.


Perfil Profissional:

O Desenhista Industrial, ou Designer, é o profissional qualificado a realizar a complexa tarefa de conceber ou atualizar projetos, por possuir formação abrangente e caracterizada pelo uso dos meios informatizados além de promover estreito contato com outras áreas do conhecimento. Seu objetivo é adequar, de maneira criativa, as possibilidades de produção seriada às necessidades dos usuários. Especificamente, cabe ao profissional habilitado em Programação Visual otimizar, através de sistemas visuais, a relação que se estabelece entre o indivíduo e a informação. Seus projetos englobam a concepção de identidade corporativa, sinalização, embalagem, design digital (interface, web, cd-rom), infografismo, imagem fixa (fotografia e ilustração), design editorial (revistas, jornais, livros), peças gráficas (catálogos, folders, cartazes, out-doors, encartes, etc), estamparia, vestuário específico, entre outros. Ao profissional habilitado em Projeto do Produto cabe atender, através do desenvolvimento de sistemas tridimensionais, às necessidades do indivíduo em seu meio material. Seus projetos englobam a concepção de mobiliário, equipamentos urbanos, embalagem, joalheria, utensílios domésticos ou de escritório, eletroeletrônicos ou eletrodomésticos, acessórios pessoais, estações de trabalho, brinquedos, interiores, acessórios e ferragens para a construção civil, equipamentos médico hospitalares, instrumentos técnicos, design automotivo, entre outros.




Desenho Industrial

R$ 4.272