Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Universidade Potiguar - UnP
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  • Tecnólogo
  • Natal
  • Duração:
    2 Anos
Descrição

O curso tem como missão colaborar para o desenvolvimento econômico e financeiro da região, através do ensino e formação de excelência na área de tecnologia em Gestão Comercial, visando ofertar profissionais capacitados para atuarem no mercado.
Dirigido a: Estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Interessados em Gestão Comercial que buscam aperfeiçoamento profissional. Profissionais que já atuam no mercado e querem aumentar a sua empregabilidade com um Curso Superior. Profissionais que desejam ingressar ou desenvolver atividades na área gerencial. Profissionais de outras áreas interessadas em valorizar suas carreiras.

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Instalações e datas

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Natal
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000, Goiás, Brasil
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Programa

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial foi idealizado para pessoas que desejam desenvolver novas habilidades e competências em Gestão, focando mais precisamente o comércio voltado para as áreas de varejo, distribuição, atacado e serviços. O curso visa também o público que quer ampliar a sua empregabilidade com um curso superior, obtendo uma certificação além de profissionais de outras áreas interessados em valorizar suas carreiras.

O curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Potiguar teve a sua concepção e criação regida pela Resolução 045/2007 - ConSUni/UnP, funcionando no campus Roberto Freire, sendo oferecido atualmente séries no turno noturno, tendo duração mínina de dois anos, totalizando 1.920 horas.

O curso tem como missão colaborar para o desenvolvimento econômico e financeiro da região, através do ensino e formação de excelência na área de tecnologia em Gestão Comercial, visando ofertar profissionais capacitados para atuarem no mercado.

A direção do curso está a cargo da Profa. MsC. Carolina Barbosa Montenegro.
E-mail: carolmontenegro@unp.br;
Fone:(84) 3216-8646.

Objetivo do curso

Formar profissionais capazes de atuar no gerenciamento e operação de atividades do comércio, no segmento de varejo, atacado, representações e serviços de pequeno, médio e grande porte, buscando resultados que venham a contribuir para uma melhor racionalização, organização e funcionamento organizacional, sob o critério do desenvolvimento com sustentabilidade.


Proposta pedagógica

Os procedimentos adotados nas disciplinas e atividades curriculares visam propiciar a articulação entre teoria e prática, tendo como foco a análise da participação e necessidade do conhecimento nas áreas de gestão de pessoas, logística, marketing, vendas e gerenciamento geral do setor de comércio.

As atividades desenvolvidas durante o curso permitirão o acesso do estudante ao conhecimento de forma contextualizada, desenvolvendo estratégias voltadas para potencializar as habilidades, através de uma linguagem adequada, de conhecimentos sistemáticas e consecutivos, proporcionando assim um ambiente confortável para o processo de aprendizagem, e que contribui para a busca de respostas necessárias, criativas e eficazes na solução de problemas e na busca incessante por práticas mais racionais e efetivas.


Competências e habilidades a serem desenvolvidas
Ao final do Curso, o aluno será capaz de:

* demonstrar visão sistêmica e estratégica em relação ao mercado nos contextos e cenários em que se inserem as organizações;
* compreender o funcionamento da estrutura comercial nos seus diferentes aspectos e especificidades;
* desenvolver atividades inerentes à gestão de vendas, atacado e serviços;
* formular plano de marketing, analisando as necessidades próprias da empresa e estratégias a adotar;
* reconhecer a importância da gestão de pessoas como um diferencial competitivo das empresas de varejo, atacado e serviços;
* conhecer a estrutura organizacional, políticas, sistemática e interdependência de processos que envolvam cada atividade;
* operar com valores e números em ações cotidianas;
* fazer relações das atividades inerentes ao setor comercial, como marketing, recursos humanos, logística, contabilidade e finanças;
* utilizar recursos tecnológicos e documentos específicos que venham a ajudar no dia-a-dia empresarial;
* aplicar ferramentas de gestão que venham a orientar os processos operacionais, táticos e estratégicos;
* utilizar recursos da gestão da qualidade junto aos produtos e serviços oferecidos, através do conhecimento do cliente e da satisfação de suas necessidades;
* Orientar suas ações e atitudes em princípios éticos.

Diferenciais

* Curso específico, visando atender as especificidades do mercado comercial;
* Graduação em dois anos, permitindo a habilitação rápida ao segmento de mercado;
* Possibilidade de cursar graduação e pós-graduação em três anos e meio;
* Alto nível de empregabilidade;
* Ascensão funcional para alunos e egressos, em função da certificação intermediária e final;
* Possibilidade de trocas de experiências com profissionais do mercado nas mais diferentes áreas de atuação;
* Excelente estrutura voltada para tecnologia e suporte ao aluno;
* Corpo docente qualificado e com experiência na área, proporcionando formação e suporte adequado para o desempenho das funções relacionadas à Gestão Comercial;
* Desenvolvimento de projetos interdisciplinares ao final do curso;
* Avaliação de proficiência em habilidades específicas.

Público-Alvo

* Estudantes que já concluíram o Ensino Médio;
* Interessados em Gestão Comercial que buscam aperfeiçoamento profissional;
* Profissionais que já atuam no mercado e querem aumentar a sua empregabilidade com um Curso Superior;
* Profissionais que desejam ingressar ou desenvolver atividades na área gerencial;
* Profissionais de outras áreas interessadas em valorizar suas carreiras.


Perfil do profissional formado pela UnP

O Gestor Comercial deverá estar apto a atuar no mercado analisando e implantando unidades ou redes de negócios, recrutando e selecionando pessoas, montando e liderando equipes, armazenando e distribuindo produtos e mercadorias. Esse profissional poderá exercer atividades na área de vendas, negociação, intermediação, atração e retenção de clientes, assim como nas atividades de pré e pós-venda, buscando pela qualidade de produtos e serviços, objetivando a convergência entre os objetivos estratégicos estabelecidos pela empresa e buscando satisfazer necessidades e expectativas dos clientes.


Mercado de trabalho

O tecnólogo em Gestão Comercial estará preparado para atuar nas diversas áreas e segmentos de mercado, sendo capaz de gerir empresas e atuar em diferentes cenários do mundo globalizado e mutante, tais como:

* Organizações privadas, tais como empresas de varejo, atacado, serviços e representações
* Organizações públicas e não governamentais.



Funções
São funções do profissional de Gestão Comercial:

* Coordenador de promoções e informações comerciais;
* Executivo de venda/ Gestor de equipe de vendas;
* Gerenciador logístico, de distribuição e de estoques
* Gerente de empresas do varejo, atacado, prestadoras de serviços e representações;
* Consultor de negócios;
* Empreendedor/empresário do varejo, atacado, prestadoras de serviços e representações.

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