Curso Sup. de Formação Esp.Estética e Cosmética

Tecnólogo

Em Manaus

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Tecnólogo

  • Local

    Manaus

  • Duração

    3 Anos

Instalações

Localização

Início

Manaus (Amazonas)
Ver mapa
Rua Pedro Dias Leme, 203, Flores, Cep:69058-818, 69058-818

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SEQUENCIAL DE NÍVEL SUPERIOR DE FORMAÇÃO EM SERVIÇOS JUDICIÁRIOS CONCEPÇÃO DO CURSO


O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética pretende alcançar a formação de profissionais com conhecimentos na área de Ciência da Saúde e Beleza, de forma a habilitá-los ao manejo com situações relacionadas à intervenção estética com fins que ultrapassam o lado somático, levando ao bem estar psíquico através da aceitação da nova imagem pessoal.

Ocupa o Curso, desse modo, uma lacuna existente no campo de atuação dos profissionais que pretende formar ou aperfeiçoar, colaborando para a capacitação de profissionais na área de saúde e beleza de forma a maximizar a utilização dos recursos necessários ao bem-estar.

Nesse sentido é importante destacar que o Curso contempla conhecimentos terapêuticos, profissionais e práticos visando ao entrelaçamento das disciplinas por meio da composição da matriz curricular, de forma a não estabelecer momentos estanques para cada um deles.




CONCEPÇÃO ACADÊMICA

O curso é anual, tendo a IES optado por esse regime em razão de que:



a) Dividido em três anos, compõe-se de 20 créditos, por ano;


b) O regime anual permite a manutenção da "turma", desenvolvendo o sentimento de grupo e facilitando o acompanhamento do curso pelo aluno e a sua evolução pela IES.



METODOLOGIA E TÉCNICAS DE ENSINO


Nas disciplinas teóricas, como regra geral, utiliza-se de forma participativa e dialógica, a técnica da aula expositiva; nas suas formas práticas, entretanto, é utilizada o laboratório, os materiais e as demais técnicas necessárias. Ademais, as salas de aula são adequadamente preparadas para a utilização de todos os instrumentos disponíveis para o ensino, particularmente retroprojetores e equipamentos de informática.

O tamanho das turmas (aproximadamente 50 alunos para as aulas teóricas) permite a realização de atividades em grupo, buscando o desenvolvimento de habilidade de trabalho coletivo e de exposição oral de problemas.

As atividades práticas são desenvolvidas sob a supervisão do Coordenador de Curso, atendendo as especificidades do Curso, fazendo com que o aluno permaneça, por um lapso temporal, definido em sua estrutura curricular, em contato direto com o ambiente de trabalho.
VAGAS ANUAIS OFERECIDAS

São oferecidas 150 vagas anuais.


TURNOS DE FUNCIONAMENTO


O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética funciona com 100 vagas no turno diurno e 50 vagas no turno noturno.


DIMENSÕES DAS TURMAS


As turmas têm em torno de 50 alunos nas aulas teóricas. Nas atividades práticas, as turmas são subdivididas, segundo a metodologia adotada no Estágio Prático, em grupos de não mais de 10 alunos, a fim de permitir um acompanhamento efetivo pelos orientadores de estágio.




OBJETIVOS DO CURSO
Para cumprir com seus propósitos o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, observa:


OBJETIVO GERAL


Proporcionar a formação de profissionais para atuarem nas áreas da saúde e beleza, visando uma melhor qualidade de vida à sociedade. Promover uma educação de excelência, formando tecnólogos com habilitação profissional em Saúde e Beleza, capazes de exercer suas atividades nas diversas áreas de atuação de forma competente e segura, preparando-o ainda para a formação integral e exercício consciente da cidadania.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø Dotar os profissionais de conhecimentos técnicos e científicos que possibilitem sua atuação da saúde e beleza;



Ø Planejar e executar ações de coordenação, supervisão e avaliação das atividades da saúde e beleza;


Ø Fornecer noções de relações humanas e ética profissional;


Ø Habilitar o profissional para realizar treinamentos e capacitação na área de Cosmética;


Ø Atuar junto a cirurgiões plásticos e dermatologistas no pré e pós operatório de cirurgias estéticas.


PERFIL PROFISSIOGRÁFICO E HABILIDADES

Segundo este ponto de partida, o perfil profissiográfico do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, foi elaborado a partir da concepção dos objetivos do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA e do curso, tendo em vista o mercado de trabalho, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas, a nova legislação que disciplina a formação de recursos humanos que contempla os Cursos Tecnológicos, preservando as conquistas históricas da IES, bem como o debate acerca da formação de profissionais aptos a atender às demandas do mercado de trabalho das últimas décadas, além de abrir-se e contemplar, desde logo, as perspectivas futuras.


PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso Tecnológico em Estética e Cosmética será um profissional apto a atuar na aplicação adequada de técnicas e terapias voltadas ao segmento da estética e cosmética, com capacidade para desempenhar estudos de novas tendências e melhor aplicabilidade de produtos e processos terapêuticos, a partir do reconhecimento dos problemas do mundo presente a nível nacional, e principalmente regional, proporcionando assim a prestação de serviços qualificados à sociedade, que vive uma contínua transformação política, econômica e social.

Através de um solidificado ensino baseado nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania, o profissional em Estética terá fundamento nos conhecimentos técnico-científicos, integrando as reflexões críticas, teóricas, práticas e inovadoras, e estando apto a atuar de maneira autônoma, e preferencialmente em equipe interdisciplinar, para promoção e manutenção do bem estar e qualidade de vida da população, com adequada cordialidade, solidariedade, tolerância, paciência e perseverança de ideal; além de atitude de altruísmo, integridade, honestidade, auto-estima e confiança, necessárias para assumir responsabilidades e riscos, percepção de valores de atitudes alheias, empatia naqueles aos quais se propõe a aplicar as técnicas necessárias, apreendendo as reações pessoais e permitindo que os clientes se sintam compreendidos por alguém.


PERFIL DO CURSO

O Curso destina-se à formação de profissionais voltados para a área de estética e cosmética adequada às necessidades sociais para atuarem nas áreas de saúde e beleza, otimizando e maximizando a utilização de recursos próprios naturais amazônicos, zelando pela eficiência técnica e econômica e proporcionando melhor qualidade de vida à sociedade através da proteção e defesa da saúde pública.

O princípio norteador da formação de um profissional de estética e cosmética repousa em um currículo onde o processo ensino-aprendizagem é baseado na construção da cidadania, na compreensão do processo saúde-doença, na reflexão sobre um modelo assistencial adequado às necessidades regionais da amazônia, na integração entre ensino, serviço e comunidade, na associação entre teoria e prática, na ação e reflexão, na qualidade da assistência e no raciocínio investigativo.

É de suma importância que o esteticista tenha consciência do seu papel na sociedade como cidadão e profissional, exercendo suas funções com ética, domínio de conhecimentos, responsabilidade e consciência da importância de um trabalho interdisciplinar com demais profissionais da área da saúde.

O esteticista como profissional da saúde, deve envolver-se na solução dos problemas e no desenvolvimento da sua comunidade, prestando uma assistência de qualidade e exercendo seu papel de multiplicador.

O aluno vivencia atividades de campo e laboratório, realiza estágios em instituições de beleza e saúde de forma adequada a sua área de escolha de atuação profissional, além do estudo da metodologia científica aplicável ás técnicas de investigação.

O Curso de Estética e Cosmética oferece aos alunos atividades que possibilitem a correlação do ensino-pesquisa-extensão, através de aulas teórico-práticas em laboratórios, do atendimento e contato direto com a comunidade, desenvolvendo-se sob orientação e acompanhamento dos professores e através da obrigatoriedade de estudos independentes e individualizados, os quais serão estimulados tanto pelas atividades de iniciação científica, disciplinas eletivas, como através de atividades que complementem a formação profissional, onde o acadêmico torna-se agente da sua própria formação.

As atividades de Estágios Supervisionados e Trabalho de Conclusão de Curso são práticas pedagógicas em situação real, a serem desenvolvidas no decorrer e ao final do Curso, obedecendo a orientação das Diretrizes Curriculares. Estas práticas enfatizam o exercício profissionalizante propriamente dito na relação direta das atividades de ensino-pesquisa-extensão já que, possibilitam ao acadêmico a utilização e aprofundamento de conceitos, questionamentos e o caráter exploratório destes conceitos ou de conceitos a serem instituídos e, a utilização destes mesmos conceitos como via do desenvolvimento social e humano. Assim, o Currículo do Curso desenvolve-se em torno de eixos temáticos, colhidos na realidade social, o que o coloca em harmonia com as Diretrizes Curriculares.




DURAÇÃO DO CURSO


O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética tem duração de três anos, que é o prazo definido pela legislação vigente evitando-se, dessa forma, prolongar demasiadamente a permanência do estudante na IES. 11

Informação adicional

Observações: Curso Superior de Tecnologia

Curso Sup. de Formação Esp.Estética e Cosmética

Preço para verificar