Curso Sobre Empresa de Confecção
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Programa
MÓDULO I
Normalmente uma indústria de confecção comercializa três tipos de produtos:
1. Artigos que são vendidos o ano todo com pequenas variações de vendas nas regiões em que são comercializados
2.Artigos sazonais que são lançados ano após ano no mesmo período para um público alvo devidamente estabelecido e consolidado
3.Artigos que são desenvolvidos para uma determinada coleção seguindo tendências estabelecidas pelo mercado e que terá um ciclo de vida finito
4.Considerações finais
MÓDULO II
Processo de Desenvolvimento de Produtos de Confecção
1A .indústria com maior freqüência na moda chega a ultrapassar inclusive os dois tradicionais lançamentos de coleções anuais - inverno e verão
2.Indústrias de confecção é tão acirrada que este fator acaba gerando uma quantidade de "novas tendências antecipadas"
3.Existem vários mecanismos e fórmulas na literatura que propõem como desenvolver e montar uma coleção
4.Estas fórmulas têm variações sutis que usam basicamente, como principal parâmetro, estudos de tendências feitos por empresas nacionais e internacionais especializadas em moda
5.Atualmente existem outras fontes de pesquisa que podem ser utilizadas para complementar as informações destas empresas especializadas em tendência. Como exemplo, pode-se citar: livrarias, bibliotecas, publicações de Moda, sites especializados, entre outros
6.Considerações finais
MÓDULO III
Este processo pode ser dividido em etapas bem distintas:
1.num primeiro momento, os gerentes de Produtos - as pessoas responsáveis em especificar cada novo produto - trabalham com estudos mercadológicos fornecidos por bureauxs especializados (escritórios de tendências) e estudos climáticos por região - principalmente quando se está definindo coleções de inverno
2.Com estas informações os artigos que foram previamente esboçados serão prototipados e posteriormente escolhidos por uma comissão para especificar quais destes têm mais apelo mercadológico
3.num segundo momento, define-se qual será a primeira previsão de venda para os produtos
4.Para esta tarefa são reunidos os gerentes de produtos e a pessoa que faz a ponte com o setor produtivo
5.Como parâmetros para esta decisão, são usadas informações históricas de vendas de produtos similares, tendências de vendas baseadas em amostragens colhidas entres clientes pela força de vendas, dados de franquias, índice alfa, características do produto - tipo de produto, público alvo a que se destina e o feeling dos gerentes de produto
6.Considerações finais
MODULO IV
Previsão de Vendas
1.Deve-se observar que segundo Aroso é extremamente comum atrelar-se a previsão de vendas às metas comerciais
2.Este comportamento justifica-se pela necessidade que as empresas tem de buscar seu crescimento
3.Logo, a previsão de vendas pode ser definida como uma projeção da demanda esperada junto aos consumidores enquanto que as metas comerciais são as expectativas de vendas baseadas em objetivos de expansão
4.Faz-se necessário observar que a grande dificuldade das pessoas que trabalha para estabelecer uma estimativa de venda para um determinado produto é justamente deduzir a primeira previsão e sua proporção, principalmente quando as empresas trabalham produzindo para estoques, já que não se tem a demanda como base para acionamento da produção
5.Em empresas cuja a produção precisa ser planejada com antecedência, uma previsão feita com baixa precisão pode resultar em um planejamento muito distante da necessidade real acarretando em basicamente dois grandes problemas
6.Sobras de produtos programados sem uma demanda real e falta de produtos que poderiam estar trazendo recursos para a empresa devido ao sub-dimensionamento da expectativa de venda
7.Estes são riscos associados à incerteza da demanda futura
8.Assim, esta pesquisa explora a modelagem de incerteza na previsão de vendas utilizando recursos da inteligência artificial
9.Considerações finais
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