Curso CEP – Controle Estatístico de Processos (CEP Avançado – 2ª Edição)

Curso

Online

R$ 79

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Este Curso e-Learning de Controle Estatístico de Processos (CEP Avançado  2ª Edição) conduzirá você ao conhecimento aprofundado (enfatizando interpretações) da metodologia do Controle Estatístico de Processos, em sua 2ª Edição (2005), pelas normas ISO 9001 e ISO/TS 16949. Veja alguns depoimentos de alunos : A metodologia é muito boa, melhor que presencial, pois se não pegou na primeira vez é só voltar e ver de novo. Todos os treinamentos que já fiz mostrou uma didática excepcional e continuo fazendo os treinamentos disponíveis de meu interesse. Dirigido a: Profissionais da qualidade e produção interessados em aprender a implantar o CEP  Controle Estatístico de Processos.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos do Curso de Controle Estatístico de Processos (CEP Avançado - 2ª Edição)

Este Curso e-Learning de Controle Estatístico de Processos (CEP Avançado - 2ª Edição) conduzirá você ao conhecimento aprofundado (enfatizando interpretações) da metodologia do Controle Estatístico de Processos, em sua 2ª Edição (2005), pelas normas ISO 9001 e ISO/TS 16949.
Com o Curso de Controle Estatístico de Processos (CEP Avançado - 2ª Edição), você irá:

· Habilitar-se a atuar na melhoria contínua de seus produtos e processos, tornando sua empresa mais competitiva no mercado através da metodologia CEP.

· Aumentar a capacidade de gerenciar com sucesso seus processos de trabalho, atualizado com essa ferramenta da qualidade.

· Entender por que os processos de trabalho sofrem variações que afetam fortemente a qualidade dos produtos fabricados.

· Conhecer os princípios da metodologia CEP, reconhecendo suas ligações com outras ferramentas indicadas pela norma ISO/TS 16949.

· Interpretar a normalidade, a estabilidade e a capacidade de processo, usando o mais avançado software estatístico do mercado (Minitab).

· Identificar as mudanças propostas pela 2ª Edição do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949.

· Reconhecer as respostas que as empresas estão dando às crescentes demandas dos mercados consumidores.

Observação

Não é necessário ter o manual CEP para realizar este curso. Interessados podem adquirir o manual CEP através do site do Instituto da Qualidade Automotiva.

Conteúdo Programático

Módulo I

Conceito de Controle Estatístico de Processos (CEP) (princípios, benefícios, envolvimentos, tipos de estudo, habilidades necessárias e planejamento) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 9001, TS 16949, PPAP e APQP).

Módulo II

Práticas de cálculos estatísticos básicos, de uso no CEP. Visão do software Minitab.

Módulo III

Cartas de controle para variáveis: construção e interpretação. Estudos de normalidade, estabilidade e capacidade.

Módulo IV

Cartas de controle para atributos: construção e interpretação. Estudos de estabilidade e capacidade. Estudo de R&R (MSA).

Módulo V

As modificações da 2ª Edição, de julho de 2005, do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949. Cartas de controle para condições especiais, construção e interpretação.

Módulo VI

Fórmulas, tabelas, testes, desafios e problemas.

Público-Alvo

Profissionais da qualidade e produção interessados em aprender a implantar o CEP - Controle Estatístico de Processos.

Características do Curso

O Curso de Controle Estatístico de Processos (CEP Avançado - 2ª Edição) é composto por aproximadamente 180 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 10 e 16 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
Controle Estatístico de Processos (CEP Avançado - 2ª Edição)Manual CEP

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma das mais poderosas metodologias desenvolvidas visando a auxiliar no controle eficaz da qualidade. Através das cartas ou gráficos de controle, pode-se detectar desvios de parâmetros representativos do processo, reduzindo a quantidade de produtos fora de especificações e, com isso, os custos da produção.

O CEP é um método preventivo, que compara continuamente os resultados de um processo com padrões para identificar, através de estatísticas, tendências para as suas variações significativas, com o objetivo de evitá-las e/ou reduzi-las.

O Controle Estatístico de Processos é um método preventivo, porque evita produzir peças defeituosas, tornando os processos estáveis e capazes. Éé uma ferramenta para a comparação contínua entre o padrão definido na especificação e o resultado que está sendo obtido pelo processo, comparação esta que se dá pelo levantamento rotineiro de certa quantidade de peças fabricadas (amostra), com dada freqüência (horária, por exemplo), e a construção de gráficos (cartas de controle), onde os padrões são previamente indicados. Os padrões de controle do processo são calculados estatisticamente. Para a indústria automotiva, estes cálculos são feitos com base em fórmulas propostas pelo Manual do CEP 2ª Edição, parte integrante da norma ISO/TS 16949.

O Controle Estatístico de Processos altera a ênfase de detecção de problemas, para prevenção destes; evidencia como o processo está se desenvolvendo, o tempo todo (não apenas com opiniões e memória, mas com evidências objetivas, fatos e dados numéricos); permite distinguir as causas especiais das causas comuns; fornece uma linguagem comum para discutir o processo e o seu rendimento (a Estatística);permite que os operadores decidam quando ajustar o processo, quando paralisá-lo e quando deixá-lo como está; permite medir o efeito de mudanças promovidas no processo; conduz ao menor custo, maior qualidade e melhor atendimento dos clientes, ou seja, a maior produtividade e, como consequência, a maior competitividade dos produtos no mercado.
Metodologia CEP

A Metodologia CEP trabalha com dois tipos de dados, obtidos pelo estudo de uma determinada característica do processo ou do produto:

·Dados de variáveis, que envolvem medições de características (por exemplos: espessura, temperatura, pressão, vazão, Ph, tempo, custo, lucro, etc.).

· Dados de atributos, que envolvem classificações dos dados em duas categorias (por exemplos: bom/ruim, aprovado/rejeitado, passa/não-passa, acende/não acende, etc.).
ISO/TS 16949

A ISO/TS 16949 foi desenvolvida pelo IATF (International Automotive Task Force) e por representantes do ISO/TC 176 (Gerenciamento e Garantia da Qualidade), e seus sub-comitês. A ISO/TS 16949 especifica requisitos do sistema de gestão da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção e, se relevante, instalação e serviços associados de produtos automotivos. Aplica-se a "sites" fornecedores e sub-fornecedores de peças de produção e serviços, que forneçam peças ou materiais, tratamento térmico ou superficial, pintura, acabamento, ou outro serviço, ou outros produtos especificados pelo cliente.

A norma ISO/TS 16949 se divide em Prefácio, Introdução (Parte 0), Escopo (Parte 1); Referências Normativas (Parte 2), Termos e Definições (Parte 3), Requisitos do sistema de gestão (Partes 4, 5, 6, 7 e 8), Plano de controle (Anexo A) e Bibliografia e está na sua terceira edição, A ISO/TS 16949:2009 cancela e substitui as versões anteriores.

A edição dos manuais de referência da ISO/TS 16949 no idioma original do país facilita e aprimora o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas, a ABNT está trabalhando na tradução e esta deve ser publicada até o final do ano a versão 2009 da ISO/TS 16949. Por enquanto em português só temos a versão ISO/TS 16949:2002, como as mudanças são pequenas e relacionadas as alterações da norma ISO 9001 da versão 2000 para a 2008 pode-se utilizar a norma ISO/TS 16949: 2002 em português em conjunto com a ISO 9001:2008 que foi lançada pela ABNT em português no final do ano passado. As normas podem ser adquiridas pelo site da ABNT ou pelo site do IQA.

Além da própria norma a Especificação Técnica ISO/TS 16949, contendo os requisitos da norma ISO 9001:2008 e os requisitos específicos da indústria automotiva mundial, os quais são obrigatórios para a implementação e certificação dos fornecedores automotivos, podendo também ser aplicada em empresas de toda a cadeia de fornecimento da indústria automotiva. Ainda podemos contar com os seguintes manuais:
Diretrizes IATF

Dão suporte à ISO/TS 16949, com exemplos, aplicações, práticas ou explicações. Estas Diretrizes tem o objetivo de esclarecer os requisitos da ISO/TS e auxiliar o processo de implementação dos requisitos nas empresas.
Manuais AIAG utilizados em conjunto com a ISO/TS 16949

A ISO/TS, hoje na versão 2009, veio da junção das Normas ISO 9001:2000 (versão atual de 2008) e QS 9000:1998, além de envolver outras normas auxiliares, na busca de uma visão integrada do Sistema de Gestão da Qualidade. Assim, além dos manuais próprios dessas várias normas, a área automotiva utiliza outros manuais em conjunto com a ISO/TS 16949, tendo os mesmos passado por várias edições. Os fornecedores da Crysler, a Ford e a GM devem analisar todos os manuais conjuntamente com a norma ISO/TS 16949 (recomenda-se adquiri-los). Hoje os Manuais estão nas seguintes versões:

· MSA - Análise dos Sistemas de medição (3ª edição, de 2002)
· CEP - Controle Estatístico do Processo (2ª edição, de 2005)
· APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto - Plano de Controle (1ª Edição, de 2006)
· PPAP - Processo de Aprovação de Peças de Produção (4ª edição, de 2006)
· CQI 10 - Solução Eficaz de Problema (2ª edição, de 2007)
· APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (2ª Edição, de 2008)
· FMEA - Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (4ª edição, de 2008)
Lista de Verificação

É uma ferramenta de apoio ao treinamento de pessoal e ao processo de auditorias internas, contendo perguntas normalmente feitas em processos de auditoria, referentes à Especificação Técnica ISO/TS 16949:2002. Inclui também uma orientação ao auditor interno sobre as evidências objetivas a serem buscadas na execução de uma auditoria na empresa. Este manual não é mais item obrigatório para certificação, porém possui valor relevante para treinamento de pessoal.
Regras ISO/TS 16949 3ª edição

São direcionadas para as empresas e profissionais envolvidos no processo de certificação, definem o esquema de certificação IATF e substituem a edição anterior (2ª). O manual também se alinha à ISO/IEC 17021:2006, norma internacional usada como base pela IATF para definir o esquema de certificação da ISO/TS 16949. As Regras definem os requisitos de implementação da ISO/TS 16949, incluindo critérios para reconhecimento dos organismos de certificação, seu processo de auditoria, qualificações de auditores e emissão de certificados. A nova edição está atualizada com as mudanças referentes aos critérios de acreditação às novas exigências do setor automotivo.
Objetivos da ISO/TS 16949

· Estabelecer diretrizes comuns para o desenvolvimento de Sistemas da Qualidade, especificamente para a Indústria Automotiva;

·Proporcionar condições necessárias para melhoria contínua e inovações;

· Padronizar métricas para definir os indicadores de desempenho;

· Prevenir as causas de produtos e serviços não conformes;

· Reduzir as perdas em toda a base de fornecimento da indústria automobilística, seja no produto, seja no serviço;

· Diminuir a variação de processo, de produto ou de serviço;

· Padronizar os requisitos da qualidade hoje existentes, evitando múltiplas certificações.

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

Curso CEP – Controle Estatístico de Processos (CEP Avançado – 2ª Edição)

R$ 79