Curso de Áudio - Acústica e Studio Design

Omid Academia de Áudio
Em Jardim Paulista

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  • Curso
  • Jardim paulista
  • 80 horas letivas
Descrição

O Curso de Áudio Acústica e Studio Design examina a anatomia de um estúdio de gravação e avalia em detalhes vários aspectos acústicos como: layout otimizado, tipos de isolação acústica, instalações elétricas, ondas estacionárias, coeficiente de absorção, tempos de reverberação, cálculos de difusão entre outros.
Dirigido a: Técnicos, produtores, músicos, arranjadores, engenheiros, DJ's e outros interessados em trabalhar em um estúdio de gravação ou áudio em geral. Arquitetos, engenheiros civis ou interessados em fazer (ou melhorar) projetos acústicos (estúdios, home theater, auditório, etc.).

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Jardim Paulista
Rua Teodoro Sampaio 636, São Paulo, 05406-000, São Paulo, Brasil
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Programa

Objetivo:
O Curso de Áudio Acústica e Studio Design examina a anatomia de um estúdio de gravação e avalia em detalhes vários aspectos acústicos como: layout otimizado, tipos de isolação acústica, instalações elétricas, ondas estacionárias, coeficiente de absorção, tempos de reverberação, cálculos de difusão entre outros.

Este curso é importante tanto para futuros projetistas de estúdio quanto para profissionais de áudio, que irão aprender como aproveitar melhor a acústica dos espaços, seja na captação ou na mixagem. O curso também aprofunda mais os aspectos físicos de acústica e áudio, como decibel (dB), teoria de ondas, psicoacústica, que são relevantes para o curso de Áudio Analógico e Digital.

O aluno estará capacitado para criar seu próprio estúdio, seguindo as normas internacionais de acústica e elétrica para estúdios de gravação. Também terá conhecimento de como aproveitar os espaços acústicos, para fazer microfonações corretas e criativas e/ou saber usar as salas de audição crítica para mixagem.

Programa do Curso:


---------- BLOCO-1 ----------
A. Práticas de Gravação e Layout de Estúdios
01. Procedimentos de Gravação
02. O Estúdio e os 7 Elos
03. Layout Geral
04. Evolução das Técnicas
B. Acústica para Gravação
01. A Reverberação e Primeiras Reflexões
02. Salas Pequenas Vivas
03. Salas Grandes Vivas
04. Salas Pequenas Secas
05. Salas Grandes Secas
06. Juntando Tudo e Alternativas
C. Acústica para Monitoração
01. Verificar o seu sistema
02. Controlar Ressonâncias e Primeiras Reflexões
03. Reduzir os 'early reflections'
04. Difundir os 'late reflections'
05. Afinar o seu sistema

---------- BLOCO-2 ----------
D. Ruídos e Curvas de Medição
01. Introdução ao Ruído
02. Ruído de Ambiente
03. Outros Ruídos
E. Decibelímetro, PNC e STC
01. O Decibelímetro
02. Metologias de Medição
03. As Curvas NC e PNC
04. Conceitos de Isolamento
05. Do TL para o STC
06. Comparação de Materiais e STCs
07. Problemática do STC
F. Fletcher Munson, Ponderação e Curvas
01. O Equal Loudness Curve e os Experimentos dos Fletcher Munson
02. O Ouvido Humano
03. A Curva A e C
04. A Lei da Psiu
G. Tipos de Isolamento
01. Conceitos de Isolamento
02. Isolamento vs. Tratamento Acústica
03. Tipos de Isolamento
04. Avaliação dos Resultados
H. Isolamento no Projeto
01. O Isolamento no Projeto
02. A Otimação do Isolamento (Custo/Benefício)
03. Soluções Práticas e Baratas
04. Trabalhar com as Tabelas de STC e TL
05. Trabalhar com Paredes Heterogéneo

---------- BLOCO-3 ----------
I. Ondas Estacionárias - Teoria Básica
01. Introdução às Ondas Estacionárias
02. Ondas Estacionárias em Diferentes Meios
03. A Onda Estacionária e a Serie Harmônica
04. Os Axiais
05. Os Tangenciais
06. Os Obliques
J. Ondas Estacionárias no Projeto
01. Ouvir e Medir Ondas Estacionárias no seu Estúdio
02. Trabalhando com Proporções Ideais
03. Calcular os Ondas Estacionárias em Três Dimensões
04. Avaliação dos Resultados e Bonello
05. Ondas Estacionárias na Técnica e no Estúdio
06. Ondas Estacionárias na Captação e Microfonação

---------- BLOCO-4 ----------
K. Speaker Boundary Interference
01. Introdução a Speaker Boundary Interference
02. Speaker Boundary Interference e Ondas Estacionárias
03. Como Ouvir Speaker Boundary Interference
04. Soluções para os Speaker Boundary Interference
L. Early Reflections
01. Early Reflections, Late Reflections e Tempo de Reverberação
02. O Initial Time Delay Gap
03. Early Reflections e Intimidade
04. Early Reflections em Salas de Audição, Teatros e Igrejas
05. O Problema dos Early Reflections no Estúdio
06. Soluções para Early Reflections
07. O Ray Tracing
M. Late Reflections
01.A Vantagem dos Late Reflections
02. Técnicas com Late Reflections
03. O Problema da Confusão do Estéreo
04. Soluções para os Late Reflections
05. O Uso da Difusão no Controle da Late Reflection

---------- BLOCO-5 ----------
N. Coeficientes de Absorção
01. Absorção vs. Isolamento (revisão)
02. Os Coeficientes de Absorção
03. Avaliar os Materiais de Absorção
O. Conceitos de Absorção
01. A Vantagem de Trabalhar com os Conceitos
02. Absorção de Material Poroso
03. Absorção de Material de Membrana
04. Absorção de Material de Volume
05. Absorção de Banda Larga
06. A Absorção na Técnica
07. A Absorção no Estúdio
08. A Absorção no Auditorium, Teatro e Igreja
09. O Bass Ratio (BR)
P. Reverberação
01. O Tempo de Reverberação
02. RT60 e Estílos Musicais
03. Early Reflections e RT na Gravação e Microfonação

---------- BLOCO-6 ----------
Q. Difusão na Técnica e no Estúdio
01. A História da Difusão
02. O Conceito da Difusão
03. Difusão na Técnica
04. Difusão no Estúdio
05. Caraterísticas dos Difusores
06. Os Difosores do Schroeder
07. Os Calculos do Quadradic Residue Difusor
R. Medição Acústica
01. O Conceito de Medição Acústica
02. Medição Acúsitca e Microfonação
03. Software e Hardware de Medição
04. O Problema da Calbração do Sistema
05. O Decibelímetro
06. O Analizador de Espectro
07. O Espectrograma
08. O Energy-Time-Graph
S. Conclusão do Curso
01. Prova Final
02. Projeto Final
03. Avaliação
04. Depoimentos



Pré-requisitos:
AES101 Fundamentos de Áudio ou equivalente.

Público Alvo:
Técnicos, produtores, músicos, arranjadores, engenheiros, DJ's e outros interessados em trabalhar em um estúdio de gravação ou áudio em geral. Arquitetos, engenheiros civis ou interessados em fazer (ou melhorar) projetos acústicos (estúdios, home theater, auditório, etc.).

Carga Horária:

* Presencial


- 12hs Aulas Teóricas Expositivas
- 10hs Aulas Práticas Laboratórios
- 24hs Atividades Online
- 20hs Trabalhos Online
- 06hs Aulas Online com Professor do Curso
- 08hs Testes e Provas Online

TOTAL: 80 horas

* Online

- 40hs Atividades Online
- 20hs Trabalhos Online
- 12hs Aulas Online com Professor do Curso
- 08hs Testes e Provas Online

TOTAL: 80 horas

Material:
- Lapiseira 05mm
- Folhas Sulfites ou Caderno de Anotação
- Calculadora (de preferência científica)

Internet:
- Acesso à Internet Banda Larga em casa ou em LanHouse
- PC ou MAC Web Browsers: Firefox ou Internet Explorer atualizados
- Macromedia Flash Player atualizado
- Apple QuickTime atualizado
- Java atualizado

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