Graduação

Em Rio De Janeiro

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Rio de janeiro

  • Duração

    3 Anos

Apresentamos o curso de Cordas Brasileiras Dedilhadas, que é composto pelas disciplinas : "Viola Caipira I e II", "Bandolim I e II", "Cavaquinho I e II", "Violão popular I e II", "Violão de setecordas I e II" e "Guitarra elétrica I e II".

Instalações

Localização

Início

Rio De Janeiro (Río de Janeiro)
Ver mapa
Av. Graça Aranha, 57 / 12º Andar - Centro, 20030-002

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Apresentamos o curso de Cordas Brasileiras Dedilhadas, que é composto pelas disciplinas : "Viola Caipira I e II", "Bandolim I e II", "Cavaquinho I e II", "Violão popular I e II", "Violão de setecordas I e II" e "Guitarra elétrica I e II".

O curso tem duração de 03 (três) anos, sendo que o aluno seleciona 01 (um) instrumento principal (duração de dois semestres) e mais 02 (dois) instrumentos complementares (duração de dois semestres para cada instrumento escolhido). Numa instância acadêmica, determinados segmentos da Música são indispensáveis para o desenvolvimento e para o pleno amadurecimento técnico-interpretativo do estudante e/ou do futuro profissional que se dedica seriamente ao universo em tela. Num curso de Bacharelado, torna-se necessário, portanto, estabelecer algumas disciplinas em comum com os demais cursos de bacharelado oferecidos pelo CBM-CEU, conferindo assim, uma unidade e uma coerência no pensamento musical.

Dentro do cenário musical brasileiro, alguns instrumentos musicais de cordas se destacam de forma bastante significativa no universo popular, pois estão historicamente ligados ao desenvolvimento dos gêneros onde são utilizados. Tendo em vista a carência de informações no meio acadêmico acerca de instrumentos de cordas populares, justificou-se a criação do curso de Cordas Dedilhadas Brasileiras para atender a demanda de uma clientela existente e cada vez mais crescente e exigente. Além dos instrumentos típicos oferecidos no curso (Viola Caipira, Bandolim, Cavaquinho, Violão popular e violão de sete cordas), tornou-se necessário incluir a disciplina "Guitarra elétrica I e II" considerando a demanda e o interesse da maioria dos alunos de guitarra pelo repertório de cunho popular, sobretudo a Bossa Nova e o Choro. Cada um destes instrumentos possui uma sonoridade característica imprescindível na prática dos gêneros musicais brasileiros. São referências indispensáveis para a caracterização dos diversos
estilos onde são utilizados. Portanto, uma instituição como o CBM-CEU, que vem cumprindo o seu papel de ensino da música desde 1936, não pode abdicar do direito e do dever de fomentar a prática e a pesquisa em torno do universo musical popular, cuja relevância é atestada também por inúmeros compositores eruditos na medida em que buscam no imaginário popular a matéria prima e a inspiração para suas obras.

Dentro do curso de Cordas Brasileiras, o objetivo é formar profissionais exemplares dentro de uma perspectiva mais abrangente no que diz respeito à variedade de instrumentos abordados. Durante o curso, objetiva-se conferir ao aluno uma visão multi-instrumental no campo dos instrumentos populares de cordas, de acordo com o que foi exposto na justificativa. Neste sentido, o curso de Cordas Dedilhadas Brasileiras tem como objetivo oferecer conhecimentos históricos, estéticos, teóricos e práticos com relação à música e aos instrumentos que constituem o curso, fazendo com que os alunos alcancem gradativamente um domínio técnico-interpretativo sobre as obras exigidas no programa e desenvolvam a sensibilidade, a apreciação musical e a auto-confiança para apresentações públicas (através da compreensão da execução musical - a performance - e do desenvolvimento de técnicas de memorização aliadas a uma metodologia de estudo).

Coordenação: Paulo Sá
Corpo Docente: Andre Carneiro, Artur Gouvêa, Gaetano Galifi, Gustavo Mendonça, Leo Neiva, Paulo Sá, Rogério Borda, e Valmir Oliveira

Ingressar no curso:
· Prova de Núcleo Comum - Redação
· Entrevista
· Teoria Geral da Música
Bibliografia Básica da Prova de Teoria Musical:
MED, Bohumil. Teoria da Música. 2ª ed. Brasília: Thesaurus, 1980. SCLIAR, Ester. Teoria
Musical. São Paulo: Editora Novas Metas, 1985.
ZAMACOIS, Joaquim. Teoria de la Música. 5ª ed. Livro I e II. Buenos Aires: Ed. Labor S.A.,
1967.

· Ditado Melódico
· Prática Instrumental
1. Execução de escalas e acordes
2. Execução da música Wave, de Tom Jobim
3. Execução de uma peça, livre escolha
4. Leitura à primeira vista

Carga horária: 2550h
Duração: 3 anos | 6 períodos

Disciplinas:
· Atividades Complementares
· Canto Coral
· Cultura Popular Brasileira
· Expressão Corporal
· Harmonia Aplicada ao Instrumento
· Harmonia Funcional
· História da Música Contemporânea
· História, Lutheria e Tecnologia da Guitarra
· Iniciação Científica
· Instrumento A, B e C (*)
· Introdução à Percepção Musical
· Leitura à Primeira Vista e Solfejo
· Música Popular Brasileira
· Percepção Musical
· Pesquisa de Repertório
· Prática de Conjunto
· Prática Instrumental
· Seminários de Interpretação
· Técnicas de Redação
· Teoria Geral da Música
· Transcrição, Improvisação e Leitura

Cordas Dedilhadas

Preço para verificar